Pular para o conteúdo principal

PLANO DE CURSO 2012 - SÉRIE: 8º ANO



SÉRIE: 8º ANO        
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PLANO DE CURSO 2012
   SÉRIE:    8º         DISCIPLINA:    PORTUGUES             PROFESSORA:                                          CARGA HORÁRIA ANUAL:  ___________

BIM.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
RECURSOS
 AVALIAÇÃO
















1º BIM.





-Reconhecer a intencionalidade explicita e implícita da linguagem verbal e não verbal;
-         Reconhecer o significado de palavras recorrendo ao contexto;
-         Utilizar na produção escrita os recursos observados nos textos lidos;
-         Estabelecer relações entre diferentes tipos de linguagem para construir o sentido do texto;
-         Reconhecer a informação principal em um texto;
-         Desenvolvam habilidades de leitura, compreensão e interpretação dos diferentes gêneros textuais;
-         Reconheçam a linguagem oral como meio de expressão, informação e comunicação com participação social e política, avançando no uso da variedade de prestígio;
-         Conheçam e utilizem a ortografia, os recursos gráficos e a pontuação, percebendo o uso expressivo e sintético e aprendam o uso dos elementos discursivos semânticos, que interferem na construção e no sentido;
-         Elaborar um texto informativo (notícia), observando características estruturais e a linguagem própria dos textos jornalísticos;
-         Reconheçam e utilizem os aspectos gramaticais nas frases, orações e textos;



Linguagem dos textos:
-Para começar (Virgínia Artigas);
-Diário (Heloísa Prieto e Gilberto Dimenstein);
-A menina que falava internetês;
-A linguagem dos textos;
-Notícia (criação);
-Outros tempos;
-As cocadas;
-As boas maneiras;
-O que as histórias contam?;
-O primeiro beijo;
Expressão escrita:
-Emprego do S e do Z;
Estudo da gramática:
-Parágrafo, frase, período e oração;
Relações de dependência na oração:
-A concordância;
-A regência;
O predicado:
-Predicado verbal;
-Predicado nominal;
-Predicado Verbo-nominal;
-Predicativo do sujeito;
-Uso do livro didático “Projeto Radix”;
-Exploração oral e escrita dos textos apresentados;
-Compreensão das ideias do texto;
-Comentários de textos estudados;
-Análise de textos;
-Produção de notícias;
-Listagem de vários tipos de notícias;
-Leitura expressiva;
-Leitura compartilhada;
-Leitura silenciosa;
-Estudo da gramática através de textos;
-Exercício do livro básico;
-Laboratório de informática;
-Discussão em grupo;

-Expressão oral;
-Expressão escrita;
-Leitura individual;
-Avaliação processual;
-Produção textual;
-Avaliação sistemática;





COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PLANO DE CURSO 2012
   SÉRIE:    8º         DISCIPLINA:    PORTUGUES             PROFESSORA:                                                           CARGA HORÁRIA ANUAL:  ___________

BIM.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
RECURSOS
 AVALIAÇÃO













2º BIM.





-Localizar informação explícita;
-Estabelecer relações entre o que já sabia e os conteúdos apresentados no texto;
-Identificar o tema ou assunto de um texto;
-Expressar opinião em relação aos textos lidos;
-Formular hipóteses sobre o conteúdo do texto;
-Reconheçam e utilizem os aspectos gramaticais nas frases, orações e textos;
-Desenvolvam habilidades de leitura, compreensão e interpretação dos diferentes gêneros textuais;
-Utilizar na produção escrita os recursos observados nos textos lidos;
-Desenvolver a oralidade e a criticidade do aluno;
-Melhorar o desempenho na interpretação de texto;


Linguagem dos textos:
-O que contam os selos?(correios);
-A legenda;
-A meu amigo, O piracicaba;
-Supermercados;
-Crônica (criação);
-Estrangeira entre nós;
-Sofia;Imigração árabe;
Estudo da Gramática:Tipos de Sujeitos.
-Sujeito simples; Sujeito composto; Sujeito indeterminado; Sujeito oculto; Oração sem sujeito;
Verbos (Tempos e Modos):
-Indicativo; Subjuntivo; Imperativo;
-As formas nominais do verbo;

-Discussão em grupo;
-Leitura expressiva;
-Exploração oral e escrita dos textos apresentados;
-Compreensão das ideias do texto;
-Comentários de textos estudados;
-Análise de textos;
-Produção de crônicas;
-Leitura compartilhada;
-Leitura silenciosa;
-Estudo da gramática através de textos;
-Exercício do livro básico;
-Laboratório de informática;
-Comentário oral dos textos;
-Expressão oral;
-Expressão escrita;
-Leitura individual;
-Avaliação processual;
-Produção textual;
-Avaliação sistemática;




COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PLANO DE CURSO 2012
   SÉRIE:    8º         DISCIPLINA:    PORTUGUES             PROFESSORA:                                                           CARGA HORÁRIA ANUAL:  ___________

BIM.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
RECURSOS
 AVALIAÇÃO











3º BIM.





