Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de setembro 26, 2012

Indisciplina Escolar

Indisciplina escolar, um grande problema da educação. Uma das questões mais discutidas no âmbito escolar está ligada à indisciplina, essa constantemente gera muita polêmica, as causas são inúmeras e dificilmente se chega a uma conclusão. Nesse sentido, o primeiro passo a ser traçado é a realização de uma análise no “embrião” do problema, ou seja, na origem da questão, é partir daí que se conhece os motivos que levam os indivíduos a comportar de forma indisciplinada. Antes de julgar o comportamento de alguns é preciso verificar a realidade da escola, da família, o psicológico, o social, além de muitos outros. As manifestações de indisciplina, muitas vezes, podem ser vistas como uma forma de se mostrar para o mundo, mostrar sua existência, em muitos casos o indivíduo tem somente a intenção de ser ouvido por alguém, então para muitos alunos indisciplinados a rebeldia é uma forma de expressão. Muitas escolas não oferecem espaços adequados para a prática de esportes,

A indisciplina, notas baixas

A indisciplina, notas baixas são problemas que as escolas enfrentam nos dias de hoje, os professores encaram como responsabilidade apenas dos alunos e a escola cobra do professor uma solução e os pais só querem saber do resultado no final do ano. Mas de quem é a responsabilidade? O aprendizado do aluno e o bom comportamento dele na escola são de responsabilidade da escola, do professor, da família e do próprio aluno. É um conjunto de acontecimentos que gera esses tipos de problemas. A escola deve oferecer recursos como laboratórios, matérias didáticas e normas disciplinares para que o professor (profissional que tem um contato direto com o aluno) possa promover aulas mais agradáveis e esse deve estar sempre atento às mudanças e inovações na educação, sempre em busca de estratégias para ligar o conteúdo aplicado em sala de aula com o dia-a-dia, tornando o ambiente escolar um lugar prazeroso, pois o professor que possui domínio de conteúdo e consegue interagir o seu conhecimento com a

Como orientar os alunos com dificuldades na leitura

As diversas dificuldades na prática da leitura.  A dificuldade em realizar a leitura é tida como um dos maiores obstáculos enfrentados pelos alunos. Preocupados com essa questão, vários educadores estão em busca de o melhor caminho a seguir, contribuindo para um melhor desenvolvimento da leitura. Segundo pesquisas, as escolas estaduais apresentam maior índice em relação à dificuldade com a leitura, porém, vale ressaltar que acontece em todas as instituições de ensino independente do segmento (público ou particular). É de suma importância para lidar com esta situação, enquanto educadores, ter a consciência de que as dificuldades apresentadas na leitura estão intensamente ligadas ao desenvolvimento das habilidades na escrita provenientes de alterações ou erros de sintaxe, estruturação, organização de parágrafos, pontuação, bem como todos os elementos necessários para a composição do texto. Partindo desse pressuposto, segue algumas sugestões de estratégias a serem

Atividade Educação para o trânsito

Atividade de Língua Portuguesa Educação para o trânsito Depois de ler a história em quadrinhos "Educação no trânsito não tem idade" responda as questões abaixo. Nome: *                          Ano: * 1. Quem são os protagonistas da história? * 2. O guarda de trânsito orienta o Cascão e o Cebolinha sobre os cuidados que devemos tomar como pedestres. Que cuidados são esses? * 3. Quando a Mônica e Magali vão passear de carro. Quais são as orientações do pai de Magali a respeito de crianças no interiores de veículos? * 4. Segundo o Cascão, os Skatistas e os ciclistas devem andar sempre pela * calçada. rua. direita. faixa de pedestres. 5. O que é uma Ciclovia? Em nossa cidade temos alguma? Onde os ciclistas normalmente andam? * 6. O que é preciso para que tenhamos um trânsito seguro? * 7. Você se comporta bem no trânsito? Justifique. *

Educação no trânsito não tem idade - COM 16 Capítulo

Educação no trânsito não tem idade - Capítulo 1 Capítulo 2

Produção de texto

Escreva sua história com base na imagem a seguir. a) Observe a cena detalhadamente. b) Onde a leoa está? O que ela está vendo? Planejamento e elaboração do texto 1. Antes de escrever, planeje seu texto com base nos aspectos a seguir. - Características das personagens - Características do espaço - Objetivo das personagens 2.Imagine uma aventura com essa e outras personagens. Utilize o esquema abaixo para planejar seu texto. - Situação inicial (apresentação das personagens e do espaço) - Complicação (elemento modificador - Qual é o conflito que existirá na história?) - Ação das personagens (Quais são as ações das personagens principais?) - Desfecho (Qual é a resolução do conflito e como termina a história?) 3. Escreva seu texto, desenvolvendo os aspectos no planejamento. Dê um título atrativo a sua história

Leitura e interpretação - Garoto linha dura - 6º ano

             Garoto linha dura  Deu-se que o Pedrinho estava jogando bola no jardim e, ao emendar a bola de bico por cima do travessão, a dita foi de contra a uma vidraça e despedaçou tudo. Pedrinho botou a bola debaixo do braço e sumiu até a hora do jantar, com medo de ser espinafrado pelo pai. Quando o pai chegou, perguntou à mulher quem quebrara o vidro e a mulher disse que foi o Pedrinho, mas que o menino estava com medo de ser castigado, razão pela qual ela temia que a criança não confessasse o seu crime. O pai chamou o Pedrinho e perguntou: - Quem quebrou o vidro, meu filho? Pedrinho balançou a cabeça e respondeu que não tinha a mínima idéia. O pai achou que o menino estava ainda sob o impacto do nervosismo e resolveu deixar para depois. Na hora em que o jantar ia para a mesa, o pai tentou de novo: - Pedrinho, quem foi que quebrou a vidraça, meu filho? - e, ante a negativa reiterada do filho, apelou: - Meu filhinho, pode dizer quem foi que eu prometo não castigar

Atividades de estudo do texto - 6º ano

O REIZINHO MANDÃO  Era uma vez um reizinho que vivia mandando os seus súditos calarem a boca. As pessoas, então, de tanto ficarem caladas, foram esquecendo como é que se falava. Aí o reizinho percebeu o que havia feito a seu povo e resolveu visitar o reino vizinho e consultar um sábio que morava lá. Era um velho miudinho que falava pelos cotovelos. Se fosse antes de ter acontecido toda essa história, aposto que o reizinho ia logo mandar que ele calasse a boca. Mas agora o reizinho estava muito diferente! Até pediu desculpas por estar incomodando... E quando o sábio interrompia o rei, ele nem ligava, ficava dando umas risadinhas para agradar o velho. Vocês precisavam ver o pito que o velho passou no reizinho! - Pois é – dizia ele – Vai mandando calar a boca, não é? Depois agüenta! É isso que dá! E o velho andava de um lado para o outro, balançava a cabeça, sacudia o dedo, bem no nariz do rei. E o rei não podia fazer nada, que ele não era rei daquele lugar nem nada, e até est

Atividades de estudo do texto - 8º ano

                              Penka e o feiticeiro medonho   Aluno (a): *               Ano: * 01. Essa história acontece envolvendo três personagens: Penka, o feiticeiro e o gualiris. Escreva duas características de cada um deles: * 02. Que tipo de maldição o feiticeiro enviava aos índios, através dos guarilis? * 03. Ele precisava de algum motivo especial para fazer isso? * 04. Retire do texto um trecho que justifique sua resposta. * 05. Como os índios reagiam diante da malvadeza do feiticeiro? * 06. O feiticeiro queria mais. Dentre todas as índias moças, por que Penka era a índia ideal para o feiticeiro? * 07. Que tipo de acontecimento marcou a vida de Penka ainda na infância? * 08. Como ela reagiu a ele? Busque dados no texto e elabore sua resposta. * 09. O feiticeiro exigiu que a tribo lhe enviasse Penka para ser sua noiva. Os índios se recusaram, mas ela mesma se colocou para subir à mon

Estudo do texto - 8º ano

Penka e o feiticeiro medonho   Numa caverna da montanha, lá onde planam as brumas acinzentadas que levam a chuva aos bosques do vale, vivia, desde tempos imemoriais, um feiticeiro muito malvado. Os índios tinham medo dele, porque ele havia se mancomunado com os gualiris – os maus espíritos –, e, quando lhe dava vontade, ele os mandava às aldeias para que levassem, quer uma doença incurável, quer uma colheita ruim, ou a má sorte na caçada. Nessas condições, é compreensível que os habitantes da aldeia levassem ao feiticeiro, na montanha, tudo o que tinham de melhor. Mas ele não se contentou. Acabou pensando que poderia se casar com a mais bela das moças índias. Naquela manhã, portanto, uma fumaça negra saiu da caverna e os gualiris clamaram a todos os ecos a vontade do feiticeiro. Seus gritos ecoavam de pedra em pedra, de rocha em rocha, de vale em vale, e as montanhas tremiam. - Antes do cair da noite de amanhã, trazei, para ser minha noiva, a vossa mais bela moça. Senão

Leitura e estudo do texto

Atividades de estudo do texto - 7º ano Conto de fadas para Mulheres Modernas Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa, independente e cheia de auto-estima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas, se deparou com uma rã. Então, a rã pulou para o seu colo e disse: - Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Mas, uma bruxa má lançou-me um encanto e eu transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas, criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para sempre… … E então, naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava: – E

Produção de texto

  Escreva sua história com base na imagem a seguir. a) Observe a cena detalhadamente. b) Onde o menino está? O que ele está vendo? Planejamento e elaboração do texto 1. Antes de escrever, planeje seu texto com base nos aspectos a seguir. - Características das personagens - Características do espaço - Objetivo das personagens 2.Imagine uma aventura com essa e outras personagens. Utilize o esquema abaixo para planejar seu texto. - Situação inicial (apresentação das personagens e do espaço) - Complicação (elemento modificador - Qual é o conflito que existirá na história?)  - Ação das personagens (Quais são as ações das personagens principais?) - Desfecho (Qual é a resolução do conflito e como termina a história?) 3. Escreva seu texto, desenvolvendo os aspectos no planejamento. Dê um título atrativo a sua história.
                         AS BORBOLETAS Brancas / Azuis/ Amarelas/ E pretas/ Brincam/ Na luz/ As belas/ Borboletas/ Borboletas brancas/ São alegres e francas./ Borboletas azuis/ Gostam muito de luz./ As amarelinhas/ São tão bonitinhas!/ E as pretas, então . . ./ Oh, que escuridão!

Exercícios sobre verbos e concordância verbal

1) a) O verbo “amava” aparece diversas vezes no poema. Quais os complementos de “amava” no 2º verso? Maria, Joaquim, Lili b) O verbo “amava” no terceiro verso faz concordância com qual nome? Lili c) O verbo “casou” no sexto verso é transitivo ou intransitivo. Caso tenha complemento, destaque-o (sublinhe). Nesse caso, transitivo. Complemento “com J. Pinto Fernandes” d) O verbo “Entrado” no último verso faz concordância com qual nome? J. Pinto Fernandes 2) a) No texto existe um erro de concordância verbal na segunda linha. O verbo “focado” deveria concordar com qual nome? Reescreva a frase de forma que ela fique correta. Deveria concordar com “uma série”. A frase correta ficaria “É focada em apresentações de colégio (…)” b) Sublinhe no segundo parágrafo um verbo transitivo direto. Reerguer c) Marque a alternativa correta quanto à concordância verbal. ( ) Os Estados Unidos é responsável pela série musical Glee ( X ) Os Estados Unidos são os responsáveis pela

Exercícios para 9º ano sobre Verbos e Concordância Verbal

concordância verbal e Transitividade Verbal. 1. Leia o texto e responda as questões propostas.   Quadrilha   João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.   (Carlos Drummond Andrade) a) O verbo “amava” aparece diversas vezes no poema. Quais os complementos de “amava” no 2º verso?   b) O verbo “amava” no terceiro verso faz concordância com qual nome?   c) O verbo “casou” no sexto verso é transitivo ou intransitivo. Caso tenha complemento, destaque-o (sublinhe).   d) O verbo “Entrado” no último verso faz concordância com qual nome?   2. Leia o texto e responda as questões: Glee é uma série de televisão de gênero comédia musical, produzida pela Fox.   É focado em apresentações de colégio, chamado de glee cl

Indisciplina na Escola

Indisciplina na Escola Terminologia . Natureza . Tipos . Manifestações . Causas . Medidas. Conclusão Se há tema que hoje suscite mais polémicas este é um deles. O número de casos em todo o país atinge proporções no mínimo inquietantes. De acordo com os dados recolhidos de forma sistemática pelo Gabinete de Segurança do Ministério da Educação, desde 1999, o furto dos bens dos estudantes teve um acréscimo muito significativo, passando entre 2000 e 2001 de 297 para 714 ocorrências nos 14 mil estabelecimentos de ensino em todo o país. A violência física é mais visível através da pequena coacção física ou assédio para cedência de dinheiro e outros produtos. Este tipo de situações passou de 609 em 2000 para 1400 em 2001. Em 1999 registaram-se 55 agressões a professores, em 2001 foram contabilizadas 146 casos. É por isto e muito mais, que o tema da indisciplina está na ordem do dia. Façamos um breve balanço deste tema, antes de entramos na sua análise mais detalhada.  Terminologia