D17 – Identificar o efeito de sentido decorrente do uso
da pontuação e de outras notações.
A habilidade que pode ser avaliada por este descritor
refere-se à identificação, pelo aluno, dos efeitos provocados pelo emprego de
recursos da pontuação ou de outras formas de notação, em contribuição à
compreensão textual, não se limitando ao seu aspecto puramente gramatical.
Essa habilidade é avaliada por meio de um texto no qual é
requerido do aluno que ele identifique o sentido provocado por meio da
pontuação (travessão, aspas, reticências, interrogação, exclamação, etc.) e/ou
notações como, tamanho de letra, parênteses, caixa alta, itálico, negrito,
entre outros. Os enunciados dos itens solicitam que os alunos reconheçam o
porquê do uso do itálico, por exemplo, em uma determinada palavra no texto, ou
indique o sentido de uma exclamação em determinada frase, ou identifique por que
usar os parênteses, entre outros.
ESTÁ TUDO ERRADO,
MENINA! PECHINCHAR
NÃO É COM XIS E
SIM COM
CÊ AGÁ.
PRA APRENDER, ESCREVA
AÍ O VERBO PECHINCHAR
DUZENTAS
VEZES.
AH, FESSORA,
DEIXA POR
CEM, VÁ?!
Ciça. O Pato no
formigueiro. Rio de Janeiro: Codecri. v. 2.
Exemplo de item do descritor D17:
Angeli. Folha de São Paulo, 25/04/1993.
No terceiro
quadrinho, os pontos de exclamação reforçam idéia de
(A) comoção.
(B) contentamento.
(C) desinteresse.
(D) surpresa.
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