Pular para o conteúdo principal

PLANO DE CURSO 2012 - SÉRIE: 6º ANO



SÉRIE: 6º ANO        
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE: 6º ANO         DISCIPLINA: PORTUGUÊS            PROFESSOR(A)                                                        Carga Horária: 200 h/a


BIM
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS

RECURSOS
PROCEDIMEN
TOS DE AVALIAÇÃO










1º BIM.
·Ler e interpretar textos inferencial e criticamente;
·Compreender que os textos dialogam entre si;
·Reconhecer o significado das palavras e/ou expressões de acordo com o contexto;
·Entonar as frases de acordo com o tipo (afirmativa, interrogativa, exclamativa, e/ou imperativa);
·Diferenciar as características de frase e oração;
·Separar silabicamente as palavras e reconhecer a sua sílaba tônica;
·Escrever corretamente algumas das palavras que causam dúvida;
·Escrever e falar frases simples fazendo a concordância correta;
·Diferenciar os dois tipos de discurso (direto e indireto);
·Produzir textos de forma coesa e coerente.

Leitura e interpretação dos seguintes textos:
Ø No restaurante, Na feira, Nós, os consumidores, Era dia de caçada

- Gramática:
Ø Frases / Oração       Ø Tipos de frase Ø A pontuação das frases

- Ortografia:
 Palavras com S, SS, Ç, SC, C, etc.      

 A linguagem dos textos:
 Intertextualidade
·Uso do livro Didático;
·Uso da pesquisa através do laboratório de informática;
· Treinos ortográficos;
· Visitas à Biblioteca da escola;
·Uso do dicionário;
·Uso de revistas e/ ou periódicos;
- Debates e discussões em grupo (mesa redonda
* Trabalhos individuais e/ou em equipe;
·*Exercícios orais e escritos;
*Jogos e gincanas;
* Atenção e participação;
* Assiduidade;
* Integração com a turma;
*Provas escritas;
*Treinos ortográficos;
*Leitura em sala;
*Pesquisa na Biblioteca e no Lab. Informática.













COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE: 6º ANO         DISCIPLINA: PORTUGUÊS            PROFESSOR(A)                                                                      Carga Horária: 200 h/a

BIM
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS
RECURSOS
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO






2º BIM.
·Ler e interpretar textos inferencial e criticamente;
·Compreender que os textos dialogam entre si;
·Reconhecer o significado das palavras e/ou expressões de acordo com o contexto;
·Identificar o verbo como a classe gramatical fundamental para a formação da oração e, por conseguinte, das expressões oral e escrita;
·Identificar a função do substantivo, adjetivo, pronome e advérbio e distingui-los a partir desta função que exercem;
·Diferenciar os dois tipos de discurso (direto e indireto);
·Produzir textos de forma coesa e coerente.

 Leitura e interpretação dos seguintes textos:
Ø O enigma do soldado, As serpentes que roubaram a noite, Faça-me um homem

- Gramática:
Ø O verbo (noções de ação, processo, estado e fenômeno naturais)
Ø Substantivo e suas funções          
Ø Adjetivo e suas funções           

- Produção de textos:
Ø Narração de fatos do cotidiano e de contos e/ou fábulas

- Ortografia:
Ø Palavras com G ou J; L ou U; O ou L; etc.

A linguagem dos textos:
O narrador e as falas dos personagens
·Uso do livro Didático;
· Uso da pesquisa através do laboratório de informática;
· Treinos ortográficos;
· Visitas à Biblioteca da escola;
·Uso do dicionário;
·Uso de revistas e/ ou periódicos;
- Debates e discussões em grupo (mesa redonda)
*Trabalhos individuais e/ou em equipe;
*Exercícios orais e escritos;
*Jogos e gincanas;
* Atenção e participação;
* Assiduidade;
* Integração com a turma;
*Provas escritas;
*Treinos ortográficos;
*Leitura em sala;
*Pesquisa na Biblioteca e no Lab. Informática.














COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE: 6º ANO         DISCIPLINA: PORTUGUÊS            PROFESSOR(A)                                                                                  Carga Horária: 200 h/a

BIM
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS
RECURSOS
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO








3º BIM.
·Ler e interpretar textos inferencial e criticamente;
·Compreender que os textos dialogam entre si;
·Reconhecer o significado das palavras e/ou expressões de acordo com o contexto;
·Identificar o verbo como a classe gramatical fundamental para a formação da oração e, por conseguinte, das expressões oral e escrita;
·Conhecer os vários tipos de texto;
·Produzir textos de forma coesa e coerente.

