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Mostrando postagens de setembro 30, 2012

7° ano - Língua Portuguesa

Questão 2 Texto II Todo acontecimento da cidade, da casa do vizinho, meu avô escrevia nas paredes. Quem casou, morreu, fugiu, caiu, matou, traiu, comprou, juntou, chegou, partiu. Coisas simples como a agulha perdida no buraco do assoalho, ele escrevia. A história do açúcar sumido durante a guerra estava anotada. Eu não sabia por que os soldados tinham tanta coisa a adoçar.[...]. E a casa de corredor comprido, ia ficando bordada, estampada de cima a baixo. As paredes eram o caderno do meu avô. Cada quarto, cada sala, cada cômodo, uma página (...). Conversa mais indecente ele escrevia bem no alto. Era preciso ser grande para ler, ou aproveitar quando não tinha ninguém em casa.(...). Enquanto ele escrevia, eu inventava histórias sobre cada pedaço da parede.  A casa do meu avô foi o meu primeiro livro. (...) Apreciava meu avô e sua maneira de não deixar as palavras se perderem. QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. Por parte de pai . Belo Horizonte: RHJ, 1995. Fragmentos. O

7° ano - Língua Portuguesa

Questão 1 Texto I Pã, uma divindade rural De acordo com a mitologia greco-romana, Pã ou Pan é o deus dos bosques e dos campos, dos rebanhos e dos pastores. Morava em grutas, vagava pelas montanhas e pelos vales e divertia-se caçando ou dirigindo as danças das ninfas (divindades dos rios, dos bosques, das florestas e dos campos). Amante da música, inventou a avena, uma flauta, que tocava exemplarmente. Pã era temido por todos aqueles que tinham que atravessar as matas durante a noite, pois as trevas e a solidão desses lugares predispunham as pessoas a medos e superstições. Por isso, os pavores desprovidos de causas aparentes eram atribuídos a Pã e chamados de pânico . BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia .Rio de Janeiro: Ouro, 1967. Em “(...) e a solidão desses lugares (...)”, a expressão em destaque refere-se: às montanhas. aos vales. aos bosques. às matas.

6° ano - Língua Portuguesa

Questão 5 OS DOIS AMIGOS E O URSO Iam os dois homens pela estrada Quando um urso os atacou. Enquanto um deles caiu, O outro, em desabalada Fuga, numa árvore subiu O que ficou se fingiu De morto. O urso cheirou, Mexeu, virou, revirou, Finalmente desistiu. Depois que o urso sumiu, O outro, de volta, rindo, Ao amigo perguntou: – quando fuçou teu ouvido, O que o urso falou? – Que nas horas de perigo, Se conhece o falso amigo. Fonte: La Fontaine. Fábulas. Revan. Rio de Janeiro, 1998. (tradução de Ferreira Gullar) O amigo que caiu conseguiu livrar-se do urso porque se fingiu de morto. fuçou o ouvido do urso. atacou ferozmente o urso. iniciou uma desabalada fuga.

6° ano - Língua Portuguesa

Questão 4 ALBERT EINSTEIN O pequeno Albert Einstein demorou tanto para aprender a falar que seus pais ficaram preocupados. Sempre foi calado, não brincava muito com os outros e preferia ficar em casa lendo, ouvindo música e fazendo castelos com cartas de baralho. Na escola, as notas do futuro físico e inventor da Teoria da Relatividade eram baixíssimas e um dos professores achou melhor que Einstein parasse de estudar. Mas, aos 12 anos, ele começou a se interessar por matemática e não parou mais de pesquisar e aprender, tornando-se um dos maiores gênios do século 20. Albert Einstein - o mais célebre cientista do século 20. Foi um físico alemão conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. O tema do texto é educação do Século 20. a origem da matemática. a Teoria da Relatividade. a infância de Albert Einstein.

6° ano - Língua Portuguesa

Questão 3 Para rir um pouquinho – Alô! Seu Brito? Como vai essa força? Aqui é o gerente da loja. Olha, eu só liguei pra avisar ao senhor que a sua prestação venceu! – É mesmo, é? Puxa, nem sabia que ela estava jogando. www.escolamultimeios.org Na frase, “Olha, eu só liguei pra avisar ao senhor que a sua prestação venceu .”, a palavra destacada indica que a prestação já foi paga. foi cancelada. não será cobrada. ainda não foi paga.

6° ano - Língua Portuguesa

Questão 2 BILHETE AO SENHOR GRILO Senhor Grilo, por favor, Interrompa a cantoria. Não sei como nem por quê, Não me deixa adormecer Com seu cricri noite e dia. Se quiser, meu senhor Grilo, Vá cantar pra sua tia. Fonte: Sérgio Caparelli. 111 poemas para crianças. Porto Alegre, LP&M, 2003. O último verso do poema “Vá cantar pra sua tia.” revela que quem escreve o bilhete está irritado. agradecido. emocionado. desconfiado.

6° ano - Língua Portuguesa

Questão 1 BILHETE AO SENHOR GRILO Senhor Grilo, por favor, Interrompa a cantoria. Não sei como nem por quê, Não me deixa adormecer Com seu cricri noite e dia. Se quiser, meu senhor Grilo, Vá cantar pra sua tia. Fonte: Sérgio Caparelli. 111 poemas para crianças. Porto Alegre, LP&M, 2003. No bilhete ao senhor Grilo é pedido que ele cante noite e dia. interrompa a cantoria. adormeça a vizinhança. convide sua tia para cantar.

8° ano - Língua Portuguesa

Questão 2 Texto II A Casa da Moeda do Brasil Se o governo brasileiro precisa emitir dinheiro, você sabe quem se encarregará de produzi-lo? A Casa da Moeda do Brasil. Além de cédulas e moedas, ela confecciona selos e medalhas. A Casa da Moeda foi fundada em Salvador, em 1694, por ordem do governo português, para cunhar moedas com o ouro extraído da mineração. Inicialmente, foram cunhadas somente moedas de ouro e prata, mas depois se passou a produzir moedas de cobre para pequenos valores.  [...] Ela compreende quatro repartições: o Departamento de células, o de Moedas e Medalhas, a Gráfica Geral e o Departamento de Engenharia de Produtos e o desenvolvimento de Matrizes, que é o responsável pela concepção técnica e artística dos artigos elaborados pela instituição. O Estado de S. Paulo. 20 fev. 2007. Estadinho. (Fragmento). A palavra “ela”, que inicia o terceiro parágrafo, substitui o termo: a Casa da Moeda (segundo parágrafo). d

8° ano - Língua Portuguesa

Questão 1 Texto I O  balão vai subindo As festas de Santo Antonio, São João e São Pedro, embora um pouco esquecidas nas grandes cidades do sul do Brasil, ainda guardam o gosto do quentão e da pipoca nas cidades do interior e até mesmo nas capitais do norte e do nordeste do nosso país. Nesses lugares, o povo ainda sai às ruas, bota fogo nas suas fogueiras, canta a ciranda, dança a quadrilha e a garotada tenta subir no pau de sebo para apanhar alguma prenda. Com isso, muita coisa da velha tradição junina que nos foi trazida pelos colonizadores portugueses está sendo preservada. Até quando? Não se sabe bem. À medida que as cidades vão-se industrializando e as suas áreas livres se reduzindo, os festejos juninos, que exigem largos espaços e um contato maior com a natureza, deixam de ser celebrados como o eram nas suas origens. A fogueira, transformada no próprio símbolo da festa, ficou aos poucos restrita aos lugares afastados e de pequeno movimento; os balões, me

9° ano - Língua Portuguesa

Questão 1 TEXTO 1 O humor do texto está na: pergunta feita pelo Calvin no primeiro quadrinho. resposta dada pela mãe no segundo quadrinho. reação do Calvin no segundo quadrinho. resposta dada pela mãe no terceiro quadrinho, na imagem do Calvin comendo guloseimas e na sua conclusão no último quadrinho.

Reforço de língua portuguesa: 6° ao 9° ano

Questão 23 9° ano - Língua Portuguesa Ajude a cuidar de um bichinho abandonado             Há quatro anos, todo segundo sábado do mês, um grupo de apaixonados por animais de estimação se reúne no Bairro Peixoto para tentar salvá-los.  Os voluntários do SOS Vida Animal tentam fazer com que as pessoas adotem cachorros e gatos abandonados. [...]            A maioria dos bichos foi resgatada da rua ou tirada de centros de zoonoses.  Há ainda muitos casos de denúncias anônimas de animais que foram abandonados pelos donos.  É o caso do pastor alemão Lara, encontrado na Tijuca e adotado por Emília de Almeida, que se tornou voluntária do SOS.            Geralmente, as feiras têm ao menos dez cachorros e dez gatos, que são castrados e vermifugados.  Alguns vêm até vacinados.  Em média, acontecem dez adoções a cada feira.  Nos quatro anos de existência, o grupo conseguiu um novo lar para quase 900 animais. [...]           Para adotar um animal, é preciso ter mais de 18 a

Reforço de língua portuguesa: 6° ao 9° ano

Questão 22 9° ano - Língua Portuguesa TEXTO 1 As denominadas cotas raciais são criações artificiais para beneficiar determinados grupos em detrimento da maioria, sendo, portanto, incoerentes e ilógicas. A falta de sentido já começa na sua denominação. Como se definem as raças entre os seres humanos? Usa-se algum critério da zoologia, a exemplo dos animais? Qual o critério objetivo para classificar quem é preto ou branco? E os mestiços, que são a maioria da população brasileira, como são classificados? Por porcentagem das cores em cada um? Os tribunais raciais de algumas universidades públicas, então, chegam ao cúmulo do absurdo: classificam as pessoas por raças somente pelo olhar da fotografia! ACSIT (por e-mail, 04/06/09.) Vocabulário : em detrimento – em prejuízo TEXTO 2 A todos os que criticam o sistema de cotas raciais, antes de tudo deveriam identificar a sua raça, para atestar se passaram por todo o tipo de preconceito por que passam os negros até hoj

Reforço de língua portuguesa: 6° ao 9° ano

Questão 20 9° ano - Língua Portuguesa Uma grande aventura Eduardo Szklarz A aventura começou há 200 mil anos, na África, quando surgiu o Homo sapiens – a primeira espécie anatomicamente parecida com a gente. Durante 75% desse tempo, a maior façanha do homem primitivo foi simplesmente sobreviver. As ferramentas eram rudimentares e havia sempre um crocodilo gigante à espreita. Por volta de 80.000 a.C., a população humana não passava de 2 mil. Ou seja: a espécie toda caberia num teatro de hoje. Nossos ancestrais vagavam pelo continente africano em grupos isolados, se virando para enfrentar uma Era Glacial. Estiveram à beira da extinção. Foi quando caiu uma ficha fundamental: o jeito era “botar o pé na estrada” e procurar uma vida melhor em outros cantos do mundo. A expansão começou 60 mil anos atrás, quando nossos antepassados começaram a experimentar uma revolução no modo de pensar. Como diz o geneticista e antropólogo americano Spencer Wells, nessa época o home

Reforço de língua portuguesa: 6° ao 9° ano

Questão 18 9° ano - Língua Portuguesa Pode-se dizer que o sentido da palavra  desinaugurar  no texto é consertar. destruir. desligar. usar. Questão 19 9° ano - Língua Portuguesa Uma grande aventura Eduardo Szklarz          A aventura começou há 200 mil anos, na África, quando surgiu o Homo sapiens – a primeira espécie anatomicamente parecida com a gente.  Durante 75% desse tempo, a maior façanha do homem primitivo foi simplesmente sobreviver.  As ferramentas eram rudimentares e havia sempre um crocodilo gigante à espreita.         Por volta de 80.000 a.C., a população humana não passava de 2 mil.  Ou seja: a espécie toda caberia num teatro de hoje.  Nossos ancestrais vagavam pelo continente africano em grupos isolados, se virando para enfrentar uma Era Glacial.   Estiveram à beira da extinção.  Foi quando caiu uma ficha fundamental: o jeito era “botar o pé na estrada” e procurar uma vida melho

Reforço de língua portuguesa: 6° ao 9° ano

Questão 17 9° ano - Língua Portuguesa O mundo produz sacolas plásticas desde a década de 1950. Como não se degradam facilmente na natureza, grande parte delas ainda vai continuar por mais de 300 anos em algum lugar do planeta.[...] Sacolas plásticas são leves e voam ao vento. Por isso, elas entopem esgotos e bueiros, causando enchentes. São encontradas até no estômago de tartarugas marinhas, baleias, focas e golfinhos mortos por sufocamento. [...] Sacolas plásticas descartáveis são gratuitas para os consumidores, mas têm um custo incalculável para o meio ambiente. Instituto Akatu pelo Consumo Consciente Superinteressante, agosto de 2009. O fragmento do texto que expressa uma consequência da difícil degradação das sacolas plásticas na natureza é “...mas têm um custo incalculável para o meio ambiente.” “O mundo produz sacolas plásticas desde a década de 1950.” “Sacolas plásticas descartáveis são gratuitas para os cons

Reforço de língua portuguesa: 6° ao 9° ano

Questão 14 9° ano - Língua Portuguesa O anúncio vende um produto para ser consumido pelos jovens.  Entretanto, não se dirige a este público.  O termo que comprova esta afirmativa é “Seus filhos”. “vão ficar”. “antenados”. “sopa”.   Questão 15 9° ano - Língua Portuguesa Segundo o texto, a expressão “ficar antenados” significa que não gostam de sopa nenhuma. não vão gostar dessa sopa. vão gostar muito dessa sopa. gostam de qualquer sopa.   Questão 16 9° ano - Língua Portuguesa O efeito de humor na tirinha é construído pelo uso da quantidade de comida no último quadrinho. forma do balão na sequência dos quadrinhos. repetição da palavra refeições, no último quadrinho. expressão de desânimo da mulher no primeiro

Reforço de língua portuguesa: 6° ao 9° ano

                  Questão 13 9° ano - Língua Portuguesa TEXTO 1 TEMPO DE REFLEXÃO E DE TOMADA DE DECISÕES Conscientização – Seminários e conferências acontecem no mês de março para pedir menos poluição e mais respeito aos recursos hídricos 20 de Marco de 2009. A verdade é que a pressão populacional, a necessidade crescente da agricultura e da indústria estão levando a um superuso e abuso. Cada vez mais, a água é retirada dos mares, dos rios, dos córregos, dos lagos e dos aquíferos para alimentar homens com sede, campos com sede, animais com sede, plantas com sede e indústrias com sede. Pior: sem contrapartida de proteção, os rios, lagos, aquíferos e mares continuam sendo usados como receptáculos de lixo e esgotos. E lixo muitas vezes tóxico. Ambas ações estão comprometendo os ecossistemas além da conta. Em muitos casos, o ponto sem volta já foi alcançado.  Por isso a vida corre perigo. Falar da importância da água é cho

Reforço de língua portuguesa: 6° ao 9° ano

Questão 11 9° ano - Língua Portuguesa TEMPO DE REFLEXÃO E DE TOMADA DE DECISÕES Conscientização – Seminários e conferências acontecem no mês de março para pedir menos poluição e mais respeito aos recursos hídricos 20 de Marco de 2009. A verdade é que a pressão populacional, a necessidade crescente da agricultura e da indústria estão levando a um superuso e abuso. Cada vez mais, a água é retirada dos mares, dos rios, dos córregos, dos lagos e dos aquíferos para alimentar homens com sede, campos com sede, animais com sede, plantas com sede e indústrias com sede. Pior: sem contrapartida de proteção, os rios, lagos, aquíferos e mares continuam sendo usados como receptáculos de lixo e esgotos. E lixo muitas vezes tóxico. Ambas ações estão comprometendo os ecossistemas além da conta. Em muitos casos, o ponto sem volta já foi alcançado.  Por isso a vida corre perigo. Falar da importância da água é chover no molhado. Praticar a boa gestão da água é um esforço ainda p

