Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de agosto 16, 2011
Área: Português Atividade: Criação de uma reportagem Objetivos Conhecer a estrutura da reportagem e desenvolver a capacidade de escrita no nível culto da linguagem. Introdução A publicação de uma reportagem implica trabalho de pesquisa, capacidade de seleção de informações e de organização textual. Atividades de pré-leitura. Perguntar aos alunos o que entendem por “reportagem”. Solicitar que exponham algumas que viram na TV e acharam interessante. Pedir que falem a respeito de reportagens lidas em revistas ou jornais. Atividades de leitura. Pedir à classe que leia o texto. Depois, por meio de perguntas, permitir que os alunos percebam a estrutura de uma reportagem: Do que trata o texto? Qual é o título? Há subtítulo? De onde foi retirado o texto? No corpo do texto, quantos subtítulos há? Quais são? Que pessoas são citadas no texto? Por quê? Que informações interessantes o texto trouxe para você? Dizer aos alunos que o texto tem a estrutura de uma reporta
rea: Português Atividade: Criação de uma reportagem Objetivos Conhecer a estrutura da reportagem e desenvolver a capacidade de escrita no nível culto da linguagem. Introdução A publicação de uma reportagem implica trabalho de pesquisa, capacidade de seleção de informações e de organização textual. Atividades de pré-leitura. Perguntar aos alunos o que entendem por “reportagem”. Solicitar que exponham algumas que viram na TV e acharam interessante. Pedir que falem a respeito de reportagens lidas em revistas ou jornais. Atividades de leitura. Pedir à classe que leia o texto. Depois, por meio de perguntas, permitir que os alunos percebam a estrutura de uma reportagem: Do que trata o texto? Qual é o título? Há subtítulo? De onde foi retirado o texto? No corpo do texto, quantos subtítulos há? Quais são? Que pessoas são citadas no texto? Por quê? Que informações interessantes o texto trouxe para você? Dizer aos alunos que o texto tem a estrutura de uma reportagem
Área: Português Atividade: Palavras de origem indígena – Ortografia Objetivos Ampliar o conhecimento histórico sobre a formação da língua portuguesa e a ortografia de palavras de origem indígena. Introdução O português, hoje língua majoritária e oficial do Brasil, derivado do latim, sofreu, em sua formação, influência de diversas outras línguas que eram aqui faladas antes de Cabral. Os índios brasileiros de diversas etnias falavam mais de mil línguas. Os portugueses, por necessidade de contato com os índios, aprenderam a chamada língua geral (nheengatu), comum a todos, originada do tupinambá. O português só foi instituído como língua oficial em 1758, pelo Marquês de Pombal. 1. Atividades de pré-leitura. Perguntar aos alunos se conhecem nomes de pessoas e de lugares que tenham origem indígena (pessoas: Araci, Guaraciaba, Iracema, Jaci, Moema, Ubirajara; lugares geográficos: Guanabara, Itatiaia, Paraíba, Paquetá, Ubatuba). 2. Atividades de leitura. Ler o t
Área: Português Atividade: Língua e dialetos Objetivos Desenvolver a consciência de que a língua é um processo dinâmico, em constante evolução. Introdução A língua portuguesa sofreu influência de numerosas outras com que esteve em contato. Por isso, muitas palavras estrangeiras foram incorporadas ao léxico português. Você conhece algumas? Qual seria a origem das palavras uísque (inglesa) e pizza (italiana). Perguntar se conhecem palavras japonesas que já se incorporaram ao léxico ou que já são comuns no nosso cotidiano (karaoquê, sashimi, hashi, shoyo). E italianas? (violino, viola, violoncelo, piano, corneta, macarrão, tchau) E árabes? (álgebra, algodão, almofada, alvoroço) Se houver possibilidades, pedir levantamento de palavras estrangeiras já incorporadas no léxico português. Apresentar aos alunos a biografia de Alexandre Marcondes Machado, vulgo Juó Bananère, curioso poeta paulista que escrevia no “patois” falado pela colônia italiana do Brás, Bela
Área: Português Atividade: Expressão oral de natureza dissertativa Objetivos Ampliação da capacidade de elocução formal de natureza dissertativa. Introdução Para que o aluno tenha o que dizer, é preciso motivá-lo a partir de um assunto ou tema que faça parte de sua realidade. O tratamento dado à velhice merece reflexões e coleta de opiniões. Atividades de pré-leitura. Vocês conhecem algum documento que fale dos direitos e deveres dos cidadãos (Constituição Brasileira, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Declaração Universal dos Direitos da Criança)? O conhecimento ou desconhecimento desses documentos melhora o modo de viver dos envolvidos? Vocês se lembram de algum comercial ou programa de TV em que apareçam pessoas velhas? Como elas são caracterizadas? Vocês vêem alguma vantagem em ser velho Atividade de leitura. Relacionar o texto às respostas das atividades de pré-leitura. Atividades de produção de texto. Sugerir temas para discussão. (A
Área: Português Atividade: Entrevista - elementos conceituais e afetivos do sentido Objetivos Desenvolver a comunicação escrita, oral e exercitar a criatividade. Introdução Você sabe qual é a verdadeira maionese? Quem é que tem energia que dá gosto? Você contrataria alguém que não fosse uma Brastemp para um trabalho muito bem remunerado? Atividades de pré-leitura. Perguntar aos alunos o que sabem sobre a vida de Machado de Assis. Explorar os aparentes problemas do autor: ser negro, pobre, gago e epilético. Realçar suas qualidades de escritor. Pedir aos alunos que respondam às questões da Introdução. Ressaltar que o slogan apela diretamente às paixões, aos sentimentos, ao entusiasmo por uma idéia ou produto. Rememorar slogans famosos citando só o início. Ex.: Tomou ....... (Doril) a dor sumiu. Indagar o porquê de terem na memória tais slogans e qual o efeito pretendido por eles (dar valor de verdade). Atividades de leitura. Ler o texto e comentar co
Área: Português Atividade: Influência africana na língua portuguesa e características ortográficas Objetivos Conhecer as contribuições africanas para a língua portuguesa, reconhecer alguns vocábulos herdados e seu significado. Introdução A necessidade de braços que trabalhassem a terra trouxe ao Brasil, logo depois do descobrimento, os negros do grupo guineano-sudanês (Guiné e Sudão Oriental) e banto (África Austral). Das línguas que falavam destacam-se o nagô ou ioruba (grupo sudanês), que se irradiou na Bahia, e o quimbundo (grupo banto) difundido em Pernambuco e outros estados do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Atividades de leitura. Discutir o texto com os alunos e explorar as características dos grupos e sua importância para a cultura nacional. Reconhecimento e ampliação do vocabulário: Informar aos alunos que o português do Brasil incorporou muitos vocábulos das línguas africanas. Para testar o conhecimento prévio (e informar), per
Área: Português Atividade: Características do texto biográfico Objetivos Ampliar a capacidade de pesquisa, seleção e ordenação de dados para redação de biografia. Introdução A atividade pretende que o aluno ganhe autonomia e confiança para ampliar conhecimentos sobre um determinado tema ou pessoa e que entenda a necessidade de um trabalho organizado para a realização desse objetivo. Atividades de pré-leitura. Em conversa informal, fazer um levantamento, com os alunos, dos heróis, ídolos e figuras importantes no Brasil. Perguntar o porquê de serem famosos ou importantes e discutir os motivos que fazem um homem sair do lugar comum e ganhar status de gênio, herói, ídolo etc. Explicar que uma biografia é uma coleta de dados referentes a uma pessoa. É importante, pois nos ajuda a saber como e por que tornou-se famosa, quem ou que  influenciou em suas realizações, como pensava o mundo, como viveu e como morreu (se for o caso). Atividades de leitura. Solicitar,
