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Projeto Desvendando a Páscoa

aalin/Fotolia
A Páscoa esta entrando em uma grande crise ideológica. Essa comemoração cristã, tão significativa, tem sido banalizada com a força de símbolos pagãos, reforçadas pelo apelo comercial para o consumo de ovos de chocolate, coelhinhos de pelúcia, entre outros símbolos que compõem a Páscoa em nosso contexto.  É fato que muitos desconhecem a origem desses símbolos e o objetivo de terem se unido a uma festa de origem religiosa.

 A educação familiar da atualidade não favorece a discussão de assuntos como esse. Os pais, tão atarefados, mal conseguem conversar com os filhos, quanto mais oferecer uma explicação plausível sobre o significado correto da Páscoa. Talvez, muitos possam ignorar a ideia correta que a deu origem.

Para nós, educadores adventistas, é extremante importante ensinar aos nossos alunos, de forma reflexiva, o real sentido da Páscoa. Ensinar sobre esse assunto é uma grande responsabilidade, afinal, estamos preparando nossos alunos para a eternidade. OBJETIVOS

Este projeto tem por finalidade principal resgatar nas crianças a compreensão do real sentido da Páscoa, enfatizando Jesus como salvador e redentor. Tendo enfoque reflexivo sobre informações a cerca da origem dos símbolos adotados na comemoração atual da Páscoa com o que a Bíblia apresenta como verdade.
Objetivos Específicos

  • Conhecer o real sentido da Páscoa e a origem de sua comemoração;
  • Reconhecer Jesus como o personagem central da Páscoa;
  • Questionar os símbolos atuais da Páscoa, confrontando a sua origem e fundamentos em comparação a Páscoa apresentada na bíblia

PÚBLICO-ALVO

Alunos de educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental.

PERÍODO

Uma semana.

ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

A temática para a Semana Santa poderá envolver um clima de aventura, com investigações e descobertas. Um caminho interessante está na temática de caçadores de tesouros. O objetivo da caça ao tesouro será a procura de evidências que levem os alunos a encontrar o real sentido da Páscoa – Jesus
.
O cenário para a apresentação das histórias poderá ser composto por galhos de árvores, imitações de pedras e utensílios de escavação. Procurar criar um clima rústico, típico de ambiente de investigação arqueologica. Para uso diário, coloque em meio ao cenário, uma caixa com areia de tamanho médio para esconder os objetos que serão investigados durante a semana. O uso de músicas com esse tema dará um clima de aventura para a investigação. Apresentar um mapa típico de caçadores, com uma linha do tempo que leve ao tesouro maior (Jesus). Esse mapa será fixado em um lugar de destaque. As dadas presentes poderão ter referência nas datas que deram origem a alguns símbolos da Páscoa seguindo uma ordem decrescente.

Já as caixinhas de pedidos e agradecimento poderão ser baús de tesouros para todos os dias da semana chamar dois alunos para eles orarem pelos pedidos e agradecimento, se possível, os vista com peças que caracterize a caçada. Para contar a história, incentive os alunos a usar roupas de caçadores (arqueólogos), pois para dramatizar a história será necessário já que haverá diálogo entre um arqueólogo (contadora da história) e duas crianças que vão descobrir objetos ao escavar a caixa de areia.

O verso para memorizar de cada dia poderá ser escondido em algum lugar da classe ou capela. A criança que fizer a oração pelos pedidos e agradecimentos trará uma garrafa com um papel no seu interior, este será um mapa com a descrição (simples e rápida) que indicará a um aluno o local que está escondido o verso. O aluno, escolhido previamente, tentará descobrir o verso usando o mapa.

1 º Dia: Jesus, o doce mais saboroso

Verso bíblico do dia: (As Suas palavras)... são mais doces que o mel. Salmo 19:10

Chamar dois alunos para orar pelos pedidos e agradecimento, como já foi mencionado anteriormente, se possível vestir as crianças com peças que caracterize a caçada.

Dramatização: As crianças foram visitar sua tia na Páscoa, uma antropóloga que trabalha e mora no oriente, onde Jesus viveu. Ao chegar, as crianças começam a brincar de arqueólogos, escavando a areia da caixa que está no cenário e a discutir, querendo saber quem inventou o ovo de chocolate, o coelhinho da páscoa e esse feriado. A tia interrompe a conversa e sugere uma investigação, uma caçada em busca do real sentido da Páscoa.

As crianças continuam escavando a areia e descobrem ovos de galinha coloridos e perguntam o que eles significam. A tia começa a contar sobre as seguintes histórias:

  • Apresentar a origem da tradição de presentear as pessoas com ovos de chocolate;
  • Ressaltar o princípio pagão que deu origem a essa prática. Informar sobre o uso de ovos coloridos;
  • Apresentar Jesus como o doce mais saboroso que existe;
  • Contrastar os benefícios e os malefícios dos ovos de chocolate com o puro doce dos céus, Jesus.
(Professor) - Fale sobre a vida de Jesus aqui na terra e como ajudou as pessoas com ações e palavras, exemplificando com alguma história quando Jesus curou ou ajudou alguém. Um exemplo é a vida de Paulo, que provou do doce mais saboroso, Cristo, e mudou sua vida. Paulo passou a levar o doce nome de Cristo a outras pessoas.

Jesus é o saboroso doce da vida de muitos personagens bíblicos. Levar à criança a compreensão de que o doce que faz a diferença em nossa vida não é o ovo de chocolate, mas é Jesus em nossa vida.

Atividade manual do dia: Papiro feito com palitos de sorvete e com a imagem de Jesus com a frase: Jesus, o doce mais saboroso!
2 Dia: Porque coelhinho da páscoa e não ovelha?

Verso bíblico do dia: “Ele foi humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro de Deu foi levado ao matadouro; e não abriu e como ovelha muda perante seus tosquiadores, ele não abriu a boca.” Isaías

Repetir as atividades do 1 dia: oração pelos pedidos e agradecimentos e caça ao verso Bíblico.

Dramatização: As crianças estão brincando, de repente percebem um coelho. Levam ele até a caixa de areia e começam a escavar e descobrem uma figura de ovelha. Uma das crianças pergunta para a outra: - Por que coelhinho da páscoa? A outra criança afirma não saber, e diz que certa vez ouviu uma história sobre a páscoa em que a ovelha era um símbolo importante. As crianças resolvem conversar com a tia para descobrir qual é o símbolo correto.

A tia passa a narrar o tema do dia, discorrendo sobre:

  •  A origem do uso do coelhinho como símbolo da Páscoa. Apresentando aos alunos o seu vínculo ao paganismo;
  • Mostrar as crianças o motivo de não ser o coelhinho da páscoa um símbolo que Deus aprove;
  • Apresentar as características da ovelha, confrontando com as características que Jesus demonstrou aqui na terra para as pessoas a sua volta, por exemplo, mansidão, delicadeza, docilidade, obediência a Deus, serenidade, mesmo diante das dificuldades.

A seguir alguns exemplos:

  •  A ovelha é um animal que não tem mecanismo de defesa, sendo totalmente dependente de seu pastor. Jesus era totalmente dependente de Deus, orava constantemente;
  •  A ovelha produz lã continuamente, sempre está fazendo algo para o seu pastor, fazendo uso do princípio de transbordar a alegria dos cuidados recebidos. Jesus não parou de produzir lã, sempre tinha algo bom para oferecer a alguém;

  • As ovelhas se alimentam somente de grama verde e fresquinha, não se alimentam com coisas que fazem mal a saúde. As ovelhas de Cristo precisam se alimentar da palavra de Deus, assim como Jesus o fez;
  • A ovelha conhece a voz do seu Pastor. Jesus conviveu tanto com Deus que a voz dEle era facilmente reconhecida;
  •  Apresentar Jesus como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo;
  • Usar como base Isaias 53, o qual descreve Jesus.

Atividade manual do dia: Montar uma ovelha usando pratinho descartável, ou uma lembrancinha feita de pipoca.

3 Dia: A páscoa do Egito

Verso bíblico do dia: “E certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Isaias 53:4

Novamente repetir a escolha de alunos para fazer a oração pelos pedidos e agradecimentos e para serem voluntárias, seguindo mapa do dia a procura do verso bíblico.

Dramatização:  As crianças estão brincando na caixa de areia, quando a tia chega com um pedaço de madeira manchado de tinta vermelha. As crianças vão para perto dela e perguntam o que é aquilo. A tia começa a falar que é algo que tem haver com a Páscoa. As crianças ficam curiosas e pedem que ela conte a história.

  • Narre a história da escravidão no Egito de forma breve. Apresente o sofrimento do povo e a necessidade de serem libertos da escravidão;
  • Demonstre a atuação de Deus ao enviar as pragas, não se prendendo muito. Preocupe-se com a última praga e a instituição da Páscoa, pois esse é o foco principal;
  • Leve folhas amargas para as crianças provarem e pão sem fermento e  explique o que significa cada um desses símbolos;
  • Conte sobre a ovelha e o sangue nos umbrais das portas das casas. O seu objetivo e o simbolismo;
  • Apresente Jesus como Aquele que deseja nos libertar da escravidão do pecado. Ele é o cordeirinho que foi morto para impedir que a gente morra por causa do pecado;
  • Faça um coração grande e no meio fixe a figura de uma porta. Diga às crianças que Jesus quer marcar a porta do nosso coração com seu sangue para nós libertar do pecado.

Atividade manual do dia: Coração feito com E.V.A ou papel cartão com uma porta no meio. A criança deverá pintar o umbral da porta com guache.

4 Dia: A verdadeira páscoa e a santa ceia

Verso bíblico do dia: “Ele não esta aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde jazia.” Mateus 28:6

Repetir as atividades dos outros dias: oração pelos pedidos e agradecimentos e caça ao verso bíblico.
Dramatização: As crianças escavam a areia e descobrem um papiro antigo dentro de uma jarra de barro, eles levam para a tia e pedem para ela ler para eles. No papiro está escrita a história da Santa Ceia até a morte de Jesus na cruz. Quem escreveu foi um empregado da casa onde Jesus fez a ceia. Projete a história com cenas para exemplificar.
Veja o exemplo aqui:


Monte uma mesa para exemplificar a ceia do Senhor. Se possível envolva os próprios alunos no cenário. Os vista com jalecos feitos de TNT com cores diferentes ou mesmo lençóis e fale sobre a santa ceia, apresentando o simbolismo de cada um dos fatos ocorridos na ceia do Senhor.

Ao apresentar os utensílios utilizados na ceia de Jesus, explique o objetivo de cada ação de Jesus durante a ceia através da narrativa da história e peça que dois alunos encenem a cerimônia do lava pés (se possível entregue aos alunos um cálice de suco de uva e pão sem fermento para provarem, ressaltando a santidade da cerimônia da santa ceia).

No cenário de hoje, 4º dia, monte uma cruz para simbolizar o sacrifício, a traição e a morte na cruz.
Atividade manual do dia: Como atividade prática, ofereça um retângulo vermelho para que as crianças construam a mesa da santa ceia com desenhos.

Dramatização Final: Após contar sobre a morte de Jesus na cruz, as crianças que participaram da história ficam tristes e perguntam para a tia porque a história de Jesus acabou tão triste. A tia fala que a história ainda não acabou e ela conta sobre a ressurreição de Jesus.


CULMINÂNCIA

Ao finalizar a dramatização, pegue um baú de tesouro capaz de caber uma coroa, nele coloque uma coroa e a figura de Jesus. Prepare com antecedência uma coroa para cada criança. Abra o baú e retire a figura de Jesus e diga que encontramos o real significado da Páscoa, Jesus. Retire a coroa de exemplo que está no baú com os seguintes dizeres “Jesus é a minha Páscoa”. Finalize com uma oração e entregue uma coroa para cada aluno que participou da semana de oração.

Por Luana Talita Manfrini da Silva

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