Reforço de língua portuguesa: 6° ao 9° ano

Questão 9 9° ano - Língua Portuguesa De acordo com a fala do primeiro balão, do personagem Jon, pode-se entender que ele esperava a carta da admiradora. estava surpreso com a carta. queria aborrecer o Garfield. desejava ler a carta. Questão 10 9° ano - Língua Portuguesa Segundo o texto, a região do mundo que mais gasta água é a Oceania. a Europa. a América do Norte. a América do Sul.

Reforço de língua portuguesa: 6° ao 9° ano

Questão 7 9° ano - Língua Portuguesa O Adolescente Poucas vezes consideramos que a maioria de nossos adolescentes estuda e, além de estudar, trabalha. É sabido que contestam valores tradicionais, mas sempre lutam por condições justas, opõem-se às guerras e, de alguma forma, contribuem para a Nação. São dotados de uma enorme capacidade de amar e se deixarem apaixonar com grande facilidade. Quem sabe não está justamente aí, nessa invejável e desprendida capacidade de amar, o forte elemento gerador das dificuldades que muitos adultos têm em aceitar o adolescente assim como ele é. Torna-se mais fácil compreender suas aflições quando consideramos com atenção o que se passa com seu corpo e sua mente. (...) Esta é uma idade muito apropriada para o exercício das artes plásticas e da música. Isso quando o jovem não aprecia os esportes. Na medida em que puder entusiasmar-se e encontrar ambiente para manifestar sua criatividade, obter-se-á dele excelentes contribuições.

Reforço de língua portuguesa: 6° ao 9° ano

Questão 5 9° ano - Língua Portuguesa UM HOMEM DE CONSCIÊNCIA “(...)João Teodoro acompanhava com aperto no coração o deperecimento visível de sua Itaoca. – Isto já foi muito melhor, dizia consigo. Já teve três médicos bem bons. – Agora só um e bem ruinzote. Já teve seis advogados e hoje mal dá serviço para um rábula ordinário como o Tenório. Nem circo de cavalinhos bate mais por aqui. A gente que presta se muda. Fica o restolho. Decididamente, a minha Itaoca está se acabando... João Teodoro entrou a incubar a idéia de também mudar-se, mas para isso necessitava dum fato qualquer que o convencesse de maneira absoluta de que Itaoca não tinha mesmo conserto ou arranjo possível.(...) Um dia aconteceu a grande novidade: a nomeação de João Teodoro para delegado. Nosso homem recebeu a notícia como se fosse uma porretada no crânio. Delegado, ele! Ele que não era nada, nunca fora nada, não queria ser nada, não se julgava capaz de nada... Ser delegado numa c

Reforço de língua portuguesa: 6° ao 9° ano

Questão 3 9° ano - Língua Portuguesa Telegrama Zeca Baleiro Eu tava triste Tristinho! Mais sem graça Que a top-model magrela Na passarela (...) Mas ontem Eu recebi um Telegrama Era você de Aracaju Ou do Alabama Dizendo: Nêgo sinta-se feliz Porque no mundo Tem alguém que diz: Que muito te ama! Que tanto te ama! Que muito muito te ama, que tanto te ama!... Por isso hoje eu acordei Com uma vontade danada De mandar flores ao delegado De bater na porta do vizinho E desejar bom dia De beijar o português Da padaria... (...) Fonte: www.vagalume.uol.com.br/zeca-baleiro/telegrama Nos dois primeiros versos, “Eu tava triste/tristinho!” a junção do adjetivo triste mais a gradação – triste/tristinho – e o ponto de exclamação reforçam a ideia de afeto. carência. desespero. bondade. Questão 4 9° ano - Língua Portuguesa UM HOMEM DE CONSCIÊNCIA  “(...)João Teodoro acompanhava com aperto no coração o d

