Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de outubro 9, 2011
Quem fez isso, deve ser alguem que tem muita imaginação. PRA ANIMAR O DIA ... EU USO FACA, O JOSÉ SERRA. EU JOGO NA QUINA, O AYRTON SENNA EU DISSE "MEU DEUS!", O OSWALDO CRUZ. EU QUERO GUERRA, A BÁRBARA PAZ EU QUEBRO PRÉDIOS, A TATI QUEBRA BARRACO EU FALO BONITA, O MIGUEL FALABELA EU GOSTO DO BATMAN, O LUCIANO HULCK EU SOU BRASILEIRO, O RENATO RUSSO. EU NÃO ESTIVE, MAS A ADRIANA ESTEVES EU GOSTO DO CHAPOLIN, O HUGO CHAVEZ EU ANDO DE ONIBUS, O JAMES BOND EU PINTO RETRATO, O JANIO QUADROS EU BEBO CAFÉ, A CLAUDIA LEITE EU USO SHAMPOO SEDA, O ÉRIC JOHNSON EU COMO MAÇÃ, A DANI BANANINHA EU NÃO FAÇO, MAS A BETH FARIA O MEU ACORDA TARDE, O SEU MADRUGA EU GOSTO DE CEREJA, A CAMILA PITANGA EU GOSTO DE VINHO TINTO, A DEBORA SECO EU NÃO QUERIA, MAS A CASSIA KISS EU ME CASO ANO QUE VEM A MARJORIE ESTIANO EU ANDO DE GOL, O DEDÉ SANTANA EU TORÇO PELO FLAMENGO, A ANA BOTAFOGO EU JOGO NO VASCO, O SILVIO SANTOS. E
Dia Nacional do Livro Infantil Assessoria Pedagógica: Língua Portuguesa - Projetos Externato Alfredo Backer   Projeto: Montagem de uma peça teatral a partir da leitura de uma história. Título do projeto: Quando a história leva à fantasia e a fantasia à representação. Tema: Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril – data do nascimento de Monteiro Lobato). Duração do projeto: aproximadamente um mês. Projeto interdisciplinar: Língua Portuguesa, História, Geografia, Arte, Dramatização, Música e Informática. Discuta com os alunos a elaboração do projeto. Converse sobre os temas que serão desenvolvidos: • O papel da literatura infantil e a importância de escritores de literatura infantil, como Monteiro Lobato. • A biografia de Monteiro Lobato – Recomende que explorem e busquem informações interessantes sobre Monteiro Lobato. • Ressalte a necessidade do envolvi
Leitura de fábulas Assessoria Pedagógica: Língua Portuguesa - Projetos Objetivos Promover atividades que desenvolvam a habilidade de: Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica do gênero e suporte; Construir um conjunto de expectativas (pressuposições antecipadas do sentido, da forma e da função do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre gênero, suporte e universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc); Ler, de maneira autônoma, textos de gêneros e temas com os quais tenha construído familiaridade; Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica do gênero e suporte. Temas transversais Ética: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valo
Cantinho da leitura Assessoria Pedagógica: Língua Portuguesa - Projetos Objetivos Criar nos alunos o hábito da leitura por meio do contato com histórias infantis. Mostrar para a criança a importância de saber ler e suas utilidades no dia-dia. Possibilitar um ambiente prazeroso para a leitura. Proporcionar pela socialização produções de textos orais junto aos colegas. Temas Transversais Ética: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas. Saúde: importância da conservação da saúde mental. Pluralidade Cultural: diferentes formas de transmissão de conhecimento nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha. Literatura e tradição: línguas, dialetos e variações lingüísticas. Material a ser ut
Como trabalhar com Poemas Assessoria Pedagógica: Língua Portuguesa - Projetos Objetivos Valorizar os conhecimentos prévios do aluno, capacitando-o a expressar idéias, sentimentos e opiniões. Estabelecer a comparação direta entre dois tipos de texto: o literário (no caso, o poema) e o informativo, juntamente com a impressão causada por eles (cada um deles). Levar o aluno a refletir e entender que a leitura pode ser fonte de informações, de prazer e de conhecimento. Capacitar o aluno a identificar os pontos mais relevantes de um poema. Perceber as propriedades da escrita: letras como representação de fonemas, direção da escrita, combinação das letras, formas e tipos de letras. Expressar seus sentimentos, experiências, idéias e opções individuais através de poemas. Temas Transversais Ética: diálogo, respeito mútuo, solidariedade, cooperação. Uso e valoriza