Área: Português Atividade: A noite do rap Objetivos Produzir textos de diferentes tipos e gêneros, para diferentes interlocutores, em diferentes situações e condições de produção. Introdução O que é cultura hip-hop? Você conhece cantores de rap? Considera o rap uma expressão da cultura brasileira? E a dança de rua? Atividades de pré-leitura. Perguntar: O que sabem sobre a cultura hip-hop? (Movimento cultural, que surgiu no início da década de 1970, nas comunidades afro-americanas, e divulgou os MC - raps -, DJ, grafitti e breaking (dança de rua). Se possível, pedir que tragam informações mais detalhadas sobre as origens e desenvolvimento dessa cultura e, também, CDs, letras dos raps, para a sala tomar conhecimento. Atividades de leitura. Ler o texto com os alunos. Pedir que retirem do texto as gírias. Informar que a gíria é parte integrante da língua: denota o meio de comunicação de um grupo e o identifica. Esclarecer que a gíria é efêmera e que, por i
Área: Português Atividade: Figuras de linguagem Objetivos Ampliar o conhecimento sobre os recursos poéticos e as figuras de linguagem. Introdução Com que se parece uma gravata? E o inverno? É verdade que um cidadão sem gravata é como sopa sem sal? Atividades de leitura. Depois de discutir o aspecto alegre e crítico do texto, solicite que: observem como Tom Zé explora as rimas no poema (laçou/enforcou, gravata/lata, degradação/palavrão, moral/sal, inclinado/duplicado, manejar/alegrar, autopunição/coração), os versos que rimam não são regulares. observem que o poeta poderia construir versos assim: "Um cidadão sem gravata É COMO uma coroa sem lata;/ é COMO um grande palavrão". Eles criaria relações de semelhança por meio de COMPARAÇÃO. Pedir aos alunos que completem, livremente, as seguintes comparações: • A barriga do padeiro PARECE _____________. • Tua voz ME LEMBRA __________________. Mostrar que essas são formas de comparação, usuais na linguag
Área: Português Atividade: A descrição - universo afetivo das personagens Objetivos Ampliar a capacidade de leitura do texto não verbal e a sensibilidade para produzir textos descritivos (físicos, de ações e psicológicos). Introdução Descrever é um exercício que exige capacidade de observação, sensibilidade para a percepção dos detalhes relevantes e ordenação espacial e temporal. A atividade pretende acentuar essas habilidades dos educandos e a criação de textos coesos e coerentes a partir de uma obra de arte. Atividades de pré-leitura. Entregar o texto a um único aluno e pedir que, à medida que observa o quadro, vá relatando o que vê e sente para os demais alunos. Incentivar o aluno com perguntas sobre tonalidades do quadro, cheiros e barulhos possíveis, características singulares do cenário; detalhes, tempo e espaço em que ocorreu o que se vê no quadro. Atividades de leitura. Mostrar a pintura para toda a sala. Colher impressões sobre a idéia que forma
Área: Português Atividade: Estudo de texto de informação. Produção de anúncio. Objetivos Reconhecer as características de um texto de informação. Introdução Pergunte se há alunos na salas que já tenham trabalhado no carnaval, ou em outras festas. Será que imaginam quantas pessoas trabalham nesse período? Estudo do contexto de produção: Pedir aos alunos que, depois da leitura do texto, respondam: Quem é o autor do texto? Qual é seu objetivo ao escrever o texto? Qual é seu papel social? Para quem o autor escreveu o texto? Com que propósitos o autor escreveu o texto? Este é um texto literário? Um texto de opinião? Um texto de informação? Por onde este texto circula? Poderia estar numa revista em quadrinhos? Numa narrativa mítica? Num jornal de grande circulação? Num livro de poesias? Na Internet? Por quê? Análise da organização interna: Que tipo de informações o texto apresenta? De que forma as diferentes informações são apresentadas para o leitor
Área: Português Atividade: Teatro em sala de aula Objetivos Estimular a criatividade, o interesse e o espírito crítico; incentivar a leitura, a expressão oral e a integração da classe. Introdução Você já pensou em representar? Ou prefere criar cenários ou figurinos para uma peça de teatro? Gostaria de dirigir atores? Iluminar? Há espaço para esses trabalhadores no mundo mágico do teatro. Ler o texto com os alunos e acentuar as características dramáticas obtidas pela descrição e narração das cenas. Discutir o texto: quem é o autor, em que época o texto foi escrito, quando foi editado e por quem, quem são as personagens principais, que problemas enfrentam, como se desenvolve o enredo, que temas abordam, entre outras questões. Dê noções gerais de teatro: pergunte aos alunos como seria o cenário em que as ações se dão. Como fariam para reproduzi-la em um espaço como a sala de aula? Informar que essa é uma atribuição do cenografista. Haveria música de fundo? De
Área: Português Atividade: Teatro em sala de aula Objetivos Estimular a criatividade, o interesse e o espírito crítico; incentivar a leitura, a expressão oral e a integração da classe. Introdução Você já pensou em representar? Ou prefere criar cenários ou figurinos para uma peça de teatro? Gostaria de dirigir atores? Iluminar? Há espaço para esses trabalhadores no mundo mágico do teatro. Ler o texto com os alunos e acentuar as características dramáticas obtidas pela descrição e narração das cenas. Discutir o texto: quem é o autor, em que época o texto foi escrito, quando foi editado e por quem, quem são as personagens principais, que problemas enfrentam, como se desenvolve o enredo, que temas abordam, entre outras questões. Dê noções gerais de teatro: pergunte aos alunos como seria o cenário em que as ações se dão. Como fariam para reproduzi-la em um espaço como a sala de aula? Informar que essa é uma atribuição do cenografista. Haveria música de fundo? De qu
Área: Português Atividade: Teatro em sala de aula Objetivos Estimular a criatividade, o interesse e o espírito crítico; incentivar a leitura, a expressão oral e a integração da classe. Introdução Você já pensou em representar? Ou prefere criar cenários ou figurinos para uma peça de teatro? Gostaria de dirigir atores? Iluminar? Há espaço para esses trabalhadores no mundo mágico do teatro. Ler o texto com os alunos e acentuar as características dramáticas obtidas pela descrição e narração das cenas. Discutir o texto: quem é o autor, em que época o texto foi escrito, quando foi editado e por quem, quem são as personagens principais, que problemas enfrentam, como se desenvolve o enredo, que temas abordam, entre outras questões. Dê noções gerais de teatro: pergunte aos alunos como seria o cenário em que as ações se dão. Como fariam para reproduzi-la em um espaço como a sala de aula? Informar que essa é uma atribuição do cenografista. Haveria música de fundo? De qu
Área: Português Atividade: Receita poética Objetivos Transformar texto instrucional em poema. Introdução Você sabe a receita para formar um péssimo cidadão? Quantas xícaras de desrespeito são necessárias? Quantos gramas de preconceito? Quantas colheres de má educação? Ler as receitas com os alunos. Verificar quais conhecem e quais desconhecem. Quem já saboreou as receitas pode comentar o que achou. Se alguém souber fazer uma delas, pode-se solicitar à classe os ingredientes e, num dia especial, prová-la, num jantar coletivo. Mostrar que as receitas são textos instrucionais, que precisam ser cuidadosamente ordenados, para evitar erros na execução da tarefa. Ler com os alunos, na íntegra, o texto Feijoada à minha moda , de Vinícius de Moraes (facilmente encontrado na Internet). Estes são alguns fragmentos: Feijoada à Minha Moda (Melhor do que nunca!) este poeta/ Segundo manda a boa ética/ Envia-lhe a receita (poética)/ De sua feijoada completa/ Em atenção ao
Área: Português Atividade: Jogos de alfabetização: reconhecimento das vogais Objetivos Reconhecer as vogais de uma palavra; desenvolver a oralidade. Introdução É importante que os alunos reconheçam as vogais em uma palavra. O jogo, a seguir, trabalha a competência dos alunos no reconhecimento das vogais, permitindo sua variação com as consoantes também. Ler o texto com os alunos e perguntar se conhecem a festa descrita no texto. Questionar: por que nem tudo é só festa? Que tipos de empregos são gerados num evento como o de Barretos? Se você fosse o prefeito de Barretos, que tipo de investimento faria na cidade para melhor atender os visitantes da festa? E para a população local? Jogo do TCHAN, TCHEN, TCHIN, TCHON, TCHUN. Pedir a seis alunos que escolham uma palavra do texto e a escrevam no quadro. A seguir, pedir a um aluno que leia uma das seis palavras, de acordo com as instruções a seguir. Instruções: A palavra será soletrada, mas não serão dit
Área: Português       Atividade: Anglicismos Objetivos Examinar alguns anglicismos que foram incorporados pelo português do Brasil. Introdução Pergunte a seus alunos: Vocês vão ao clube? Jogam futebol? Tomam lanche à tarde? Já usaram biquíni? Não conseguem abandonar a calça jeans? O português se forma também pelo acréscimo de palavras estrangeiras. Ler o texto com os alunos. Perguntar o que se entende por “jargão”. (Linguagem corrompida). Comentar o humor de Veríssimo. O autor vale-se de estrangeirismos para provocar o riso. Informar que, em todas as épocas, o contato de povos de culturas e línguas diferentes resulta numa circulação de hábitos, tecnologias e artefatos que são recebidos com seu respectivo vocabulário. Damos o nome de anglicismos às palavras e às construções que o português assimilou do inglês. Pedir que os alunos relacionem anglicismos referentes ao futebol (anti-doping, pênalti, córner, off side, beque, drible), à música (jazz, swing, re
Área: Português Atividade: Jogos de alfabetização: as letras nas palavras Objetivos Ampliar a capacidade de grafar corretamente vocábulos com Ç e J. Introdução Como está a memória de seus alunos? Quantas palavras conseguem relacionar que sejam escritas com a letra J? E com Ç? Convide-os a entrar no jogo e mostrarem suas capacidades! Ler o texto e discutir com os alunos se já existem movimentos ou quais poderiam ser criados, em sua região para possibilitar ampliação dos empregos para jovens de baixa renda. Jogo da ortografia: Pedir aos alunos que procurem no texto, palavras escritas com Ç (atuação, gravação, adereços, preços). Pedir a um aluno que escreva no quadro as palavras que encontrou. Escrever, então, uma outra palavra retirada do texto (para os propósitos desta atividade, poderia ser “jovens”). Estipular um tempo para que encontrem no texto as palavras que possuam J (cujo, projeto, loja, juvenil). Pedir aos alunos que escrevam três frases que
Área: Português Atividade: O texto Instrucional Objetivos Desenvolver a habilidade de uso da língua em situações comunicativas diversificadas. Introdução Será que seus alunos conseguem ordenar direitinho uma receita de bolo? E ensinar as regras para um jogo de cartas? Atividade de Leitura: discutir o texto com os alunos. Mostrar, por meio dele, a importância social da escrita. A escrita fixa uma idéia ou informação no tempo. Perguntar aos alunos se têm uma “receita de família” que, pela escrita, poderia ser transmitida às próximas gerações. Atividade de Produção de Textos: Pedir a um aluno que se levante e siga os comandos que serão dados por um colega para que se dirija até a porta, abrindo-a. Informe que só poderá mover-se a partir das ordens do colega. Aquele que comanda, portanto, não poderá pular etapas (Ex.: Dê cinco passos para frente, vire à direita, dê dois passos em direção à porta, pare, levante a mão direita até a altura da cintura, abra
Área: Português Atividade: Jogo dos campos lexicais Objetivos Reconhecer dubiedade em frases em português e ampliar o vocabulário. Introdução Seus alunos sabem o que é léxico? Pergunte que palavras lhes vêm à mente quando ouvem o vocábulo “carnaval”? E quando ouvem “obra de arte”? O que sabem sobre Volpi e Elifas Andreatto? Atividades de Pré-Leitura: Solicitar respostas às perguntas da introdução: Léxico é o conjunto de palavras de uma língua. Dentro desse conjunto podem-se observar “campos lexicais”, subconjuntos formados por palavras pertencentes a uma mesma área de conhecimento ou interesse. Por exemplo, no campo lexical do Direito, poderíamos incluir as seguintes palavras: advogado, juiz, mandado, arrolamento, custas, emolumentos, agravo, alçada, ementa, etc. – Futebol: gol, pênalti, escanteio, zagueiro, trave, bola, etc. Ouvir as palavras relacionadas pelos alunos para os termos “carnaval” e “obra de arte”. Atividades de Leitura: Pedir inferênci
Área: Português Atividade: Cultura, fala e provérbios Objetivos Compreender a concepção de cultura, língua e fala. Introdução Pergunte à turma: Por que alguns querem ser cowboys e não caipiras? Podemos chamar a prática de soltar balões de cultura, mesmo sendo proibida por lei? Ler o texto com os alunos. Observar a forma bem-humorada de construção da concepção de cultura. Dar respostas para as perguntas da introdução (observar a pluralidade cultural e sua influência na fala e no pensamento das pessoas. Observar que determinadas práticas culturais podem ser nocivas ao próprio homem, além de proibidas por lei, como soltar balões). Dentre os elementos culturais, estão a língua e a fala. Língua é o meio de comunicação verbal de um grupo de pessoas. Fala é o uso individual da língua. Perguntar se os provérbios são culturais (são fundamentais na sabedoria popular). Uma famosa canção de Chico Buarque (Bom Conselho) subverte os provérbios: Espere sentado

EJA

Área: Português Atividade: A descrição – a realidade objetiva e subjetiva Objetivos Identificar, em textos, vários elementos estruturais da descrição. Introdução Pergunte aos alunos: Vocês já visitaram uma estação de trem? Lembram-se do cheiro? Da iluminação? Havia um relógio no final do corredor? E o piso? Rangia a seus pés ou era ladrilhado? Um bom observador descreve bem o que viu e o que vê. Vocês se consideram bons observadores? Ler o texto com os alunos e acentuar as características descritivas. Comentar o poder da industrialização versus as atividades manuais. Pedir aos alunos que encontrem no texto o momento em que o autor descreve o processo de produção da farinha de mandioca. Pedir que, oralmente, um deles reproduza para a classe o trecho solicitado e diga os detalhes dessa tarefa. Informar que é pela faculdade da observação que distinguimos as características particulares do que observamos. Traduzir essas imagens em palavras é descrever
Suas Imagens no Photobucket Agora você pode personalizar suas imagens, inserir glitters, fazer montagens e muito mais com o photobucket. Além de tudo isso você pode montar um álbum online com as fotos que você mais gosta. Pode também mandar as imagens no orkut e muito mais. Veja abaixo como desfrutar de tudo isso. Utilize o opção acima para logar ou se cadastrar no photobucket ou utilize a tradução abaixo para se registrar e criar seu álbum online: Image Hosting 1º Entre aqui. O site está em inglês, use a explicação traduzida abaixo. Username: (Nome de Usuário) Choose password: (Escolha uma senha) Re-type password: (Repita a senha) Após isso clique em Next Step (Próximo passo). - First name: (Nome) Last Name: (Sobrenome) Email: Gender: (Escolha Male para Masculino e Female para Feminino). Birthday: (Aniversário) Mês / Dia / Ano Zip / Postal Code: (Seu CEP) Em seguida digite os carácteres da imagem em Re-type it here e pronto. Já pode utiliza
Mensagens para Orkut - Mensagens Religiosas
"O perdão é uma estrada de mão dupla. Sempre que perdoamos alguém, estamos também perdoando a nós mesmos. Se somos tolerantes com os outros, fica mais fácil aceitar nossos próprios erros. A partir daí, sem culpa e sem amargura, conseguimos melhorar nossa atitude diante da vida." (Paulo Coelho) Frases e Mensagens - Frases de Sabedoria
"A oportunidade para os grandes atos pode nunca chegar, mas a oportunidade para as boas ações se renova dia a dia". (F. W. Faier) Frases e Mensagens - Frases de Sabedoria