Reforço de língua portuguesa: 6° ao 9° ano

Questão 1 9° ano - Língua Portuguesa O efeito de humor da tirinha acima é conseguido pelo diálogo entre a expressão da menina e o termo “dieta”. a imagem do sanduíche e o termo “dieta”. a imagem do sanduíche e o termo “equilibrada”. a expressão da menina e o sanduíche. Questão 2 9° ano - Língua Portuguesa Telegrama Zeca Baleiro Eu tava triste Tristinho! Mais sem graça Que a top-model magrela Na passarela (...) Mas ontem Eu recebi um Telegrama Era você de Aracaju Ou do Alabama Dizendo: Nêgo sinta-se feliz Porque no mundo Tem alguém que diz: Que muito te ama! Que tanto te ama! Que muito muito te ama, que tanto te ama!... Por isso hoje eu acordei Com uma vontade danada De mandar flores ao delegado De bater na porta do vizinho E desejar bom dia De beijar o português Da padaria... (...) Fonte: www.vagalume.uol.com.br/zeca-baleiro/telegrama Podemos dizer que o “eu” do

Interpretação de Texto: Água (9 ano)

 

Violência na escola! Diga não!

Dados da Aula O que o aluno poderá aprender com esta aula Nesta aula será discutido e refletido com os alunos sobre a violência no contexto escolar, bem como sobre a violência contra o professor e com os colegas em sala de aula. Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas à temática da aula. Duração das atividades Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas. Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula. Estratégias e recursos da aula As estratégias utilizadas serão: Aula interativa; Sala de vídeo; Utilização do laboratório de Informática.     Motivação     O professor deverá iniciar a aula levando os alunos para o laboratório de info

A variação linguística na sala de aula

Dados da Aula O que o aluno poderá aprender com esta aula   Ler textos de autores renomados de nossa literatura e identificar as variações linguísticas existentes nos mesmos. Identificar as características, geográficas e históricas das obras. Identificar e classificar as variações linguísticas. Escrever textos que contempl e m as variações do estado de origem do aluno. Produzir textos escritos se utilizando da variedade linguística de preferência do aluno. Duração das atividades 4 aulas de 55 minutos. Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno Os alunos precisam estar inseridos num contexto de linguagem, convivendo e tendo noção das diferentes formas de linguagem (Variações). Estratégias e recursos da aula O trabalho com a variação linguística nos textos literários tem se expandido em meio as práticas pedagógicas porque a língua po

SALA DE LEITURA

GALERIA DE NOVIDADES http://e-livros.clube-de-leituras.pt/index.php GALERIA DE LEITURA http://www.eduquenet.net/ebooks.htm CASA DO BRUXO http://www.casadobruxo.com.br/ USINA DE LETRAS http://www.usinadeletras.com.br/ DOMINIO PÚBLICO http://www.dominiopublico.gov.br/ BIBLIOTECA NACIONAL http://www.bn.br/portal/ 

Projeto Cultura Afro-brasileira

Tema: Cultura Afro-brasileira Responsáveis: Professores do Ensino Fundamental   (6º ao 9º ano)                        Apresentação: Percebendo que a cultura afro-brasileira ainda sofre um certo preconceito, principalmente no que se refere à sua cultura, nos incentivou a tratar do assunto com muita cautela e sem deixar de transmitir informações importantes para que as pessoas possam ter uma visão correta e não preconceituosa de uma cultura, esta tão rica como a dos africanos. Objetivos:             Eliminar o preconceito sobre a religião e mitologia africana; Conhecer a origem afro-brasileira; Compreender os rituais na cultura afro-brasileira; Conhecer e reconhecer o valor do artesanato e dos costumes africanos; Oportunizar a valorização de seus talentos através da arte e da literatura; Vivenciar o contato com essa cultura, através de visitas aos museus que a retratam; Expressar os conhecimentos adquiridos durante o