Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de outubro 26, 2012

Análise dos personagens na narrativa :Anos - 7º ao 9º.

Analisar as características dos personagens pode ser uma boa atividade para que a turma compreenda o enredo de uma história Objetivos - Aumentar o repertório literário. - Ler textos pré-selecionados e analisar os personagens, identificando as características e a importância de cada um para a narrativa. - Apresentar um seminário sobre os personagens das histórias lidas. Conteúdo - Leitura. Anos - 7º ao 9º. Tempo estimado - 12 aulas. Material necessário - Textos: Felicidade Clandestina (Clarice Lispector, 60 págs., Ed. Rocco ), O Doido da Garrafa (Adriana Falcão, 132 págs, Ed. Planeta do Brasil ), Suflê de Chuchu (publicado em Comédias Para se Ler na Escola, Luis Fernando Veríssimo, 148 págs, Ed. Objetiva ), Rosa Regada (publicado em Boa Companhia – Contos, Amilcar Bettega Barbosa, 128 págs. Ed. Companhia das Letras ).   Desenvolvimento 1ª Etapa Retome com os jovens a estrutura básica de uma narrativa (espaço, narrador, tempo, enredo, personagem, tipo de discu

Interpretação de poemas : Ano 6º ano.

Objetivos - Compreender o papel das rimas e jogos de palavras na construção dos sentidos do poema. - Interpretar poemas, levando em consideração os efeitos gerados pelas palavras. Conteúdo - Leitura de poemas. Ano 6º ano. Tempo estimado 4 aulas. Material necessário - Lápis de cor; - Aparelho de som; - CD "A arca de Noé", de Vinícius de Moraes (disponível em abr.io/download-musica ); - Letras das músicas "A casa", "O mosquito", "O Pato" e "As Abelhinhas" ( abr.io/musicas ); - Cópia dos poemas "A Farmácia", de Pedro Bandeira ( abr.io/a-farmacia ), e "A Caminhada", de Sidônio Muralha ( abr.io/a-caminhada ) Desenvolvimento 1ª etapa Distribua entre os alunos as cópias dos poemas "A Farmácia" e "A caminhada". Nessa etapa, o objetivo é chamar a atenção do aluno para dois aspectos da rima: a construção do ritmo de leitura e o jogo de palavras. Leia os dois poemas e pergunte qua

O lixo (Leitura e estudo do texto) 7º ano

   Leitura e interpretação: O lixo - Luís Fernando Veríssimo Imagem retirada do site:  http://www.entrepaginasdelivros.com/2012/03/o-lixo-de-luis-fernando-verissimo.html Produção de texto  Releia o final da crônica “O lixo” de Veríssimo: “- Acertou. Comprei uns camarões graúdos e descasquei. - Eu adoro camarão. - Descasquei, mas ainda não comi. Quem sabe a gente pode... - Jantar juntos? - É. - Não quero dar trabalho. - Trabalho nenhum. - Vai sujar a sua cozinha? - Nada. Num instante se limpa tudo e põe os restos fora. - No seu lixo ou no meu?”  Produzir um  texto que aborde a promoção do jantar sugerido no final do texto lido na aula anterior. Para desenvolver este texto, poderão utilizar o conhecimento acerca da estrutura social e seus problemas, da responsabilidade nas relações sociais, da importância da participação ativa da sociedade, enfim, conceitos de ética e cidadania que foram discutidos durante o percurso da aula. Fonte: http://porta