 Leitura e interpretação dos seguintes textos:
Ø Cruzes voadoras, Resenha do filme A.I, Inteligência Artificial,
 Cidadezinha cheia de graça, Cidadezinha qualquer,
 Violência urbana e outras violências

- Gramática:
 Verbo II: palavra ligada ao tempo;
 Emprego dos modos verbais,                      
 Concordância nominal.

- A linguagem dos textos:
  A poesia

- Produção textual:
Ø A descrição

·Uso do livro Didático;
· Uso da pesquisa através do laboratório de informática;
· Treinos ortográficos;
· Visitas à Biblioteca da escola;
·Uso do dicionário;
·Uso de revistas e/ ou periódicos;
Debates e discussões em grupo (mesa redonda)

*Trabalhos individuais e/ou em equipe;
*Exercícios orais e escritos;
*Jogos e gincanas;
* Atenção e participação;
*Assiduidade
* Integração com a turma;
*Provas escritas;
*Treinos ortográficos;
*Leitura em sala;
*Pesquisa na Biblioteca e no Lab. Informática.














COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE: 6º ANO         DISCIPLINA: PORTUGUÊS         PROFESSOR(A)                                                                           Carga Horária Anual 200 h/a


BIM
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS
RECURSOS
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO








4º BIM.
·Ler e interpretar textos inferencial e criticamente;
·Compreender que os textos dialogam entre si;
·Reconhecer o significado das palavras e/ou expressões de acordo com o contexto;
·Identificar a função do pronome e advérbio e distingui-los a partir desta função que exercem;
·Diferenciar os dois tipos de discurso (direto e indireto);
·Produzir textos de forma coesa e coerente.

- Leitura e interpretação dos seguintes textos:
Ø Seca no Nordeste preocupa ONU, Quem está pior merece o melhor,
Ø Dormir fora de casa, Tormento não tem idade, Cuidando do lixo

- Gramática:
   Advérbio
   Pronome

- Ortografia:
ØUso do X / CH – S ou X – uso dos PORQUÊS, etc.
- A linguagem dos textos:
 A coerência e a coesão;                       
 Discurso direto e indireto.
- Produção textual:
Ø Produção de textos argumentativos
·Uso do livro Didático;
· Uso da pesquisa através do laboratório de informática;
· Treinos ortográficos;
· Visitas à Biblioteca da escola;
·Uso do dicionário;
·Uso de revistas e/ ou periódicos;
Debates e discussões em grupo (mesa redonda)
*Trabalhos individuais e/ou em equipe;
*Exercícios orais e escritos;
*Jogos e gincanas;
* Atenção e participação;
* Assiduidade;
* Integração com a turma;
*Provas escritas;
*Treinos ortográficos;
*Leitura em sala;
*Pesquisa na Biblioteca e no Lab. Informática.


Comentários

  1. TEM COMO VOCE ME MANDAR ESTES TEXTOS QUE VOCE TRABALHA COM LEITURA E INTERPRETACAO E SE SE POSSIVEL TAMBEM AS ATIVIDADES REPASSADAS?
    ADOREI SEU SITE,PARABENS.

    OBRIGADA
    AGUARDO RETORNO
    prof.chrislopes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostei desse plano de aula, e eu como iniciante preciso muito desse tipo de orientação. Você também poderia me enviar os textos e as atividades?
    Desde já, obrigada!
    renata.louise@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, adorei o plano de aula. Será que você poderia me mandar também as atividades e textos por email? Obrigada!

    joyce_emanoele@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Pode me enviar as interpretações e algumas atividade mairamsb@bol.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito dessas atividades e gostaria se for possível vc me mandar para que eu possa trabalhar com elas esse ano de 2014.Moro em Manaus-AM Me chamo Neida e aguardo ansiosa.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o plano tem como enviar as atividades e os textos por e-mail? Obrigado.
    veramaria1974@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. OI GOSTARIA TAMBEM DE RECEBER OS TEXTOS TRABALHADOS E AS ATIVIDADES. MUITO BOM SEU MATERIAL. MEU E-MAIL marinaibicoara@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. OI GOSTARIA TAMBEM DE RECEBER OS TEXTOS TRABALHADOS E AS ATIVIDADES. MUITO BOM SEU MATERIAL. MEU E-MAIL marinaibicoara@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno