Pular para o conteúdo principal

EJA



Área: Português



Atividade: A descrição – a realidade objetiva e subjetiva

Objetivos
  • Identificar, em textos, vários elementos estruturais da descrição.
Introdução
Pergunte aos alunos: Vocês já visitaram uma estação de trem? Lembram-se do cheiro? Da iluminação? Havia um relógio no final do corredor? E o piso? Rangia a seus pés ou era ladrilhado? Um bom observador descreve bem o que viu e o que vê. Vocês se consideram bons observadores?


  1. Ler o texto com os alunos e acentuar as características descritivas. Comentar o poder da industrialização versus as atividades manuais.
  2. Pedir aos alunos que encontrem no texto o momento em que o autor descreve o processo de produção da farinha de mandioca. Pedir que, oralmente, um deles reproduza para a classe o trecho solicitado e diga os detalhes dessa tarefa.
  3. Informar que é pela faculdade da observação que distinguimos as características particulares do que observamos. Traduzir essas imagens em palavras é descrever.
  4. Não é, pois, importante – na descrição – enumerar todos os detalhes, mas, sim, fixar as características distintivas do ser ou da realidade descrita.
  5. No trecho destacado, o autor diz: “O momento mais alegre da farinhada é a roda das raspadeiras da mandioca”. Ao proceder assim, faz uma descrição SUBJETIVA, pois deixa entrever suas impressões, sensações despertadas pela realidade que descreve.
  6. Pedir que descrevam o processo usado no preparo do tucupi.
  7. Pedir que retirem do texto a descrição do preparo da goma para roupas.
  8. Para que a descrição não se torne cópia cansativa da realidade, o autor pode destacar os cheiros, as cores, as sensações, os barulhos, as formas por meio da escolha de um vocabulário expressivo, capaz de levar o leitor a formar uma imagem da realidade descrita. É preciso que o autor escolha cuidadosamente as palavras, de modo a provocar no leitor impressões sensoriais que o façam, de fato, “sentir” a realidade descrita.
  9. Pedir que os alunos escrevam um texto incluindo suas impressões sensoriais.
  10. Pedir aos alunos que descrevam uma cena de carnaval de rua. Solicitar que destaquem o que ouvem, o que vêem, o que sentem, se há instrumentos musicais, o que se destaca em cores e formas, os movimentos, os silêncios e os barulhos...
Tempo sugerido: 4 horas

Resultado esperado: Ampliação da capacidade de descrever objetiva e subjetivamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno