Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de agosto 7, 2011
Plano de aula - mês de Agosto/2011 02/08 – Revisão de todos os critérios e discussão a partir das dificuldades encontradas nos textos produzidos pelos alunos no primeiro semestre. Produção textual: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita? 09/08 – Reflexão, enfatizando os critérios, sobre o texto: Detalhes nada mais. Com base no texto, elabore uma dissertação enfocando o uso da tecnologia para auxiliar no combate à corrupção. 16/08 – Produção textual sobre o tema: “O estilo de vida é fator determinante na saúde do indivíduo”. 23/08 – Produção textual com o tema: A ocupação desordenada e a falta de fiscalização dos órgãos públicos são as causas principais dos deslizamentos de terra no País. 30/08 –   Com base em informações, elabore uma dissertação sobre as causas e as consequências   do aumento da produção e do consumo de alimentos industrializados. Plano de aula - mês de Agosto/2011 02/08 – Rev
:: Avaliação contínua do ensino e da aprendizagem     A avaliação deve ser contínua O objetivo desse texto é refletir sobre o terceiro componente: a avaliação contínua do ensino e da aprendizagem. Essas idéias de avaliação das atividades de ensino podem e devem ser adotadas para todos os ciclos, tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio. O tema avaliação é muito amplo. Pode-se avaliar o Projeto de Escola, avaliar a Escola como instituição pública. Pode-se avaliar a proposta de Planejamento do Ensino, a organização do tempo e do espaço no cotidiano escolar, a participação dos pais e da comunidade na vida da escola. Um dos componentes indispensáveis ao Planejamento do Ensino é a avaliação contínua do processo de ensino e aprendizagem. A avaliação contínua é a permanente observação dos processos de aprendizagem vividos pelos alunos, seja o grupo que compõe a classe, seja cada aluno em particular. Cada professor, ao preparar seu Planejamento do Ensino, ao selec
:: O ensino e as condições iniciais dos alunos     O aluno já chega na escola com algum conhecimento prévio “O ensino deve partir dos conhecimentos prévios dos alunos”. O que quer dizer esta expressão bastante utilizada atualmente? O que ela pode significar em relação ao Planejamento do Ensino? Para começar, é necessário definir os “conhecimentos prévios”, já que é comum haver uma confusão com relação a essa idéia, inclusive chegando a significar o conjunto de “conteúdos que os professores da série anterior ensinou e que os alunos deveriam ter aprendido”. Conhecimento prévio é um conceito que se tornou famoso entre os educadores a partir de reflexões em educação com base teórica na pesquisa piagetiana. A construção do conhecimento pelo sujeito que pensa é a principal preocupação dessas pesquisas. Compreender como é o conhecimento que esse sujeito tem em um determinado momento de sua vida e com relação a um objeto é fundamental para refletir sobre a forma como
:: A organização de atividades de ensino e aprendizagem     Para construir é preciso organizar O objetivo desse texto é refletir sobre o segundo componente: a organização de atividades de ensino e aprendizagem. Essas idéias de organização das atividades de ensino podem e devem ser adotadas para todos os ciclos, tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio. Uma aula expositiva e dialogada pode ser uma ótima atividade para formalizar um conceito que já vem sendo estudado há semanas em um projeto didático. Mas a mesma aula expositiva pode ser uma péssima escolha quando se trata de iniciar o trabalho com novos conteúdos ainda não problematizados com os alunos. Conteúdos diferentes precisam ser trabalhados com atividades diferentes. Mas, para além de cada atividade e seu conteúdo, é preciso pensar sobre a melhor articulação entre os diferentes conteúdos eleitos para serem ensinados e aprendidos, e os diferentes tipos de atividades presentes no trabalho pedagógico.
Planejamento na escola... :: Sala de aula: planejar ou improvisar?     Planejar para construir o ensino Em uma sala de aula, durante a fala do professor, um aluno formula uma pergunta. O professor ouve atentamente e se vê diante de um dilema: O que fazer? Responder a pergunta objetivamente e continuar a exposição? Anotar a questão no quadro e dizer que responderá ao terminar o que está expondo? Anotar a pergunta e pedir a toda classe que pense na resposta? Solicitar ao aluno que anote a pergunta e a repita ao final da exposição? Qual a conduta mais correta? Escolher uma resposta adequada depende de vários fatores que devem ser considerados pelo professor. Entre eles, se a pergunta contribui para o desenvolvimento da atividade de ensino e aprendizagem naquele momento, ou ainda se existe pertinência em relação ao conteúdo em jogo na atividade. A pergunta pode evidenciar um nível de compreensão conceitual mais elaborado de um aluno se comparado à maioria da c
Planejamento do Ensino :: Por que planejar?   Sem planejamento é difícil dar conta do recado O papel da escola na construção de um país mais justo é fundamental, e ele se concretiza pela ação educativa. Desse modo, o trabalho do educador é tão complexo e importante que não pode ser improvisado. Cada professor, conhecendo os alunos com os quais trabalhará, tem de saber o que vai ensinar, para quê e como fará isso ao longo do trabalho educativo. Assim também, a escola como um todo, a partir das diretrizes gerais para a rede pública, define-se estabelecendo prioridades e ações, ou seja, seu Projeto de escola. Planejar é prever e organizar as ações com determinadas finalidades, para se conseguir atingir mudanças. :: O Projeto de Escola Em seu Projeto de Escola, cada unidade escolar deve estabelecer quais são seus objetivos educativos: Que transformações pretende gerar em seus alunos e na comunidade escolar? Que ações educativas irá pro