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INTRODUÇÃO:

 Questões referentes à concordância verbal, concordância nominal, formação de palavras, funções da linguagem, pontuação, palavras e suas funções. São 55 questões divididas entre abertas e objetivas.

 
VERBOS: concordância NOMINAL


QUESTÃO 01 (Uelondrina)

A concordância verbal está plenamente respeitada na alternativa:

a)     Nem mesmo um vestígio dos livros que lhe emprestamos há dez dias foram encontrados.
b)    Entre todas as obras expostas, impressionou-nos mais a que vocês trouxeram.
c)     Ainda não havia chegado nem os tios, nem os primos, quando a festa começou.
d)    Se fôssemos para levar em conta tudo o que ela diz, ficaríamos ofendidos o tempo todo.
e)     Acho que qualquer uma dessas roupas poderiam me servir.


QUESTÃO 02 (Uelondrina)

Está adequadamente flexionada a forma em destaque na alternativa:

a)     Ele não deixou SATISFEITO nem a crítica, nem o público.
b)    Todos achamos DIFÍCEIS, nas provas de Física e Matemática, a resolução das questões finais.
c)     O sofá e a banqueta ganharam outro aspecto depois de CONSERTADO.
d)    A culpa deles aparecia como que INSCRITAS em suas feições, denunciando-os.
e)     Ele considerou INÚTEIS, na atual circunstância, as medidas que ela sugeria.














QUESTÃO 03 (Ufes - Adaptação)

O texto que OBEDECE às regras de concordância verbal da norma-padrão é:

a)     Com a alta dos juros, o saldo devedor dos financiamentos habitacionais deverão aumentar cerca de 6% caso a TR permaneça elevada por seis meses. Isso significa que uma dívida de R$62.867 aumentará para R$66.432 no período de dozes meses.         (O GLOBO - 13/9/98)
b)    Dos dois mil eleitores de todo o país consultados pelo Ibope entre 6 e 10 de agosto, 22% disseram que costumam assistir ao programa até o fim e 30 %, algumas partes. Mas 33% desligam a TV e 9% mudam para o canal a cabo ou para o vídeo. Os maiores índices dos que assistem a todo o programa estão entre os de menor grau de instrução... (A GAZETA - 16/7/98)
c)     A utilização competente destes instrumentos processuais têm permitido que o judiciário, principalmente nos casos de vícios presumíveis nos editais de venda e transferência de controle das empresas estatais para empresas privadas, decidam (pre)liminarmente pela suspensão dos editais ou de cláusulas específicas. (O GLOBO - 26/7/98)
d)    O Ministério da Saúde lançou ontem, no Rio, o Programa de Combate ao Câncer de Colo Uterino, que pretende atingir pelo menos 4 milhões de mulheres este ano. Entre as metas do programa estão a redução de incidência da doença e do número de óbitos motivados principalmente pela falta de um diagnóstico precoce. (O ESTADO DE MINAS - 1/8/98)
e)     A redução das alíquotas do IPI vinha sendo pleiteada pelas montadoras desde novembro passado, quando foram elevadas em cinco pontos, dentro do pacote de ajuste fiscal do governo. Na época havia estimativas de que o aumento do IPI dos carros, em cinco pontos percentuais, e das bebidas, em dez pontos, proporcionariam uma arrecadação extra de R$800 milhões neste ano.
 (O ESTADO DE MINAS - 1/8/98)

QUESTÃO 04


(FURG-RS) A alternativa em que a concordância verbal está correta é:

a)     No centro da cidade, viam-se os representantes dos professores grevistas.
b)    Dá-se aulas gratuitamente.
c)     Durante a passeata, atirou-se muitos objetos nos falsos grevistas.
d)    Responderam-se a todas as cartas.
e)     Nesta cidade, assistiram-se aos melhores espetáculos circenses.


QUESTÃO 05

(UF SANTA MARIA-RS) Assinale a alternativa em que a frase está gramaticalmente correta:

a)     Falta apenas, dois minutos para o término do jogo.
b)    Precisam-se de vendedores com experiências.
c)     Se existissem recursos, poderia haver mais obras.
d)    Não se aceita reclamações após a entrega da mercadoria.
e)     Fazem cinco anos que moro nesta cidade.


QUESTÃO 06

(UE FEIRA DE SANTANA-BA) "Toda a verdade dos fatos..., ainda que... as revelações."

a)     será apurado - doa
b)    será apurados - doa
c)     serão apurados - doa
d)    serão apurada - doam
e)     será apurada - doam




QUESTÃO 07

(UF VIÇOSA-MG) Assinale a alternativa correta:

a)     Sem educação não podem haver cidadãos conscientes.
b)    Os prefeitos são de opinião que devem haver escolas em todos os bairros.
c)     Se as coisas continuarem assim, têm de haver decepções.
d)    Quantos há de haver que silenciam o coração.
e)     Amanhã vão haver muitas surpresas.


QUESTÃO 08

(UFSE) "Já ... 8 horas quando se... os debates sobre cinema e literatura..."

a)     seria - iniciou - brasileira
b)    seria - iniciaram - brasileiras
c)     seria - iniciou - brasileiros
d)    seriam - iniciaram - brasileira


QUESTÃO 09

(UNICAMP) Apesar de consideradas erradas, construções como "No segundo turno nós conversa", "A gente fomos", "Subiu os preços" obedecem às regras de concordância sistemáticas, características principalmente de dialetos de pouco prestígio social.
O trecho abaixo, extraído de um editorial de jornal (portanto representativo da modalidade culta), contém uma construção que é de fato um erro de concordância.
"Pode-se argumentar, é certo, que eram previsíveis os perçalços que enfrentariam qualquer programa de estabilização (...) necessário no Brasil."

(In "Folha de S. Paulo", 7.11.90)

a)     Transcreva o trecho em que ocorre um erro de concordância.
b)    Lendo atentamente o texto, você descobrirá que existe uma explicação para esse erro. Qual é?
c)     Reescreva o trecho de forma a adequá-lo à modalidade escrita culta.


QUESTÃO 10

(FUVEST-SP) Reescreva as frases abaixo, substituindo existir por haver e vice-versa:

a)     "Existiam jardins e manhãs naquele tempo; havia paz em toda parte."
b)    "Se existiam mais homens honestos, não haveria tantas brigas e injustiças."
















QUESTÃO 11

(UNICAMP-SP) No dia 19 de Novembro de 1989, a "Folha de São Paulo" publicou a seguinte nota na seção Painel:

Pane Gramatical

"Os computadores do TSE emitiam o aviso, ontem, no intervalo dos boletins: 'Dentro de instantes será divulgado novos resultados'."

Nesse mesmo dia e no mesmo jornal, lê-se o seguinte:

"É exatamente essa grande maioria que chamamos, abstratamente, de povo. São os cidadãos humildes, que vivem de pequenos serviços na periferia das grandes cidades(...)
São para esses cidadãos anônimos, que ganharam personalidade dia 15 de Novembro, que o novo governo deverá estar voltado". (Leo W. Cochrane Jr., "O recado do povo")

a)     Que trecho do segundo texto poderia também ser considerado um caso de "pane gramatical"?
b)    Reescreva corretamente os dois trechos problemáticos.


QUESTÃO 12

(PUC-SP) Leia o seguinte trecho: "Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. (...) Fazia horas que procuravam uma sombra". (Graciliano Ramos)

a)     No texto acima, explique a concordância do verbo fazer na expressão fazia horas.
b)    Atentando-se para outra possibilidade do uso do verbo fazer, empregue-o, nas orações abaixo, sempre no presente do indicativo:

......................o trabalho com dedicação esses alunos.
......................anos que não nos vemos.
......................alguns minutos que eles se retiraram.



























QUESTÃO 13 - (Pitagóras-BH)

Paulo
Caruso
Aprensenta...
AVENIDA
BRASIL
em...
“APAGADOR DE
PROMESSAS”



“A concordância se mostra muito permeável à influência da expressidade. Talvez seja por isso que a gramática normativa, nessa área de sintaxe, não tenha conseguido eliminar as variações de uso e a liberdade da escolha.” Vilma de Sousa /  Ângela Souto.

Observe a charge, associe-a às idéias contidas na citação e responda:

a)   Qual a intenção do chargista ao empregar flexões verbais “inesperadas” na fala da personagem?
b)   Quem fui que apaguei a luz? / Quem foi que apagou a luz?

Considerando os estudos feitos sobre concordância verbal, redija um pequeno texto EXPLICITANDO o valor argumentativo das frases.












Como era uma senhora solteira, ficava até um pouco puxado para o tarado o fato de ela não se dedicar a um bicho qualquer. É aqui que entra a papagaia, aliás, é aqui que ficou chato, porque a papagaia era levadíssima da breca, começou a dizer palavrões homéricos e a citar trechos completos da última peça de Nelson Rodrigues, inclusive confessando desejos incontidos. Já ia mandar a papagaia pro raio Qua a partisse, quando chegou o vizinho em visita. Ele quando soube do drama disse que tinha dois papagaios comportadíssimos, tão comportados, que passavam o dia rezando. “Eu boto a sua papagaia perto, pode ser que ela se manque e fique igual a eles, rezadeira”. A senhora agradeceu e a papagaia foi. Conforme o prometido, o vizinho deixou a papagaia num poleiro, entre os dois papagaios. Foi aí que um deles abriu o olho e ficou só observando a novidade. Quando teve certeza de que a papagaia era mesmo da pá virada, cutucou o outro e ordenou: “Pode parar de rezar ou eu me engano ou nossas preces acabam de ser atendidas!”

QUESTÃO 14

Comentário:

Como está posto, havia dois papagaios rezadores e uma papagaia pornô. Houvessem os papagaios continuado rezando, não teríamos a piada, o desfecho inesperado ocorrido na última frase, após toda a expectativa criada.

O que você vai fazer:

Construindo textos coesos e coerentes, justifique as flexões respectivamente no singular e no plural do verbo haver igualmente sublinhado no texto acima.

a)     Razão(ões) por que o verbo haver está no singular em “... havia dois papagaios rezadores e uma papagaia pornô.”
b)    Razão(ões) por que o verbo haver está no plural em “houvessem os papagaios continuado rezando...”


QUESTÃO 15

Comentário:

O papagaio que “abriu o olho e ficou só observando a novidade” poderia ter pensado:
¾ Para estabelecer uma relação apenas a dois nessa história, eu ou o meu colega teremos de sobrar...
Você vai dizer:
¾ De fato, nestas condições, o papagaio 1 ou o papagaio 2 terá de sobrar!

O que você vai fazer:

Construindo textos coesos e coerentes, justifique as flexões respectivamente no plural e no singular do verbo ter igualmente sublinhado no texto acima.

a)   Razão(ões) por que o verbo ter está no plural em “... eu ou o meu colega teremos de sobrar...”
b)   Razão(ões) por que o verbo ter está no singular em “... o papagaio 1 ou o papagaio 2 terá de sobrar!”













VERBOS: REGÊNCIA VERBAL
QUESTÃO 16 (Unicamp)

O Jornal da Imprensa de Goiás, de 10 a 16/09/95, dedicou ao jornalismo daquele estado um longo "Especial", do qual foi transcrita sem alterações a passagem a seguir:
Hoje, apenas dois jornais diários existem em Goiás: O Popular e o Diário da Manhã. As redações são modernas, sendo que a informatização já chegou ao Diário da Manhã, e está anunciada para completa implantação em O Popular no máximo até dezembro. Os salários seguem pisos mínimos, contando-se nos dedos os jornalistas que contam com vencimentos, nas redações dos diários, à exceção dos editores, superiores a R$ 1000 por mês.
a)     Nesse trecho, foi empregado duas vezes o verbo contar. Transcreva a única ocorrência em que contar dá a idéia de número.
b)   



As duas ocorrências de contar diferem na construção e no sentido. Explique essas duas diferenças.

c)     Considerando que, no diagrama abaixo:

·         os círculos A, B, C e D identificam conjuntos de indivíduos que compartilham uma das seguintes propriedades: "ser jornalista", "trabalhar numa redação do jornal", "ser editor" e "ganhar mais de mil reais";
·         a área preta identifica o tipo de profissional que, segundo o artigo do jornal, é raro em Goiás;
diga a que conjuntos correspondem as letras A, B, C e D.                                                                      


QUESTÃO 17 (FGV - Adaptação)

Conheci Marcos Rey há mais de vinte anos, quando sonhava tornar-me escritor.

a)     Reescreva a frase acima, substituindo o verbo haver pelo verbo fazer.
b)    Você consideraria adequada a introdução do termo atrás na oração do verbo haver: ...há mais de vinte anos atrás...? Justifique.


QUESTÃO 18 (FGV - Adaptação)

Tornei-me escritor.

Reescreva a frase acima, substituindo tornei por tornaria. Faça as adaptações necessárias.













QUESTÃO 19

(EFOA-ALFENAS) Assinale a alternativa em  que a regência de ambos os verbos está correta, de acordo com a gramática normativa.

a)     Todos aspiram ao perfume das flores.
        Aquele médico assiste a muitos pacientes.

b)    O aluno esqueceu o compasso.
        O filme não agradou aos críticos.

c)     O caçador visou o alvo.
        Quero muito bem meus avós.

d)    O bom motorista obedece às regras de trânsito.
        Todos assistiram atentamente o debate.

e)     Ele preferiu advocacia do que o magistério.
        O diretor perdoou aos atos de indisciplina.


QUESTÃO 20

(FAFI-BH) Segundo a norma culta, há erro de regência em :

a)     Há vários livros especializados que descrevem como a teoria se aplica à prática.
b)    Em algumas tarefas, chega-se a solução quando um ponto crucial é resolvido.
c)     Prefiro isto àquilo.
d)    O médico não havia assistido o doente.


QUESTÃO 21

(PUC/CAMPINAS-SP) Considere as seguintes frases :

I -         João informou-o de que chegaram os livros.
II -        João informou-lhe que chegaram os livros.
III -       João informou-o que chegaram os livros.
IV -      João informou-lhe de que chegaram os livros.

Podemos dizer, a respeito da regência do verbo informar, que as frases:

a)     II e IV estão corretas.
b)    I e III estão corretas.
c)     I, II, III estão corretas.
d)    I e II estão corretas.
e)     N.d.a


QUESTÃO 22

(E.TERRA) Assinale a alternativa em que o uso do verbo custar não está de acordo com a norma culta:

a)     Custou-me entender o fato.
b)    Custou ao aluno entender o fato.
c)     Custa-me resolver este problema.
d)    O trabalho custou muito esforço ao aluno.
e)     O aluno custou para entender o exercício.


QUESTÃO 23


1.
Esta é a funcionária de quem lhe falei.
2.
Esta é a funcionária que falei dela com você.
3.
Esta é a funcionária Æ que lhe falei.

Das três frases acima, a primeira é a única aceita pela escola, a segunda é estigmatizada, discriminada socialmente e a terceira, a mais usada pelo falante, tem prestígio na fala urbana.


Na Propaganda, verifica-se a mesma ocorrência da frase 3. Identifique o erro de regência e reescreva a frase publicitária corretamente.


QUESTÃO 24

‘’Nova York’’ sugere que é mais sábio mantê-los na folha de pagamento (...) do que gastar US$2.000 para alimenta-los.

REESCREVA a citação acima substituindo a expressão sublinhada pela forma adequada do verbo PREFERIR, fazendo, penas, as alterações necessárias.


QUESTÃO 25 – (UFV)

Comentário:

Considere as duas frases:

(1)        Os papagaios aspiravam o ar puro das montanhas.
(2)        Os papagaios aspiravam ao ar puro das montanhas.

O que você vai fazer:

Construindo textos coesos e coerentes, explique a diferença de sentido entre a frase (1) e a frase (2) e aponte a causa.

a)     Sentido da frase (1):
b)    Sentido da frase (2):


QUESTÃO 26 – (UFV)

Razão pela qual a frase (1) é diferente da frase (2):



CONCORDÂNCIA NOMINAL

QUESTÃO 27

(M. CAMPOS)

I.      " A luz é necessária."
Luz é necessário.
II.     "Só se sentia o cheiro doce do sangue."
Só se sentia os cheiros insuportáveis dos vagões.
III.    Perante grande número de advogados, o delegado ouviu vários passageiros.
Um grande número de advogados ouviu vários passageiros.

Conforme os padrões cultos da linguagem, reformulou-se a estrutura, mantendo-se CORRETA a concordância (nominal ou verbal) apenas em:

a)     I e II
b)    I e III
c)     II e III
d)    I
e)     III


QUESTÃO 28

(FUMEC) Assinale a alternativa em que a concordância nominal seja de acordo com a norma culta:

a)     Para combater o tráfico de drogas, foi necessário a intervenção do exército.
b)    Fica proibido por prazo indeterminado a formação de novos consórcios.
c)     Serão distribuídos entre os Estados de mais baixa renda per capita o restante da verba destinada à aquisição de materiais escolares.
d)    No túmulo do piloto foram depositados flores, bandeiras e muitas homenagens.
e)     Para se lidar com bancos é necessário, antes de mais nada, paciência.














FORMAÇÃO DE PALAVRAS

Crianças brasileiras adotadas por famílias americanas são tratadas como mercadorias e devolvidas por apresentarem “defeito de fabricação”.

(Especial-ISTOÉ/1546)
Sem-pátria

 

A última insensatez de que tomei conhecimento foi o fato de o governo americano permitir que crianças adotadas no Brasil por pais daquele país possam ser devolvidas no caso de elas não corresponderem aos seus sonhos. Posso bem imaginar como essas pessoas acreditam ser uma família: um filho para eles deve ser perfeito, tanto física quanto emocionalmente, que possa ser mandado para a escola, não dar problemas para ninguém, depois crescer e ir para a faculdade e, no final, depois de crescido, eles orgulhosos poderem contar aos seus vizinhos as conquistas do filho. Quero dizer com isso os americanos não estão se importando com algo como amor, atenção e carinho para com seus filhos e sim apenas em  mostrar que eles têm a capacidade financeira de poder criar um filho de um país como o Brasil. Não posso tirar outra conclusão quando vejo pessoas daquele país mandarem de volta ao Brasil crianças que foram adotadas anos atrás. Onde é que ficam os sentimentos com o ser humano? “Os sem-pátria”.

(Marlon A Perelo-München/Alemanha-Cartas/ISTOÉ/1548)

 

QUESTÃO 29


Apesar de não ter lido a reportagem, analisando a sua chamada e a carta indignada do leitor reproduzida acima, você pode deduzir o sentido para o título do texto. O processo de formação de palavras usado para a palavra-título, carregada de sentido, foi

a)     derivação prefixal e sufixal.
b)    composição por aglutinação.
c)     conversão.
d)    composição por justaposição.


QUESTÃO 30


Identifique o tipo de processo de formação de palavras que foi usado nas palavras grifadas das expressões.

a)     “As batalhas têm sempre muitas baixas porque a guerra é sempre uma baixeza.”
b)    “Seja criativo, faça o seu próprio eclipse: feche os olhos ao meio-dia.”
c)     “Para alguns, filosofia é apenas uma frase que se pinta em pára-choques de caminhão.”
d)    “SEPULTURAS _ Casa própria para todo o sempre.”
e)     PLIM-PLIM NO CAIXA – Faz diferença de verdade quem traz dinheiro.”
f)     Latas de lixo – é lá onde você joga aquelas malas diretas, frasqueiras diretas, valises diretas, baús diretos, arcas diretas... e nossas listas das 10 mais.”
g)    “Promoção M & M 2000 – o chocolate oficial do ano 2000.”

 

 

QUESTÃO 31


“Um pouquinho por mês e o futuro do filho está garantido”

Na propaganda da Caixa Econômica Federal, o valor discursivo, criado com o uso do diminutivo, pode ser identificado como

a)     um esforço para convencer o cliente de que o produto é necessário.
b)    uma forma suave de dizer que o tempo é insignificante.
c)     ênfase na idéia de que o valor pago é pequeno em relação aos benefícios.
d)    neutralidade diante da relação custo-benefício.


QUESTÃO 32


“Adiante o despertador para ficar mais um pouquinho.” (Tok & Stok)

O valor discursivo criado com o uso do diminutivo, na palavra em destaque, pode ser identificado como

a)     um esforço para convencer o leitor de que dormir é necessário.
b)    uma forma suave de dizer que o tempo é insignificante.
c)     enfatizar que o tempo será pequeno, mas trará grandes benefícios.
d)    neutralidade diante do tempo e da necessidade de dormir.








QUESTÃO 33


“Nescafé. O café sempre fresquinho.”
“Depois da geração saúde, chegou a geração fofura.” (Sabonete Fofo)

Marque a alternativa que identifica o processo de formação das palavras destacadas acima e o valor discursivo que seu uso apresenta.

a)     Derivação sufixal - Altera o valor semântico de forma depreciativa.
b)    Derivação sufixal - Carrega o produto de sentido positivo, destacando sua qualidade.
c)     Derivação prefixal - Torna evidente a intenção de elogiar o produto.
d)    Derivação prefixal e sufixal – Muda o sentido das palavras, sem identificação de análise subjetiva.

 

 

QUESTÃO 34


A SOCIEDADE GLOBAL

As pessoas se alimentam, se vestem, moram, se comunicam, se divertem, por meio de bens e serviços mundiais, utilizando mercadorias produzidas pelo capitalismo mundial, globalizado.
Suponhamos que você vá com seus amigos comer Big Mac e tomar Coca-Cola no Mc Donald’s. Em seguida, assiste a um filme de Steven Spielberg e volta para casa num ônibus de marca Mercedes.
Ao chegar em casa, liga seu aparelho de TV Philips para ver o videoclip de Michael Jackson e, em seguida, deve ouvir um CD do grupo Simply Red, gravado pela BMG Ariola Discos em seu equipamento AIWA.
Veja quantas empresas transnacionais estiveram presentes nesse seu curto programa de algumas horas.
(Adap. Praxedes et alli, 1997. O MERCOSUL. SP, Ed. Ática, 1997. – Texto usado no Enem/98)

Identifique, no texto, todos os processos de formação das palavras destacadas abaixo.

a)     Big Mac    
b)    Coca-cola
c)     TV Philips
d)    videoclip
e)     BMG         
f)     CD
g)    transnacionais
h)     capitalismo


QUESTÃO 35 (FGV)

Um homem gordinho e simpático entrou na sala.

Os manuais de língua portuguesa ensinam que inho é um sufixo diminutivo, normalmente aplicado aos substantivos. Qual o sentido de gordinho, no texto?















DISCURSO DIRETO E INDIRETO

QUESTÃO 36 (FUVEST)

Tentei rir, para mostrar que não tinha nada. Nem por isso permitiu adiar a confidência, pegou em mim, levou-me ao quarto dela, acendeu vela, e ordenou-me que lhe dissesse tudo. Então eu perguntei-lhe, para principiar, quando é que ia para o seminário.
- Agora só para o ano, depois das férias.
            (Machado de Assis, "Dom Casmurro")

Neste excerto, que narra um fato ocorrido entre Bentinho e sua mãe, observa-se o emprego do discurso direto e do discurso indireto.

a)     Transcreva os trechos em que é empregado o discurso indireto.
b)    Transponha esses trechos para o discurso direto, efetuando as necessárias adaptações.


FUNÇÕES DA LINGUAGEM

QUESTÃO 37 (ITA - Adaptação)

Assinale a alternativa que apresenta as duas funções de linguagem predominantes nos fragmentos a seguir:

Maria Rosa quase que aceitava, de uma vez, para resolver a situação, tal o embaraço em que se achavam. Estiveram um momento calados.
¾ Gosta de versos?
¾  Gosto...
¾ Ah...
Posou os olhos numa oleografia.
¾ É brinde de farmácia?
¾ É.
¾ Bonita...
¾ Acha?
¾ Acho... Boa reprodução...
Orígenes Lessa. O feijão e o sonho.
Sentavam-se no que é de graça: banco de praça pública.
E ali acomodados, nada os distinguia do resto do nada. Para a grande glória de Deus.
Ele: ¾  Pois é.
Ela: ¾  Pois é o quê?
Ele: ¾  Eu só disse "pois é"!
Ela: ¾  Mas "pois é" o quê?
Ele: ¾  Melhor mudar de conversa porque você não me entende.
Ela: ¾  Entender o quê?
Ele: ¾  Santa Virgem, Macabéa, vamos mudar de assunto e já.
Clarice Lispector. A hora da estrela.

a)     poética e fática
b)    fática e emotiva
c)     emotiva e referencial
d)    referencial e conativa
e)     conativa e poética


QUESTÃO 38 (VUNESP)

As questões seguintes tomam por base o fragmento de uma peça oratória do Padre Antônio Vieira (Lisboa, 1608 Bahia, 1697) - o Sermão da Sexagésima pregado na Capela Real de Lisboa no ano de 1655.

SERMÃO DE VIEIRA

            Será porventura o não fazer fruto hoje a palavra de Deus, pela circunstância da pessoa? Será por que antigamente os pregadores eram santos, eram varões apostólicos e exemplares, e hoje os pregadores são eu, e outros como eu? - Boa razão é esta. A definição do pregador é a vida e o exemplo. Por isso Cristo no Evangelho não o comparou ao semeador, senão ao que semeia. Reparai. Não diz Cristo: saiu a semear o semeador, senão, saiu a semear o que semeia. (...) Entre o semeador e o que semeia há muita diferença: uma coisa é o soldado e outra coisa o que peleja; uma coisa é o governador e outra o que governa. Da mesma maneira, uma coisa é o semeador, e outra o que semeia; uma coisa é o pregador e outra o que prega. O semeador e o pregador é nome; o que semeia e o que prega é ação; e as ações são as que dão o ser ao pregador. Ter nome de pregador, ou ser pregador de nome, não importa nada; as ações, a vida, o exemplo, as obras, são as que convertem o Mundo.

VIEIRA, Antônio (Pe). Os Sermões. Seleção de Jamil Almansur Haddad. São Paulo: Melhoramentos, 1963, p.80.

O texto oratório, por sua natureza persuasiva, realiza em alto grau a função conativa (ou apelativa) da linguagem, ou seja, centra sua mensagem explícita e diretamente no público destinatário. Neste fragmento, o orador faz clara referência a seus ouvintes, visando a provocar neles uma reação. Com base neste comentário,

a)     aponte a frase em que Vieira se dirige diretamente ao público;
b)    indique o modo e a pessoa verbais que revelam a função conativa (ou apelativa) da linguagem.


PONTUAÇÃO

QUESTÃO 39

Indique a pontuação adequada para a seguinte frase

“Brincalhão ele sempre diz alguma frase engraçada.” (Sacconi)

a)     “Brincalhão, ele sempre diz alguma frase engraçada.”
b)    “Brincalhão, ele, sempre, diz alguma frase engraçada.”
c)     “Brincalhão, ele sempre diz: alguma frase engraçada.”
d)    “Brincalhão, ele; sempre diz: alguma frase engraçada.”












QUESTÃO 40

(FGV/2000) Nas frases a seguir, em cada traço, você poderá colocar ou não um sinal de pontuação. Quando decidir usar ponto, é necessário corrigir, com letra maiúscula, a palavra seguinte.

a)     Os funcionários _ desenvolvem _ várias atividades _ dentre elas _ podemos destacar _ o cálculo das horas extras _ e a elaboração de relatórios _
b)    O objetivo _ do relacionamento _ é melhorar _ a comunicação _ e _ a confiança do cliente _ o que torna essa atividade _ útil _ para os órgãos da administração direta _
c)     A empresa _ foi constituída _ por duas pessoas _ Sérgio A. Davenport _ e Telma Senna Cruz _ que a dirigiram por quinze anos _
d)    Não podemos _ sentar-nos _ disse o jogador _ antes _ que sejam definidos os baralhos com que vamos jogar _
e)     Havia _ porém _ casos mais graves _ do que aqueles _ para serem analisados _ pelo médico _


QUESTÃO 41 (Uviçosa)

Das alterações feitas na pontuação de passagens do texto, aquela em que houve sensível mudança de sentido é
a)     Peter tão logo veio ao mundo entrou para um curso de amamentação... (par.1)
Peter, tão logo veio ao mundo, entrou para um curso de amamentação.
b)    A mãe descobriu numa revista uma pesquisa feita por médicos da Califórnia... (par.1)
A mãe descobriu, numa revista, uma pesquisa feita por médicos da Califórnia.
c)     ...que se pode esperar de um menino que aos seis anos só brinca e vai à escola? (par.2)
...que se pode esperar de um menino que, aos seis anos, só brinca e vai à escola?
d)    Se tinha medo, então era para a natação mesmo que ele iria entrar. (par.12)
Se tinha medo então, era para a natação mesmo que ele iria entrar. 
e)     Um dia Flávia flagrou o filho com uma gravata à volta do pescoço tentando dar um laço. (par.20)
Um dia, Flávia flagrou o filho com uma gravata à volta do pescoço tentando dar um laço.


QUESTÃO 42

(Milton Campos) ‘’O culpado, chegou a ser dito, foi Rennó, presidente da Petrobras.’’

Redija um pequeno texto JUSTIFICANDO o uso das vírgulas na citação acima.


QUESTÃO 43 (UFV 2001)

Assinale a alternativa em que a presença/ausência da(s) vírgula(s) acarreta alteração semântica:

a)   A sociedade seria talvez mais feliz se fosse menos egoísta. / A sociedade seria, talvez, mais feliz se fosse menos egoísta.
b)   Na Holanda, houve a liberação geral do uso do tóxico! / Na Holanda houve a liberação geral do uso do tóxico!
c)   O Governo tem, na Colômbia, um problema intenso com o narcotráfico. / O Governo tem na Colômbia um problema intenso com o narcotráfico.
d)   O traficante, que é viciado, precisa de polícia e de família. / O traficante que é viciado precisa de polícia e de família.
e)   Que a sociedade seja mais altruísta, e os jovens mais felizes! / Que a sociedade seja mais altruísta e os jovens mais felizes!







PALAVRAS E SUAS FUNÇÕES


QUESTÃO 44 (USP)

“Assim dos lábios a vida corre.” O termo destacado exerce a função sintática de:

a)     objeto direto.
b)    adjunto adnominal.
c)     objeto direto preposicionado.
d)    adjunto adverbial.
e)     agente da passiva.


QUESTÃO 45 (Fuvest-95)

Ao ligar dois termos de uma oração, a preposição pode expressar, entre outros aspectos, uma relação temporal, espacial ou nocional. Nos versos “Amor total e falho...Puro e Impuro...Amor de velho adolescente...”a preposição de estabelece uma relação nocional. Essa mesma relação ocorre em

a)     “Este fundo de hotel é um fim de mundo.”
b)    “A quem sonha de dia e sonha de noite, sabendo todo sonho vão.”
c)     “Depois fui pirata mouro, flagelo da Tripolitânia.”
d)    “Chegarei de madrugada, quando cantar a siriema.”
e)     “Só os roçados da morte compensam aqui cultivar.”


QUESTÃO 46 (FESP-SP-Adaptação)

Assinale a alternativa em que a palavra destacada NÃO corresponde à afirmação.

a)     “Uma das técnicas que podemos usar é a de transformar...” __ artigo definido que acompanha a palavra técnica;
b)    “Servem a mesa pessimamente” __ advérbio que indica uma circunstância de modo em relação ao verbo servir;
c)     Muito bom!” __ advérbio que intensifica o adjetivo;
d)    Os humoristas, como se sabe...” __ artigo definido que determina o substantivo humoristas.


Rosinha corre em direção a Chico Bento com uma câmera fotográfica na mão e grita:
-          Chico!
Chico, ouvindo Rosinha, abre as calças, em um gesto de obediência, no momento em que ela vai bater a foto.
O flash dispara.
Rosinha quebra a câmera fotográfica na cabeça de Chico e sai indignada.
Chico, com uma expressão de quem não sabe o que passou, diz:
-   Quem intendi as muié?


QUESTÃO 47


Considere o uso do verbo olhar no modo imperativo, usado por Rosinha, e indique seu papel semântico.








QUESTÃO 48  (PAES-UNIMONTES/1999)

“Foi então que se lembrou que, provavelmente, Vicente nunca lera o Machado...”

Com relação à construção da frase acima, é INCORRETO afirmar que:

a)     em “lera Machado” ocorre metonímia.
b)    as vírgulas foram usadas para separar adjunto adverbial antecipado.
c)     a ação expressa por “ler” é posterior à ação de “lembrar”.
d)    o verbo lembrar-se deveria ter sido usado com a preposição “de”.


QUESTÃO 49 (PAES-UNIMONTES/1999)

Com relação ao período “Já agora, o caso de Zefinha lhe parecia mesquinho e sem importância” é INCORRETO afirmar que

a)     “Zefinha” é núcleo do termo oracional “o caso da Zefinha”.
b)    “mesquinho” e “sem importância” são determinantes de “o caso da Zefinha”.
c)     O pronome “lhe” refere-se a “Conceição”, sendo, portanto, elemento de coesão textual.
d)    “agora” relaciona-se com o verbo “parecer”.


QUESTÃO 50

(PAES-UNIMONTES-Adaptação) Identifique, na oração abaixo, a função de cada termo.

“Em seu lindo semblante acendia o pejo vivos rubores.”

a)     em seu lindo semblante:
b)    acendia:
c)     vivos rubores:
d)    o pejo:



























QUESTÃO 51

ALTÉIA
                                               Cláudio Manuel da Costa

Aquele pastor amante,
Que nas úmidas ribeiras
Deste cristalino rio
Guiava as brancas ovelhas;

Aquele, que muitas vezes
Afinando a doce avena,
Parou as ligeiras águas,
Moveu as bárbaras penhas;

Sobre uma rocha sentado
Caladamente se queixa:
Que para formar as vozes,
Teme, que o ar as perceba.

                               (in POEMAS de Cláudio Manuel da Costa. São Paulo: Cultrix, 1966, p. 156.)


Levando em conta que as três estrofes citadas constituem um período completo:

a)     Aponte a função sintática de “Aquele pastor amante”.
b)    Classifique a oração integrada pelos versos: “Aquele pastor amante”, “Sobre uma rocha sentado” e “Caladamente se queixa”.


QUESTÀO 52 (FUVEST)

" O major mal podia conter o assombro."

"... falava com tal simplicidade, que o major pensou ter visto mal."

a)     Em cada frase, qual o sentido da palavra mal?
b)    Sem alterar o sentido da segunda frase, completar: O major pensou ter visto mal, ...


QUESTÃO 53

(FAFI) Em todas as opções, os termos destacados exercem a função de sujeito, EXCETO

a)     Depois se interligam institutos de pesquisas, empresas jornalísticas, comerciais.
b)    Daí surgiram as manifestações sexuais, as declarações de posições políticas, as campanhas pró ou contra algo ou alguém.
c)     Existe, no máximo, classificação de idade para certos eventos.
d)    A rede alcança hoje praticamente todos os países.











QUESTÃO 54

(FAFI) O sujeito NÃO esta corretamente destacado em :

a)     ‘’Meu leitor já sabe que a clonagem é a reprodução de cópias...’’
b)    ‘’Pela clonagem, mediante sofisticada engenharia genética, os cientistas podem, de agora em diante, tirar de uma célula embrionária tantos clones quantos quiserem.’’
c)     ‘’Cultivá-las em ambiente de 37 graus centígrados e constar que cada célula se desenvolve por dinamismo Próprio’ ...’’
d)    ‘’Moralistas católicos de renome internacional vêem na clonagem uma ‘opção intrinsecamente perversa’...’’


QUESTÃO 55

(Milton Campos) ‘’Todo o barulho em torno da morte da princesa amplifica a questão das responsabilidades individuais’’

Na citação, o vocábulo ‘’’’ desempenha uma função adverbial. Elabore uma frase em que ‘’só’’ passe a desempenhar uma função adjetiva.







































GABARITO VERBOS CONCORDÂNCIA

 

QUESTÃO 01:
B

QUESTÃO 05:
C
QUESTÃO 02:
E

QUESTÃO 06:
E
QUESTÃO 03:
B

QUESTÃO 07:
D
QUESTÃO 04:
A

QUESTÃO 08:
D

 


QUESTÃO 09


a)     "...Os percalços que enfrentariam qualquer programa"

b)    O locutor enganou-se quanto ao sujeito da oração: Julgando que a frase se encontrava na ordem direta, considerou "percalços" como sujeito, e não "qualquer programa de estabilização", esse sim, o agente da ação verbal enfrentaria. Ou seja; Qualquer programa de estabilização no Brasil enfrentaria percalços.

c)     Pode-se argumentar, é certo, que eram previsíveis os percalços que enfrentaria qualquer programa de estabilização (...) necessário no Brasil.


QUESTÃO 10

a)     Havia jardins e manhãs naquele tempo; existia paz por toda a parte.
b)    Se houvesse mais homens honestos, não existiriam tantas brigas e injustiças.


QUESTÃO 11

a)     " São para esses cidadãos anônimos, que ganharam personalidade dia 15 de Novembro, que o novo governo deverá estar voltado."
b)    1 - Dentro de instantes serão divulgados novos resultados.
c)     2 - É para esses cidadãos anônimos (...) que o novo governo deverá estar voltado.


QUESTÃO 12


a)     verbo "fazer" indicando tempo, por ser um verbo impessoal, mantem-se na 3º pessoa do singular.
b)    Fazem
 Faz
 Faz


QUESTÃO 13


a)     O chargista usou a 1ª pessoa em lugar da 3ª com o objetivo de denunciar a responsabilidade da crise energética no Brasil.
b)    Quando usa os verbos na 1ª pessoa “fui, apaguei”, tem-se uma concordância ideológica que visa a criticar o papel do governo no caso da energia, desconstruindo o valor indefinido do pronome “quem”. O uso do verbo na 3ª pessoa, concordando gramaticalmente com o pronome indefinido “quem”, demonstra o desconhecimento do agente da ação verbal.






QUESTÃO 14


a)     O verbo haver no sentido de existir é impessoal, ou seja, não tem sujeito, permanecendo, portanto, na 3ª pessoa do singular.
b)    Na frase o verbo haver funciona como auxiliar, sendo pessoal e concordando com o sujeito papagaios. Por isso está flexionado na 3ª pessoa do plural.


QUESTÃO 15


a)     O conetivo ou nessa frase tem o valor da conjunção e, aditiva, somando os sujeitos e levando o verbo para o plural.
b)    Na Segunda frase o ou é excludente, ou seja, concorda com uma das partes do sujeito excluindo a outra e levando o verbo para o singular.














































GABARITO VERBOS REGÊNCIA

QUESTÃO 16

a)     ...contando-se nos dedos...
b)    Em contando-se  nos dedos os jornalistas..., o verbo é transitivo  direto, com o significado de  verificar a quantidade; em que contam com vencimentos..., o verbo transitivo indireto, com o significado de receber.
c)     A: jornalistas.  B: quem ganha mais de 1000 reais.  C: quem trabalha na redação do jornal.  D: editores.


QUESTÃO 17

a)     Conheci Marcos Rey faz mais de vinte anos, quando sonhava tornar-me escritor.
b)    Não; seria dispensável, uma vez que, na frase, o verbo haver já indica tempo decorrido. O uso de atrás seria um caso de redundância.


QUESTÃO 18

Eu me tornaria escritor. Tornar-me-ia escritor.


QUESTÃO 19:
B

QUESTÃO 20:
B
QUESTÃO 21:
D

QUESTÃO 22:
E



QUESTÃO 23

‘’O tipo de sapato de que  você gosta.’’ O verbo gostar é transitivo indireto e por isso exige o uso da preposição.


QUESTÃO 24

Nova York prefere mantê-los na folha de pagamento a gastar US$ 2000 para alimentá-los.


QUESTÃO 25


a)     Os papagaios respiravam o ar puro da montanha.
b)    Os papagaios desejavam o ar puro da montanha.


QUESTÃO 26


De acordo com as regras de regência verbal, o verbo “aspirar” usado como transitivo direto, tem o sentido de sorver, respirar, sugar. Já o mesmo verbo, usado como transitivo indireto, tem o sentido de desejar, almejar.











GABARITO CONCORDÂNCIA NOMINAL

QUESTÃO 27

B


QUESTÃO 28


E


GABARITO FORMAÇÃO DE PALAVRAS

QUESTÃO 29

D


QUESTÃO 30


a)     muitas baixas – processo de conversão da classe da palavra de adjetivo para substantivo
b)    meio-dia – processo de composição por justaposição
c)     pára-choques – processo de composição por justaposição
d)    o sempre – processo de conversão da classe da palavra de advérbio para substantivo
e)     PLIM-PLIM – processo de criação de palavra: onomatopéia
f)     Latas de lixo – processo de composição por justaposição
g)    M & M – processo de composição por sigla


QUESTÃO 31

C


QUESTÃO 32


C


QUESTÃO 33


B


QUESTÃO 34


a)     estrangeirismo – processo de composição por justaposição
b)    estrangeirismo – processo de composição por justaposição
c)     processo de composição por abreviação
d)    estrangeirismo - processo de composição por justaposição
e)     estrangeirismo – processo de composição por sigla
f)     processo de composição por sigla (do inglês compact disc – estrangeirismo)
g)    processo de formação por derivação prefixal
h)     processo de formação por derivação sufixal





QUESTÃO 35

O sufixo inho revela aí que o escritor era um pouco gordo, não muito, e sua aparência despertava afeição, simpatia. O termo gordinho tem, assim, caráter modalizador: expressa uma avaliação pessoal do locutor sobre o escritor.


DISCURSO DIRETO E INDIRETO


QUESTÃO 36

a)     "e ordenou-me QUE LHE DISSESSE TUDO"
      "perguntei-lhe, para principiar, QUANDO É QUE IA PARA O SEMINÁRIO"
b)    ...e ordenou-me:
       - DIGA-ME TUDO.
       ... perguntei-lhe, para principiar:
       - QUANDO É QUE VOU PARA O SEMINÁRIO?


FUNÇÕES DA LINGUAGEM

QUESTÃO 37


A


QUESTÀO 38

a)     A frase é "Reparai" que interrompe a argumentação e envolve o leitor.
b)    A função conativa (ou apelativa) da linguagem se faz através do uso do Imperativo afirmativo, na
       segunda pessoa do plural:  "Reparai" (vós)


PONTUAÇÃO


QUESTÃO 39

A


QUESTÃO 40


a)     Os funcionários_ desenvolvem_ várias atividades; dentre elas, podemos destacar: o cálculo das horas extras _ e a elaboração de relatórios.
b)    O objetivo _ do relacionamento_ é melhorar _ a comunicação _ e_ a confiança do cliente, o que torna essa atividade_ útil _ para os órgãos da administração direta .
c)     A empresa _ foi constituída _ por duas pessoas: Sérgio A. Davenport _ e Telma Senna Cruz, que a dirigiram por quinze anos.
d)    Não podemos _ sentar-nos, disse o jogador, antes _ que sejam definidos os baralhos com que vamos jogar.
e) Havia, porém, casos mais graves _ do que aqueles, para serem analisados _ pelo médico .


QUESTÃO 41


D



QUESTÃO 42

As vírgulas usadas antes de ‘’chegou’’ e depois de ‘’dito’’ separam uma oração intercalada, deslocada de seu lugar original. Já a vírgula usada depois de ‘’Rennó’’ separa o aposto (presidente da Petrobras)


QUESTÃO 43


D

 
PALAVRAS E SUAS FUNÇÕES

QUESTÃO 44


D


QUESTÃO 45


E


QUESTÃO 46


A


QUESTÃO 47


Em “Olha o passarinho”, o que se pretende é destacar a ação verbal, levando o interlocutor à realização da ação, transformando-se em agente da ação desejada.


QUESTÃO 48


C


QUESTÃO 49


A


QUESTÃO 50


a)     natureza adverbial – determinante de acendia.
b)    ação expressa - determinante do agente da ação verbal.
c)     objeto direto – determinante do verbo acendia.
d)    funciona como agente da ação verbal.


QUESTÃO 51


a)     Sujeito do verbo queixar-se, da última estrofe.
b)    Oração principal.




QUESTÀO 52

a)     Nos dois casos, mal é advérbio, tendo o sentido oposto de bem.
b)    O major pensou ter visto mal, já que falava com tanta simplicidade.


QUESTÃO 53


C


QUESTÃO 54


D


QUESTÃO 55

Ela gostava de estar só. 
Só, ela ouvia as músicas de que gostava .
Eles estavam sós na sala.


























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