Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de abril 21, 2011

Feliz Páscoa

Páscoa é tempo de Amor, de família e de Paz... É tempo de agradecermos discretamente por tudo que temos e por tudo que teremos. Páscoa é um sentimento nos nossos corações de esperança e fé e confiança. É dia de milagres; é dia dos nossos sonhos parecerem estar mais perto, tempo de retrospecção por tudo que tem sido e uma antecipação de tudo que será. E é hora de lembrar com amor e apreciação as pessoas em nossas vidas que fazem diferença... Pessoas como você!!! Anna Marie Edwards

Aos Professores

Aos educadores O ilustre escritor brasileiro Augusto Cury enumera em seu livro intitulado Pais brilhantes, professores fascinantes, o que ele considera os sete pecados capitais dos educadores. O primeiro deles é corrigir o educando publicamente. Um educador jamais deveria expor o defeito de uma pessoa, por pior que ele seja, diante dos outros. Um educador deve valorizar mais a pessoa que erra do que o erro da pessoa. O segundo é expressar autoridade com agressividade. Os educadores que impõem sua autoridade são aqueles que têm receio das suas próprias fragilidades. Para que se tenha êxito na educação, é preciso considerar que o diálogo é uma ferramenta educacional insubstituível. O terceiro é ser excessivamente crítico: obstruir a infância da criança. Os fracos condenam, os fortes compreendem, os fracos julgam, os fortes perdoam. Os fracos impõem suas idéias à força, os fortes as expõem com afeto e segurança. O quarto é punir quando estiver irado e colocar limites sem dar expl

Prova Brasil 9º ano

Língua Portuguesa Prova Brasil 9º ano: Procedimentos de Leitura Esta prova exige repertório para ler e entender textos dos mais simples aos mais complexos, dependendo do vocabulário, da organização e das pistas linguísticas, entre outros aspectos. A análise das questões e as sugestões didáticas a seguir são de Claudio Bazzoni, assessor de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e selecionador do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10 Localizar informações em um texto (Descritor 1) Seja Criativo: Fuja das Desculpas Manjadas Entrevista com teens, pais e psicólogos mostram que os adolescentes dizem sempre a mesma coisa quando voltam tarde de uma festa. Conheça seis desculpas entre as mais usadas. Uma sugestão: evite-as. Os pais não acreditam. 5 - Nós tivemos que ajudar uma senhora que estava passando muito mal. Até o socorro chegar... A gente não podia deixar a pobre velhinha sozinha, não é? - O pai do amigo que ia me trazer bateu o carro. Mas não se pre- ocu

Valores Humanos para a Escola

Tendo em vista as inúmeras dificuldades no convívio de alunos entre si e entre professores e demais funcionários das escolas, Valores Humanos para a Escola, desejando colaborar, procurou conhecer experiências bem sucedidas de algumas escolas e, tomando-as como base, elaborou a sugestão abaixo. O ponto mais importante é que essa campanha deverá desenvolver-se a partir dos próprios alunos, coordenada pela direção da escola e pelos professores. As ações, partindo deles mesmos, certamente terão bem maior aceitação e melhores possibilidades de surtir efeitos. Sugestão PARA MELHORAR O CONVÍVIO NA ESCOLA 1 – Durante uma quinzena destinar os primeiros 5 minutos da primeira aula de cada turno para os alunos elaborarem idéias, ações e/ou regras de conduta que possam melhorar o convívio entre todos, alunos, professores, funcionários, etc.. Esse pequeno tempo, de apenas cinco minutos, será mais como um momento de envolvimento e motivação para eles pensarem e trocarem idéias entre si, em outros

PLANEJAMENTO ANUAL 7º ano - 1 trimestre

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL – 2011 Professor(a):Arlete Vidal Disciplina: Português Trimestre: 1- 7ºano Conteúdos Leitura e produção de texto Textos relacionados aos heróis mitológicos e reais; Textos poéticos; Textos narrativos e elementos da narrativa. Estrutura linguística Revisão das classes gramaticais (análise morfológica); Estrutura do verbo (radical, vogal temática e desinências); Verbos regulares e irregulares , formas nominais , locuções verbais, tempos do subjuntivo; Ortografia (g ou j , s ou ç, x ou ch, s ou ss); Morfossintaxe - seleção e combinação de palavras: Tipos de sujeito Tipos de predicado (verbal e nominal); Análise morfossintática. Habilidades Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais; Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas; Ide

PLANEJAMENTO ANUAL 7º ano - 2 trimestre

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL – 2011 Professora:Arlete Vidal Disciplina: Português Trimestre: 2- 7ºano Conteúdos Leitura e produção de texto Textos relacionados à interação entre o eu e o outro e ao respeito às diversidades; Textos argumentativos; Texto de campanha comunitária; Coesão textual; Estrutura linguística Predicação verbal (verbos transitivos, intransitivos e de ligação). Complementos verbais (objeto direto e indireto) Predicativo do sujeito Predicativo do objeto Ortografia (há ou a) Regras de acentuação gráfica Habilidades Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural; Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação. Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas

PLANEJAMENTO ANUAL 7º ano - 3 trimestre

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL – 2011 Professora:Arlete Vidal Disciplina: Português Trimestre: 3- 7ºano Conteúdos Leitura e produção de texto Textos relacionados aos temas medo, terror e aventura. Crônica Noticia Entrevista Estrutura lingüística pronomes na função de objeto adjunto adnominal o adjunto adverbial aposto e vocativo análise sintática ortografia (mal ou mau, mas ou mais) Habilidades Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural; Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais. Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos. Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e que

PLANEJAMENTO ANUAL 8º ano - 3 trimestre

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL – 2011 Professora:Arlete Vidal Disciplina: Português Trimestre: 1- 8ºano Conteúdos Leitura e produção de textos: Textos relacionados ao humor: o humor no texto teatral, depoimentos de humoristas, o humor e a crítica social. O texto teatral escrito. O texto teatral. A crítica. O discurso citado. O discurso citado nos textos ficcionais. O discurso direto e o discurso indireto. Estruturas lingüísticas: Sujeito indeterminado. Oração sem sujeito. Vozes do verbo. Agente da passiva. Livro literário: POE, Allan; CERVANTES; do Miguel e outros. Contos universais. Vol. 11 Ática. ( coleção Para gostar de ler) Habilidades: Desenvolver estratégias de leitura: índices de previsibilidade, explicitação do conteúdo implícito,levantamento de hipóteses, relações de causa e conseqüência, de temporalidade e espacialidade, transferência, síntese e generalização, tradução de símbolos, relações e

PLANEJAMENTO ANUAL 8º ano - 2 trimestre

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL – 2011 Professora:Arlete Vidal Disciplina: Português Trimestre: 2- 8ºano Conteúdos Leitura e produção de textos: Textos relacionados ao universo da adolescência, à psicologia, aos valores e à sensibilidade do adolescente. Textos relacionados ao consumo: A educação e o consumismo. A crônica. A crônica argumentativa. O anúncio publicitário. A carta de leitor. Estruturas lingüísticas: O predicativo do objeto e o predicado verbo-nominal. O modo imperativo. Figuras de linguagem. Complemento nominal. Aposto. Livro literário: CARRASCO, Valcyr; NOVAES, Carlos Eduardo e outros. Acontece na cidade: crônicas. Ática. (coleção Quero ler) . SHAKESPEARE, W.Otelo, o mouro de Veneza – (adaptação – Hildegard Feist). Scipione. Habilidades Desenvolver estratégias de leitura: índices de previsibilidade, explicitação do conteúdo implícito, levantamento de hipóteses, relações de causa e conse

PLANEJAMENTO ANUAL 8º ano - 1 trimestre

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL – 2011 Professora:Arlete Vidal Disciplina: Português Trimestre: 3- 8ºano Conteúdos Leitura e produção de textos: Textos relacionados ao consumo: o consumismo e a dona de casa, a publicidade na TV. A carta-denúncia. Textos relacionados às diferenças humanas: raciais, sociais e comportamentais. O texto de divulgação científica. O seminário. Avaliação apreciativa e o uso de recursos gráficos: aspas, itálico, negrito, (sic). Estruturas lingüísticas: A conectividade. O vocativo. A pontuação. Problemas e valores semânticos concernentes à relação entre a pontuação e o complemento nominal, o aposto e o vocativo. A conjunção. As conjunções coordenativas e subordinativas. Período simples e composto. Período composto por coordenação e subordinação. Emprego da palavra porque. Livro literário: ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. (adaptação José Louzeiro)Scip

PLANEJAMENTO ANUAL 9º ano - 3 trimestre

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL – 2011 Professora: Arlete Vidal Disciplina: Português Trimestre: 1º 9ºano Conteúdos Leitura e produção de textos: Texto dissertativo-argumenativo: Estrutura. A informatividade. A articulação. A qualidade dos argumentos. Continuidade e progressão. Estruturas linguísticas: Período composto por subordinação. Orações subordinadas substantivas desenvolvidas e reduzidas. Pronomes relativos. Orações subordinadas adjetivas reduzidas e Habilidades Dominar as normas desenvolvidas. Livros literários: “Por mares há muito navegados” – Álvaro Cardoso Gomes. Norma padrão. Identificar e classificar as orações subordinadas substantivas e adjetivas. Analisar e identificar os valores sintáticos e semânticos dos pronomes relativos e das orações subordinadas adjetivas, a partir de um contexto. Empregar adequadamente os pronomes relativos. Identificar os elementos que concorrem para a pro

PLANEJAMENTO ANUAL 9º ano - 2 trimestre

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL – 2011 Professora: Arlete Vidal Disciplina: Português Trimestre:[2º] 9º ano Conteúdos Leitura e produção de textos: A reportagem: O discurso citado nos textos jornalísticos. O editorial. Poema: Verso e seus recursos musicais. Estruturas linguísticas: Orações subordinadas adverbiais desenvolvidas e reduzidas. Período composto por coordenação. As orações coordenadas sindéticas e assindéticas. Concordância verbal e nominal. Livros literários: “Cenas brasileiras” – Rachel de Queiroz. “A Divina Comédia” – Dante Alighieri. Habilidades Dominar a norma padrão. Identificar e classificar as orações subordinadas adverbiais. Analisar e identificar os valores semânticos das orações subordinadas adverbiais, a partir de um contexto. Empregar adequadamente a vírgula ao separar as orações subordinadas adverbiais. Empregar adequadamente a vírgula diante das conjunções

Planejamento anual 9ºano

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL – 2011 Professora: Arlete Vidal Disciplina: Português Trimestre: 3º 9º ano Conteúdos Leitura e produção de textos: Conto: Estrutura do enredo e do conflito. O tempo e o espaço. O discurso indireto livre. Estruturas linguísticas: Figuras de sintaxe. Regência nominal e verbal. A crase. Colocação pronominal. Livro literário: “Venha ver o pôr-do-sol” – Lygia Fagundes Telles. “O alienista” – Machado de Assis. Habilidades Dominar a norma padrão. Identificar os valores semânticos dos verbos de acordo com sua regência. Empregar adequadamente o acento indicativo de crase. Empregar adequadamente os pronomes oblíquos átonos. Identificar e empregar adequadamente as figuras de sintaxe. Produzir contos. Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos. Privilegiar a leitura, cuja interpretação orienta-se pela ciência hermenêu

Educadores

Motivação para Educadores O Olhar do Educador : Cada educador sabe das dificuldades encontradas dentro de uma sala de aula . Um educador motivado consegue despertar dentr de si o espírito de liderança e transmite para seus alunos essa postura fundamental para manter a ordem na sala de aula. Mestres, esse é o objetivo da Motivação para Professores levantar a autoestima, incentivar a reciclagem e o aprofundamento na área de atuação para que esses profissionais deem o máximo de si em prol daqueles que se entregam em suas mãos. "Dinâmicas de Motivação para Educadores e Professores". Visite o site www.esoterikha.com - Dinâmicas de Motivação - Motivacionais Assista e compartilhe gratuitamente centenas de vídeos com dinâmicas de motivação e otimismo