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Mostrando postagens de maio 4, 2011

A prática docente na era da globalização 6

A PRÁTICA DOCENTE E AS MÍDIAS EDUCACIONAIS: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS1 05/2007 Dr. Paulo R. Alcântara PUCPR – paulo.alcantara@pucpr.br Dra. Marilda Aparecida Behrens PUCPR – marilda.aparecida@pucpr.br Dra. Patrícia Lupion Torres PUCPR – patorres@terra.com.br Dra. Elizete Lúcia Moreira Matos PUCPR – elizete.matos@pucpr.br 2.3.1 - Categoria B - Conteúdos e Habilidades 2.3.2 - Setor Educacional 3 - Educação Universitária 2.3.3 - Natureza do Trabalho A - Relatório de Pesquisa 2.3.4 – Classe 1 – Investigação Científica Resumo Os objetivos desta pesquisa foram analisar a implantação do Projeto MATICE - Metodologias de Aprendizagem via Tecnologias de Informação e Comunicação Educacionais da PUCPR e os paradigmas que caracterizaram a prática pedagógica dos docentes que utilizaram os recursos de mídia no processo ensino-aprendizagem. Este Projeto tem como foco central a aprendizagem dos alunos, utilizando o Eureka - Ambiente Virtual de Aprendizagem da PUCPR. Envolveu a

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ENSINO/APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE Profa. Msc. Ma. Marly de Oliveira Coelho (UFAM) Profa. Dra. Alair dos Anjos Miranda (UFAM) Resumo Este trabalho apresenta uma breve trajetória teórica da temática Aprendizagem. Analisa a prática docente no que se refere ao processo ensinoaprendizagem, a partir das concepções mais usuais que influenciaram as tendências didático-pedagógicas, considerando-se as exigências que as transformações político-econômicas das sociedades exercem na forma de vida das pessoas, quanto à mudanças de valores, de hábitos e atitudes, e consequentemente, exigem uma reorganização das instituições sociais, dentre as quais, a escola. Levanta questões sobre a formação e postura do professor frente à imprevisível evolução científicotecnológica nos dias de hoje, concluindo com o estudo de possíveis estratégias para a consecução de uma práxis adequada ao contexto atual. Palavras-chave: Aprendizagem, Processo ensino-aprendizagem, Formação e prática

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A PRÁTICA DOCENTE, ENFRENTANDO OS DESAFIOS DO SABER, FAZER E DO PODER Abril de 2003 O professor como transmissor de conhecimento desaparece para dar lugar à figura do mediador. A negação da imagem do professor como mero repassador de informações, já presente em Dewey, em Anísio Teixeira e em Paulo Freire, é retomada no paradigma emergente, que parte do princípio de que na era da Internet, o professor não é a única e nem a mais importante fonte do conhecimento. O indivíduo é bombardeado de informações a todo o momento e através de diversas fontes. Cabe ao docente, mais do que transmitir o saber, articular em que o aluno reflita sobre suas relações, com o mundo e o conhecimento, assumindo o papel ativo no processo ensino-aprendizagem que, por sua vez, deverá abordar o indivíduo como um todo e não apenas como um talento a ser desenvolvido. O desafio está portanto na incorporação de novas tecnologias a novos processos de aprendizagem que oportunizem ao discente ativ

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A prática docente e a formação cidadã Resumo: Este trabalho discute a importância da atuação da prática docente para a formação do aluno como cidadão critico. A sociedade vem sofrendo grandes transformações em sua estrutura social, econômica e política, estabelecendo novas relações sociais, passando a exigir da escola a formação de um novo aluno, capaz de atuar na sociedade, de maneira a transformá-la. A formação cidadã vem sendo destacada como necessária, para que os cidadãos possam contribuir na construção de novos valores calcados na solidariedade, pois as novas relações sociais estabelecidas estão provocando a exclusão social das classes menos favorecidas. Palavras-Chaves : cidadania, prática docente e transformações sociais. A sociedade sofre grandes transformações na esfera política, econômica, e social, exigindo um trabalhador mais capacitado, dinâmico, reflexivo e polivalente, capaz de atuar na realidade social. A sociedade evolui de um período onde o trabalhad

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A PRÁTICA DOCENTE, ENFRENTANDO OS DESAFIOS DO SABER, FAZER E DO PODER 07 de Abril de 2003 O professor como transmissor de conhecimento desaparece para dar lugar à figura do mediador. A negação da imagem do professor como mero repassador de informações, já presente em Dewey, em Anísio Teixeira e em Paulo Freire, é retomada no paradigma emergente, que parte do princípio de que na era da Internet, o professor não é a única e nem a mais importante fonte do conhecimento. O indivíduo é bombardeado de informações a todo o momento e através de diversas fontes. Cabe ao docente, mais do que transmitir o saber, articular em que o aluno reflita sobre suas relações, com o mundo e o conhecimento, assumindo o papel ativo no processo ensino-aprendizagem que, por sua vez, deverá abordar o indivíduo como um todo e não apenas como um talento a ser desenvolvido. O desafio está portanto na incorporação de novas tecnologias a novos processos de aprendizagem que oportunizem ao discente ativida

A prática docente na era da globalização

SOBRE PROFESSOR A prática docente na era da globalização Hilda Gomes Dutra Magalhães* Rio de Janeiro, 2001. Maria Cândida Moraes, ao analisar em seu livro O paradigma educacional emergente (Campinas, Papyrus, 1997) os desafios da Educação no mundo globalizado, propõe o paradigma construtivista, interacionista, sociocultural e transcendente como ponto de partida para se repensar a Educação. Este paradigma, cujos princípios acham-se essencialmente ligados às teorias da Quântica e da Relatividade, concebe o sujeito e o objeto como organismos vivos e interativos, considerando a necessidade de diálogo do indivíduo consigo próprio e com o outro, na busca da comunhão com o Universo (p.25). Estes valores definem as necessidades do homem de hoje, inserido num mundo calcado na desigualdade social e ameaçado de destruição pelo avanço tecnológico, num contexto em que as formas de Poder se afirmam enquanto capacidade de se estabelecer relações, em que os valores de troca se definem,