Pular para o conteúdo principal

PLANO DE AULA

          
                          PLANO DE AULA
 
 
 TURMA:                   DISCIPLINA: Língua Portuguesa
  
 
 DURAÇÃO: 1 aula (60 minutos)                         DATA:                                     
        
 
  ASSUNTO:                Jornalismo “online”.
 
 
 CONTEÚDO:Textos jornalísticos.
 
 
 OBJETIVO GERAL:Reconhecer as diferenças entre os jornais impressos e os jornais Online

.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:Conhecer o que é um editorial;Identificar as características do jornal online;Identificar as partes e conhecer quais as principais características de umeditorial.METODOLOGIA:A aula será iniciada pela profª.    através da frase deixada como reflexão na
última aula: “o jornal serve para informar e para embrulhar”. Os alunos serão  convidados a darem suas opiniões sobre ela. Em seguida a aula prosseguirá com aexplicação do que é um editorial e apresentação de textos jornalísticos reproduzidosem slides.Desinete dará sequência à aula falando sobre o jornal “online” e suas principais
características. A profª. seguirá falando ainda sobre as características dos jornais
“online” e seus benefícios.
 Logo após o término das explicações dos conteúdos, cópias de um texto serãoentregues aos alunos para que eles o leiam e levantem um debate sobre ele..
 
AVALIAÇÃO:Os alunos serão avaliados durante os debates que acontecerão em sala de aula sobre os assuntos estudados e sobre o texto: “Trânsito, uma guerra que se perde acada
dia”, que será distribuído entre eles.
  
RECURSOS:Cópias de textos e dos resumos da matéria, quadro, giz, data-show.REFERÊNCIAS:BECACICI, Luciene. Trânsito, uma guerra que se perde a cada dia.
A Gazeta.
 Vitória, p. 14, 20 mar. 2009.SARMENTO, Leila Lauar.
Oficina de Redação:
São Paulo: Moderna, 1997.Disponível em: <http://www.editoras.com/servico/links.html>.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno