Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de junho 12, 2012

Projetos / Aulas de Campo

Projetos / Aulas de Campo Programa de Educação Ambiental A Escola construindo caminhos para a sustentabilidade. Visando desenvolver o” Programa de Educação ambiental”. ______________Uma aula de campo com os alunos do 6º Ano , visitando ________________, onde ____________________________. Os alunos deverão vir com fardamento completo ( uso de calça e calçado fechado é obrigatório pela própria Escola, caso o aluno venha de bermuda e sandália não poderá participar),   levar material para registros e anotações. Objetivo: Este programa promove visitas  ecológica, num ponto da Mata   e a Coelba   promovendo   a educação ambiental de forma lúdica e dinâmica, como um instrumento de consolidação ao desenvolvimento sustentável. Horários: Turno: vespertino Saída: às 13:30h Retorno: estimado até às 18h Custo referente ao transporte mais lanche: R$_______________ Solicitamos que os alunos não leve

Conteúdo Programático Avaliação Formal I Unidade - 6º ano 2012

Conteúdo Programático Avaliação Formal I Unidade - 6º ano 2012 Avaliação Formal – Valor 10,0 Conteúdo Programático - 6º Ano Redação:  Conto maravilhoso Interpretação de tiras e de texto Narrativa de ficção científica Poema paródia e narrativa de aventura (produção) Língua portuguesa  Interpretação de texto ( conto maravilhoso , conto de ficção científica , poema) Fonema e letra Vogais e consoantes e sílaba Encontros vocálicos e consonantais Dígrafos ditongo, tritongo e hiato Pontuação, uso dos porquês Frase e a primeira parte sobre substantivos. Conteúdo Programático Processual II - 6º Ano 2012 6º ano Avaliação processual 2 – valor 6,0 Redação:    Conto maravilhoso Produção e interpretação de tiras e de texto. Língua Portuguesa: Interpretação de texto (conto maravilhoso ), fonema e letra,   vogais, consoantes e sílaba.  Cronograma de Avaliações Processuais 2 - II Unidad

Conteúdo Programático Avaliação Formal I Unidade - 7º ano 2012

Conteúdo Programático Avaliação Formal I Unidade - 7º ano 2012 Avaliação Formal – Valor 10,0 Conteúdo Programático - 7º Ano Redação: Leitura e interpretação textual _ panfleto _ história em quadrinhos _entrevista oral e entrevista escrita _ narrativa épica _ discurso direto, indireto e citado _ narração objetiva e subjetiva _ discurso direto _ paradidático: Papel de pai. Autora: Giselda Laporta Nicolelis. Editora: FTD Língua portuguesa (interpretação de texto gramática e literatura): Interpretação de texto, Paradidático – Papel de pai; Língua e linguagem; Interjeição e onomatopeia; A frase, parágrafo e o texto; Verbo I   ( estrutura); Verbo II (formas nominais) Conteúdo Programático Processual II - 7º Ano 2012   7º ano Avaliação Processual 2 – Valor 6,0 Redação: Leitura e interpretação textual   Panfleto Língua portuguesa (interpretação de texto gramática e literatura)

Conteúdo Programático Processual II - 8º Ano 2012

Conteúdo Programático Processual II - 8º Ano 2012 8º ano Avaliação Processual 2 – Valor 6,0 Redação:  Leitura e interpretação textual Crítica Língua portuguesa: Interpretação de texto; Funções da linguagem; Figuras de linguagem; Uso do há, a Conteúdo Programático Avaliação Formal I Unidade - 8º ano 2012 Avaliação Formal – Valor 10,0 Conteúdo Programático - 8º Ano Redação:  Leitura e interpretação textual _ crítica _ poema _ roteiro de cinema _ narrativa de terror/ suspense _ mito _ lenda _ paradidático: a vida é agora. Ser jovem nos tempos da aids. Autora: eliane maciel. Editora: moderna Língua portuguesa:  Interpretação de texto; Figuras de linguagem; Noções de morfossintaxe; Frase, oração e período; Sujeito ( conceito   e tipologia)   Paradidático – a vida é agora Cronograma de Avaliações Processuais 2 - II Unidade Cronograma de Aval

Conteúdo Programático Processual II - 9º Ano 2012

Conteúdo Programático Processual II - 9º Ano 2012 9º ano Avaliação Processual 2 – Valor 6,0 Redação: Leitura e interpretação textual construção do texto: critérios para o processo de escrita Língua portuguesa: Gramática: Interpretação de texto; Linguagem e comunicação – figuras de linguagem; Orações coordenadas; Introdução ao estudo da literatura (conceito ,estilos de época e gêneros literários); Trovadorismo; Literatura medieval. Conteúdo Programático Avaliação Formal I Unidade - 9º ano 2012 Avaliação Formal – Valor 10,0 Conteúdo Programático - 9º ano Redação: Leitura e interpretação textual   Construção do texto: critérios para o processo de escrita   Tipos textuais: narração, relato e descrição   Tipos textuais: argumentação, exposição e injunção   Elementos da narrativa: foco narrativo e escolha das personagens   Tempo, espaço e enredo   Paradidático: Auto da Barca do Infern

Avaliação Formal - 6º Anos – 1º Trimestre /2012 Conteúdos Programáticos

Avaliação Formal -6º Anos Avaliação Formal - 6º Anos – 1º Trimestre /2012 Conteúdos Programáticos Português – Compreensão e interpretação de texto; Letras/ Fonemas/ Dígrafo; Sílaba: classificação quanto ao número e à tonicidade; Encontros especiais de fonemas: vocálicos e consonantais; Estrutura das palavras: Morfema, radical, vogal temática, tema; ·          Desinência e afixo/ Vogal e consoante de ligação;       Avaliação Formal - 7º Anos Avaliação Formal - 7º Anos – 1º Trimestre /2012 Conteúdos Programáticos   Português – Compreensão e interpretação de texto; Identificação das classes gramaticais: Substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e interjeição; Termos essenciais da oração: Sujeito e Predicado (identificação e distinção); Tipos de sujeito; Oração sem sujeito.   Avaliação Formal - 8º Anos Avaliação Formal - 8º Anos – 1º Trimestre /2012 Conteúdos Programáticos   Português – Lei

Incentivo à leitura

Leitura A importância do incentivo à leitura Televisão, DVD, computador, internet e jogos eletrônicos. Esses têm sido os passatempos preferidos da garotada nos dias de hoje. Não é à toa que hoje temos jovens que escrevem mal, encontram dificuldades em redação e interpretação de texto e possuem pouco senso crítico diante das informações que recebem. A raiz do problema pode ter várias ramificações, mas uma delas, a mais importante, é a falta do hábito da leitura. Nas páginas de um livro, a criança descobre muito mais do que um mundo de imaginação. Se cultivada desde a mais tenra idade, a leitura pode ser uma excelente maneira de trabalhar vocabulário, imaginação, criatividade, escrita e sensibilidade. Ou seja: mais do que um prazer, ela também é fonte de aprendizado e conhecimento. Descoberta É nos primeiros anos de vida que se deve incentivar a paixão pelos livros. Crianças pequenas adoram ouvir histórias, ainda mais se elas forem contadas d