-Expressar-se oralmente com clareza;
-Desenvolver a competência de leitura do aluno, buscando torná-lo um leitor eficiente;
-Estabelecer relações entre o que já sabia e os conteúdos apresentados no texto;
-Identificar o tema ou assunto de um texto;
-Expressar opinião em relação aos textos lidos;
-Formular hipóteses sobre o conteúdo do texto;
-Reconheçam e utilizem os aspectos gramaticais nas frases, orações e textos;
-Desenvolvam habilidades de leitura, compreensão e interpretação dos diferentes gêneros textuais;
-Utilizar na produção escrita os recursos observados nos textos lidos;
-Desenvolver a oralidade e a criticidade do aluno;
-Melhorar o desempenho na interpretação de texto;
-Trabalhar a gramática contextualizada;
-Elaborar um texto poético observando características estruturais e a linguagem adequada;


Linguagem dos Textos:
-Poesia (criação);
-Uma nova pátria;
-Hora no texto (Lisetta);
-Razões da emigração italiana;
-Heranças de um povo;
-A escravidão na América portuguesa;
-Gente do outro lado do mundo;
-O ábaco do Vô Felipe;
Estudo da gramática:(Vozes do verbo).
-Ativa;
-Passiva;
-Reflexiva;
Os adjuntos.
Locução adverbial.
Flexão dos advérbios(Grau comparativo e superlativo).
Classificação dos advérbios (afirmação, negação, dúvida, intensidade, lugar, modo e tempo).
Expressão escrita: Ortografia – Mal / Mau.
-Leitura expressiva;
-Exploração oral e escrita dos textos apresentados;
-Compreensão das ideias do texto;
-Comentários de textos estudados;
-Análise de textos;
-Produção de poesia;
-Leitura compartilhada;
-Leitura silenciosa;
-Estudo da gramática através de textos;
-Exercício do liro básico;
-Laboratório de informática;
-Comentário oral dos textos;
-Listagem de vários tipos de poesias;
-Expressão oral;
-Expressão escrita;
-Leitura individual;
-Avaliação processual;
-Produção textual;
-Avaliação sistemática;





COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PLANO DE CURSO 2012
   SÉRIE:    8º         DISCIPLINA:    PORTUGUES             PROFESSORA:                                                               CARGA HORÁRIA ANUAL:  ___________

BIM.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
RECURSOS
 AVALIAÇÃO















4º BIM.





-Capacitar o aluno para fazer uma leitura proveitosa extraindo deles conteúdos para reflexão;
-Identificar o assunto principal de um texto;
-Construir conceitos gramaticais;
-Construir textos argumentativos;
-Identificar o tema ou assunto de um texto;
-Expressar opinião em relação aos textos lidos;
-Formular hipóteses sobre o conteúdo do texto;
-Desenvolvam habilidades de leitura, compreensão e interpretação dos diferentes gêneros textuais;
-Utilizar na produção escrita os recursos observados nos textos lidos;
-Desenvolver a oralidade e a criticidade do aluno;
-Melhorar o desempenho na interpretação de texto;
-Trabalhar a gramática contextualizada;
-Trabalhar ortografia através de exercícios;


Linguagem dos textos:
-O que é o amor?
-As sem-razões do amor;
-Amor;
-Dores de Amor;
-A vida em leilão;
-Acima de qualquer suspeita;
-Na encruzilhada das virtudes;
-O amor em tom maior;
Expressão Escrita:
-Ortografia – izar/isar;
Estudo da Gramática:
-Preposição;
-Crase;
-Classificação dos pronomes(pessoais, oblíquos, possessivos, demonstrativos, relativos, indefinidos, interrogativos, tratamento.)
-Funções sintáticas dos pronomes pessoais;
-Emprego dos pronomes: Eu e Mim;
-Uso do pronome relativo;
-Aposto;
-Vocativo;



-Uso do dicionário;
-Estudo do vocabulário;
-Estruturação textual coerência e coesão;
-Leitura e análise de textos argumentativos;
-Estruturação de parágrafos no texto;
-Estudo do texto dirigido;
-Pesquisas dirigidas;
-Exercício no livro básico;
-Exploração oral e escrita dos textos apresentados;
-Análise da gramática contextualizada;
-Comentários de textos estudados;
-Análise de textos;
-Produção de textos argumentativos;
-Leitura expressiva;
-Leitura silenciosa;
-Estudo da gramática através de textos;
-Exercício do livro básico;
-Laboratório de informática;
-Atividades suplementares;
-Trabalho em grupo;
-Participação nas atividades;
-Expressão escrita;
-Leitura individual;
-Avaliação processual;
-Produção textual;
-Avaliação sistemática;


Comentários

  1. muito obrigada por postar seu plano de aula, pois ele mim ajudou bastante para a elaboração e produção das minhas atividades.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo excelente plano de curso e também pelo altruísmo!
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo esse plano. Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno