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Mostrando postagens de agosto 22, 2011

Folclore - Danças populares

Bumba-meu-boi É cantado e dançado em quase todo o Brasil, principalmente no Norte e Nordeste , na época do Natal ou nas festas de junho. Tem vários nomes, de acordo com o estado a que pertencem: boi-bumbá, boi-de-reis, boi-de-mamão. É uma dança dramática popular, cuja narrativa gira em torno das peripécias, morte e ressurreição de um boi, figura principal da dança. São muitos os personagens dessa história. É comandada pelo Capitão, e traz, além do Boi, gente, animais e “fantásticos”: o Diabo, o Caipora, o Morto-Carregado-Vivo. Há também o Valentão, o Padre, o Mané-gostoso, o Fiscal e muitos outros. As cantigas e versos são acompanhados pela orquestra de instrumentos populares , como o pandeiro, a zabumba (tambor) e o ganzá (reco-reco). Fontes do conteúdo sobre Folclore: Aprendendo Arte , de César Coll e Ana Teberosky. Editora Ática. Arte Popular . Enciclopédia Fundamental, MEC, MOBRAL, Editora Renes.

Folclore - Danças populares

Boi-bumbá de Parintins Boi-bumbá é o bumba-meu-boi da região amazônica, e exibe-se na época de São João. A cidade de Parintins foi fundada no século XVIII e está localizada no Amazonas. Hoje, ela é a segunda cidade do estado, famosa pelas festas do boi-bumbá . Nos últimos anos, cada vez mais turistas do estado e de outras regiões do Brasil vão a Parintins em junho, para assistir à competição entre os dois bois tradicionais, o Caprichoso e o Garantido , que se distinguem pelas cores azul e vermelho. Consiste na apresentação de um boi de pau ou pano, levado por duas pessoas, pai Francisco (preto velho) e Mãe Catirina, sua mulher. Dois ou três cavalos e uma orquestra de rabecas e cavaquinhas acompanham o boi. Também participam pessoas representando um fazendeiro; sua mulher; sua filha; vaqueiros; o feitor Cazumbá , outro preto velho, amigo de pai Francisco; mãe Guimã , mulher de Gazumbá; diretor dos índios; doutor curador; um padre; o sacristã

Folclore - Danças populares

Marujada, Chegança ou Fandango Marujada é um bailado executado por homens, por ocasião do Natal, Reis, Carnaval e São João, em São Paulo. Recebe designações diferentes em cada região, como, chegança no Nordeste, e fandango, no Rio Grande do Sul. Conta a história de um navio, a nau catarineta, que navegou por sete anos sem parar. Como a comida acabou, sortearam um para ser devorado pelos outros. A sorte é que um marinheiro avista terra, salvando a todos.. Chegando à terra, agradeceram juntos à Nossa Senhora. A música e a dança, algumas originárias de Portugal, são acompanhadas por instrumentos de cordas , como a viola, na região litorânea, a rebeca, pandeiro, gaita, cavaquinho e outros. O fandango usa muito o sapateado e o palmeado rítmico no sul. No Nordeste, a chegança pode ser uma dança dramática, com temas relacionados ao mar e personagens vestindo uniformes de marinheiros. A primeira representação realizou-se no teatro Carlos Gomes,
Carimbó Música e dança características do Pará . Homens e mulheres dançam num grande círculo, fazendo figurações, giros com diferentes movimentos. O canto e os instrumentos de percussão acompanham a dança. Utilizam os instrumentos de percussão: dois carimbos, pandeiro, ganzá, maracá e reco-reco; de corda: banjo e cavaquinho; e de sopro: flauta e saxofone. Fontes do conteúdo sobre Folclore: Aprendendo Arte , de César Coll e Ana Teberosky. Editora Ática. Arte Popular . Enciclopédia Fundamental, MEC, MOBRAL, Editora Renes. Coleção Eu Gosto , de Célia Passos & Zeneide Silva. Editora IBEP. Coleção Horizontes , de Antônio de Siqueira Silva & Rafael Bertolin, Editora IBEP. História, costumes e lendas , Brasil. Editora Três. Tradições Brasileiras . Enciclopédia Fundamental, MEC, MOBRAL, Editora Renes.

Folclore - Danças populares

Frevo O frevo apareceu na cidade de Recife, em Pernambuco , no final do século XIX e começo do século XX. A música e a dança tipicamente populares no Nordeste originaram-se das músicas que as bandas militares e fanfarras tocavam nos desfiles de rua. A palavra frevo vem de ferver , ou “frever” , devido à impressão que dava ver a multidão dançando no carnaval. A origem dos passistas que dançam na frente da banda instrumental veio dos capoeiras , que vinham à frente das bandas marciais executando passos para provocar os grupos inimigos. A sombrinha , substituindo as armas usadas pelos capoeiras, tornou-se um adereço da dança, ajudando no movimento dos dançarinos. O frevo possui três estilos bem definidos: * frevo de rua , o mais conhecido, de ritmo agitado, com músicas sem letras e acompanhamento de orquestra de metais, pistões e trombones; * frevo-canção , também de ritmo agitado e música com letra, interpretada por um cantor (ou cantora) acompanhado por um conjunto d

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Literatura afro-baiana: um olhar sobre a África e a Bahia LITERATURA AFRO-BAIANA: UM OLHA SOBRE A ÁFRICA E A BAHIA Projeto Pedagógico de caráter conclusivo do Curso de Formação para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras, apresentado como requisito parcial ao CEAO- Centro de Estudos Afro-Orientais, órgão suplementar da Universidade Federal da Bahia para obtenção de certificação. Orientadora: Profª Mestra Rosana Falcão Lessa Rafael Jambeiro- 2011 SUMÁRIO: 1. PROJETO/TEMA:...............................................................................................04 2. PROFESSORA RESPONSÁVEL:....................................................................04 3. TEMAS:................................................................................................................04 4. DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:..........................................................................04 5. PREVISÃO DE DURAÇÃO:.................................