Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de julho 11, 2011

COLÉGIO MUNICIPAL PROFESSOR ROBERTO SANTOS

Vídeo Aula de Português - Gramática Concordância Nominal Parte 1

Vídeo Aula de Português - Gramática Concordância Nominal Parte 1

VideoAula de Português para Concurso Público - Parte 1

VideoAula de Português para Concurso Público - Parte 1

Vídeo Aula de Português - Gramática Concordância Nominal Parte 2

Vídeo Aula de Português - Gramática Concordância Nominal Parte 2

Vídeo Aula de Português - Gramática Concordância Nominal Parte 3

Vídeo Aula de Português - Gramática Concordância Nominal Parte 6

  Vídeo Aula de Português - Gramática Concordância Nominal Parte 6

Literatura na escola - 7º ano: Romance de José J. Veiga

Língua Portuguesa Prática pedagógicaLeitura Sequência Didática Ensino Fundamental II Literatura na escola - 7º ano: Romance de José J. Veiga Bloco de Conteúdo Língua escrita Conteúdo Leitura Introdução Esta é a oitava de uma série de 16 sequências didáticas que formam um programa de leitura literária para o Ensino Fundamental II. Veja, ao lado, o conteúdo completo. Objetivos Estimular o gosto pela leitura; Desenvolver a competência leitora; Desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico; Estabelecer relações entre o lido/vivido ou conhecido (conhecimento de mundo); Reconhecer e analisar os elementos da narrativa (narrador e seu ponto de vista, trama, tempo da narração e tempo do narrado); Reconhecer e interpretar a alegoria na obra. Conteúdos Elementos da narrativa: narrador, personagem, tempo Conceitos de tempo do enunciado e tempo da enunciação. Opressão e Resignação Alegoria Tempo estimado Dez aulas Ano 7º ano Ma
1 O que são seqüências didáticas? As seqüências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação. Etapas de realização e aplicação de uma seqüência didática de gêneros textuais (sugestão) Para organizar o trabalho com um gênero textual em sala de aula, pode se usar a seguinte seqüência didática: - Apresentação da proposta - Partir do conhecimento prévio dos alunos - Contato inicial com o gênero textual em estudo - Produção do texto inicial - Ampliação do repertório - Organização e sistematização do conhecimento: estudo detalhado dos elementos do gênero, suas situações de produção e circulação - Produção coletiva - Produção individual - Revisão e reescrita PLANO DE AULAS - LÍNGUA PORTUGUESA – 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL – 1º ou 2ª BIMESTRE DE 2008 - SITUAÇÃO DE A

Transformação de gêneros narrativos

Transformação de gêneros narrativos Bloco de Conteúdo Língua escrita Conteúdo Produção de textos Objetivos - Ler, ouvir e interpretar poemas narrativos. - Perceber o modo de organização de poemas narrativos. - Ampliar as possibilidades de produção de textos coerentes. Conteúdos - Elementos de organização interna de poemas narrativos. - Sequência temporal de poemas narrativos. - Coesão e coerência textual. - Adaptação de gêneros da esfera literária (poema para teatro). Anos 7º e 8º. Tempo estimado Cinco aulas. Material necessário Livros de antologia da literatura brasileira com os textos selecionados para a atividade: O Asno , de Ferreira Gullar, A Serra do Rola-Moça , de Mário de Andrade (1893-1945), Máquina Breve , de Cecília Meireles (1901-1964), e Balada do Amor Através das Idades , de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). Os textos podem ser encontrados em sites de poesia, como o Jornal de Poesia . Desenvolvimento  1ª etapa Inicie com a sondagem do conh

SOLIDARIEDADE

SOLIDARIEDADE TEMA: Solidariedade ANO: 7º , 8º JUSTIFICATIVA: · O objetivo com esse projeto é garantir não só o desenvolvimento cognitivo como também o cultural, trabalhando o tema solidariedade usando crônicas de Fernando Sabino. OBJETIVO GERAL: · Desenvolver leitura e a criação de crônicas dos alunos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: · Apresentar o gênero: crônica; · Incentivar a leitura de crônicas; · Estimular a criatividade dos alunos; · Levar ao conhecimento dos alunos a obra de Fernando Sabino; · Recontar a crônica usando versos; · Desenvolver as habilidades de leitura e escrita, acréscimo de vocabulário ESTRATÉGIAS: · Definis o que é crônica, solidariedade; · Apresentar a biografia do autor Fernando Sabino; · Ler e discutir as crônicas “O Afogado” e “Notícia de Jornal”; · Recontar as crônicas em forma de poesia; · Assistir o curta metragem da crônica “Galinha ao molho pardo”. RECURSOS: · Xerox das crônicas; · Uso do dicionário para conhecimento do vocabulário; · Uso da internet para