Pular para o conteúdo principal

ADJETIVO / SUBSTANTIVO/ NUMERAL / ARTIGO 6º ANO

 

                                              ATIVIDADES

1. Leia.

Que barulho estranho,
vem lá de fora,
vem lá de dentro?!

Que barulho medonho 
no forro,
no porão,
na cozinha,
ou na despensa!...

a) Na primeira estrofe do poema, há um adjetivo. Transcreva-o.

b) Qual o adjetivo presente na segunda estrofe e a qual substantivo está se referindo?

c) Retire os substantivos presentes na segunda estrofe.

1. Na oração “A mãe olhou para o filho com amor” há uma locução adjetiva. Transcreva-a.

.....................................................................................................................................

2. Relacione as colunas corretamente.

a) Século                 ( ) período de cinco anos
b) Década               ( ) período de cem anos
c) Milênio                ( ) período de dez anos
d) Qüinqüênio          ( ) período de quatro anos
e) Quadriênio           ( )período de mil anos

3. Leia o poema de Gonçalves Dias.

“Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossas vidas têm mais vida,
Nossa vida mais amores.”

a) Quais os pronomes que estão presentes no poema acima? Classifique-os.

b) A que pessoas gramaticais pertencem esses pronomes?

4. Informe se as palavras em destaque são pronomes ou artigos.

a) Emprestei o livro àquela aluna.

b) Eu não o encontrei.

c) Convidei-o para uma grande festa.

d) A mãe pediu para o filho ter paciência.

e) O menino convidou-a para assistir ao filme.

5. Observe as orações abaixo com atenção e diga se os pronomes oblíquos são átonos ou tônicos.

a) Os alunos enviaram uma carta para mim.
.........................................................................

b) Não me disseram o que tinha acontecido.
..........................................................................

c) Gosto muito de ti.
..........................................................................

d) Trago-te uma rosa.
..........................................................................

e) Eles viajarão contigo.
..........................................................................

6. Diga qual o tipo de pronome que aparece nas orações a seguir.

a) Ninguém foi à festa de aniversário.
..........................................................................

b) Estas flores são para as diretoras.
..........................................................................

c) Aquela conversa dos alunos é impertinente.
..........................................................................

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno