Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de agosto 11, 2011

Planejamento Mensal - 9º ANO/ FUND. II

CRONOLOGIA 8 a 10 aulas de  02 a 30/6 OBJETIVOS Relacionar a função  sintática dos substantivos e advérbios à função das orações subordinadas. Perceber a importância das orações subordinadas na construção  textual Compreender dinâmica da criação musical CONTEÚDO Figuras de estilo ( metáfora/ metonímia/ prosopopéia) Organização de um texto Letra de Canção Oração subordinada Adverbial Substantivos - Revisão Oração subordinada Substantiva ATIVIDADES Apostila nova das pgs.84 a 117  Produção de um relato histórico - Tema: CEB Trabalho em grupo reportagem - Tema: profissões METODOLOGIA Leitura e análise da canção presente na apostila  Análise do texto e sua função social; Exposição músicas compostas pelos alunos Execução de exercícios Reescritura e análise coletiva do texto produzido pela turma. Participação oral durante as aulas, bem como exposição de dúvidas acerca do conteúdo; AVALIAÇÃO Estar em dia com, contudo e atividades propostas; Pro

Planejamento Mensal - Segundo/EM

CRONOLOGIA 8 a 10 aulas de  01/08 a 01/09   CONTEÚDO Revisão dos conteúdos para a prova trimestral: Variação linguística e Intertextualidade Período Composto (orações coordenadas) Semântica:  Sinonímia e Antonímia Hiponímia e Hiperonomia Polissemia e Ambiguidade ATIVIDADES Uso da Apostila  Exercícios extras Trabalho em grupo ou individual METODOLOGIA Execução de exercícios Participação oral durante as aulas, bem como exposição de dúvidas acerca do conteúdo AVALIAÇÃO Estar em dia com, contudo e atividades propostas Prova

Planejamento Mensal - Primeiro/EM

CRONOLOGIA 8 a 10 aulas de  01/08 a 01/09   CONTEÚDO REVISÃO PARA A TRIMESTRAL:  Gêneros Textuais - Revisão, Classificação dos fonemas,    Encontros vocálicos,  Encontros consonantais,  Sílabas,  Acentuação gráfica, Novo Acordo Ortográfico. Estrutura e formação das palavras. Variedades linguísticas: conceituação Norma padrão e norma culta.  Classes de Palavras: substantivo, artigo, numeral e adjetivo ATIVIDADES Apostila  Exercíos extras METODOLOGIA Execução de exercícios Participação oral durante as aulas, bem como exposição de dúvidas acerca do conteúdo; AVALIAÇÃO Estar em dia com, contudo e atividades propostas; Prova

Planejamento Mensal - 9º ANO/ FUND. II

CRONOLOGIA 8 a 10 aulas de  01/8 a 01/09 CONTEÚDO Revisão para a trimestral: Orações subordinadas:  Adverbial e Substantiva Figuras de estilo ( metáfora/ metonímia/ prosopopéia) Organização de um texto. Editorial Pontuação Entrevista Crase Concordância Verbal ATIVIDADES Uso da apostila Produção de um Editorial Trabalho em grupo entrevista- METODOLOGIA   Execução de exercícios Reescritura e análise coletiva do texto produzido pela turma. Participação oral durante as aulas, bem como exposição de dúvidas acerca do conteúdo; AVALIAÇÃO Estar em dia com, contudo e atividades propostas

Planejamento Mensal - 8º ANO/ FUND. II

CRONOLOGIA 8 a 10 aulas ( de 01/08 a 01/09) CONTEÚDO Revisão para a trimestral: Frases nominais, diário, p redicado Verbal  -  verbo: transitivo e intransitivo e Nominal - predicativo do sujeito, Objeto direto  e indireto, Biografia, Pronomes oblíquos átonos, Preposições. Relatos: pessoal e histórico Produção cinematográfica Sintaxe: termos acessórios  predicativo ATIVIDADES Uso da apostila nova. Produção de um curta-metragem em grupo. METODOLOGIA Uso da lousa digital e de textos presentes Abrir espaço para que os alunos reflitam sobre suas vivências através da produção cinematográfica AVALIAÇÃO Participação oral durante as aulas, bem como exposição de dúvidas acerca do conteúdo; Estar em dia com, contudo e atividades propostas;

Planejamento Mensal - 8º ANO/ FUND. II

CRONOLOGIA 8 a 10 aulas ( de 01/08 a 01/09) CONTEÚDO Revisão para a trimestral: Frases nominais, diário, p redicado Verbal  -  verbo: transitivo e intransitivo e Nominal - predicativo do sujeito, Objeto direto  e indireto, Biografia, Pronomes oblíquos átonos, Preposições. Relatos: pessoal e histórico Produção cinematográfica Sintaxe: termos acessórios  predicativo ATIVIDADES Uso da apostila nova. Produção de um curta-metragem em grupo. METODOLOGIA Uso da lousa digital e de textos presentes Abrir espaço para que os alunos reflitam sobre suas vivências através da produção cinematográfica AVALIAÇÃO Participação oral durante as aulas, bem como exposição de dúvidas acerca do conteúdo; Estar em dia com, contudo e atividades propostas;

Planejamento Mensal - 7º ANO/ FUND. II

CRONOLOGIA 8 a 10 aulas de   01/08 a 01/09 CONTEÚDOS Pronome Indefinido Uso dos Porquês Acentuação Gráfica Revisão para trimestral Classes de Palavras Verbos irregulares ATIVIDADES Produção textual Exercícios referentes ao texto Encerramento da apostila antiga Uso da apostila nova METODOLOGIA Correção dos deveres e resolução das dúvidas e questionamentos que surgirem ao longo da correção. Leitura comparada de textos Uso da lousa digital , revistas vídeos

Planejamento Mensal - 7º ANO/ FUND. II

CRONOLOGIA 8 a 10 aulas de   01/08 a 01/09 CONTEÚDOS Pronome Indefinido Uso dos Porquês Acentuação Gráfica Revisão para trimestral Classes de Palavras Verbos irregulares ATIVIDADES Produção textual Exercícios referentes ao texto Encerramento da apostila antiga Uso da apostila nova METODOLOGIA Correção dos deveres e resolução das dúvidas e questionamentos que surgirem ao longo da correção. Leitura comparada de textos Uso da lousa digital , revistas vídeos
Planejamento Mensal - 7º ANO/ FUND. II CRONOLOGIA 8 a 10 aulas de   01/08 a 01/09 CONTEÚDOS Pronome Indefinido Uso dos Porquês Acentuação Gráfica Revisão para trimestral Classes de Palavras Verbos irregulares ATIVIDADES Produção textual Exercícios referentes ao texto Encerramento da apostila antiga Uso da apostila nova METODOLOGIA Correção dos deveres e resolução das dúvidas e questionamentos que surgirem ao longo da correção. Leitura comparada de textos Uso da lousa digital , revistas vídeos
Planejamento Mensal - 8º ANO/ FUND. II CRONOLOGIA 8 a 10 aulas ( de 02 a 30/06) OBJETIVOS Identificar e diferenciar a estrutura da narrativa através do gêneros textual diário  Interpretar as diferentes tipos de texto; diferenciar verbos transitivos dos intransitivos Reconhecer os verbos que precisam de preposição em seus complementos CONTEÚDO Frases nominais Diário Predicado Verbal  -  verbo: transitivo e intransitivo Objeto Direto e Indireto Estrutura da Narrativa ATIVIDADES Uso da apostila: pgs de 90 a 120. Produção textual em sala de aula. METODOLOGIA Uso da lousa digital e de textos presentes Abrir espaço para que os alunos reflitam sobre suas vivências através do diário AVALIAÇÃO Participação oral durante as aulas, bem como exposição de dúvidas acerca do conteúdo; Estar em dia com, contudo e atividades propostas;
Planejamento Mensal - 9º ANO/ FUND. II CRONOLOGIA 8 a 10 aulas de  02 a 30/6 OBJETIVOS Relacionar a função  sintática dos substantivos e advérbios à função das orações subordinadas. Perceber a importância das orações subordinadas na construção  textual Compreender dinâmica da criação musical CONTEÚDO Figuras de estilo ( metáfora/ metonímia/ prosopopéia) Organização de um texto Letra de Canção Oração subordinada Adverbial Substantivos - Revisão Oração subordinada Substantiva ATIVIDADES Apostila nova das pgs.84 a 117  Produção de um relato histórico - Tema: CEB Trabalho em grupo reportagem - Tema: profissões METODOLOGIA Leitura e análise da canção presente na apostila  Análise do texto e sua função social; Exposição músicas compostas pelos alunos Execução de exercícios Reescritura e análise coletiva do texto produzido pela turma. Participação oral durante as aulas, bem como exposição de dúvidas acerca do conteúdo; AVALIAÇÃO Estar em dia

Trabalhos:

Oitavo Ano - .                             Produção de um diário Metodologia: Os alunos deverão formas trios ou quartetos que produziram um diário que contará o dia-a -dia, durante uma semana, de uma personagem inventada por eles.  Personagem: a forma da personagem fica a critério dos alunos - sugestão: um ovo ou boneco. Entregas:  oitavo vesp. até o dia 08/07 (no máximo) oitavo mat. até  o dia 06/07 ( no máximo)        Os trabalhos deverão ser entregues por escrito, em forma de mine-livro , contendo capa e fotos ilustrativas  (pelo menos uma). Sétimo Ano - Mat.                             Reescritura de um Conto Metodologia:      Os alunos deverão individualmente reescrever o conto "Felicidade Clandestina" de Clarice Lispector, mudando o foco narrativo apenas, sem alterar a estrutura do enredo (situação inicial, complicações, clímax etc.).      Este texto já foi revisado em sala de aula, coletivamente analisado na aula do dia 16/06. Entregas:  sétimo ma

Planejamento Mensal - Segundo/EM

CRONOLOGIA 8 a 10 aulas de  01/08 a 01/09   CONTEÚDO Revisão dos conteúdos para a prova trimestral: Variação linguística e Intertextualidade Período Composto (orações coordenadas) Semântica:  Sinonímia e Antonímia Hiponímia e Hiperonomia Polissemia e Ambiguidade ATIVIDADES Uso da Apostila  Exercícios extras Trabalho em grupo ou individual METODOLOGIA Execução de exercícios Participação oral durante as aulas, bem como exposição de dúvidas acerca do conteúdo AVALIAÇÃO Estar em dia com, contudo e atividades propostas Prova

Planejamento Mensal - Primeiro/EM

CRONOLOGIA 8 a 10 aulas de  01/08 a 01/09   CONTEÚDO REVISÃO PARA A TRIMESTRAL:  Gêneros Textuais - Revisão, Classificação dos fonemas,    Encontros vocálicos,  Encontros consonantais,  Sílabas,  Acentuação gráfica, Novo Acordo Ortográfico. Estrutura e formação das palavras. Variedades linguísticas: conceituação Norma padrão e norma culta.  Classes de Palavras: substantivo, artigo, numeral e adjetivo ATIVIDADES Apostila  Exercíos extras METODOLOGIA Execução de exercícios Participação oral durante as aulas, bem como exposição de dúvidas acerca do conteúdo; AVALIAÇÃO Estar em dia com, contudo e atividades propostas; Prova
Planejamento Mensal - 9º ANO/ FUND. II CRONOLOGIA 8 a 10 aulas de  01/8 a 01/09 CONTEÚDO Revisão para a trimestral: Orações subordinadas:  Adverbial e Substantiva Figuras de estilo ( metáfora/ metonímia/ prosopopéia) Organização de um texto. Editorial Pontuação Entrevista Crase Concordância Verbal ATIVIDADES Uso da apostila Produção de um Editorial Trabalho em grupo entrevista- METODOLOGIA   Execução de exercícios Reescritura e análise coletiva do texto produzido pela turma. Participação oral durante as aulas, bem como exposição de dúvidas acerca do conteúdo; AVALIAÇÃO Estar em dia com, contudo e atividades propostas
Planejamento Mensal - 8º ANO/ FUND. II CRONOLOGIA 8 a 10 aulas ( de 01/08 a 01/09) CONTEÚDO Revisão para a trimestral: Frases nominais, diário, p redicado Verbal  -  verbo: transitivo e intransitivo e Nominal - predicativo do sujeito, Objeto direto  e indireto, Biografia, Pronomes oblíquos átonos, Preposições. Relatos: pessoal e histórico Produção cinematográfica Sintaxe: termos acessórios  predicativo ATIVIDADES Uso da apostila nova. Produção de um curta-metragem em grupo. METODOLOGIA Uso da lousa digital e de textos presentes Abrir espaço para que os alunos reflitam sobre suas vivências através da produção cinematográfica AVALIAÇÃO Participação oral durante as aulas, bem como exposição de dúvidas acerca do conteúdo; Estar em dia com, contudo e atividades propostas;