Pular para o conteúdo principal
Área: Português



Atividade: Teatro em sala de aula

Objetivos
  • Estimular a criatividade, o interesse e o espírito crítico; incentivar a leitura, a expressão oral e a integração da classe.
Introdução
Você já pensou em representar? Ou prefere criar cenários ou figurinos para uma peça de teatro? Gostaria de dirigir atores? Iluminar? Há espaço para esses trabalhadores no mundo mágico do teatro.



Ler o texto com os alunos e acentuar as características dramáticas obtidas pela descrição e narração das cenas. Discutir o texto: quem é o autor, em que época o texto foi escrito, quando foi editado e por quem, quem são as personagens principais, que problemas enfrentam, como se desenvolve o enredo, que temas abordam, entre outras questões.
  1. Dê noções gerais de teatro: pergunte aos alunos como seria o cenário em que as ações se dão. Como fariam para reproduzi-la em um espaço como a sala de aula? Informar que essa é uma atribuição do cenografista. Haveria música de fundo? De que tipo? Haveria ruídos? Essa seria a função do sonoplasta. Como os atores se vestiriam? Essa seria a ação do figurinista. A luz seria normal ou ganharia tons diferenciados para cada personagem? Essa é a atribuição do iluminador. Como ficariam os atores no espaço cênico? De pé? Em semicírculo? Ressaltar que esse é o papel do diretor.
  2. Escolha alunos para representarem as diversas personagens. Peça aos alunos que leiam o texto e, durante a leitura, imaginem como as cenas se realizariam num palco (cenário, luz, figurino, música...).
  3. Verificar se há interesse da sala em “montar” o texto. Em caso positivo, escolha os atores e os auxiliares técnicos. Designe um diretor para conduzir os ensaios.
  4. Peça a um grupo que confeccione os convites para a peça, com ilustrações ligadas ao tema da encenação. Peça-lhes que façam rigorosa revisão do texto.
  5. Peça a outro grupo que confeccione cartazes para serem espalhados na escola. O importante é aguçar a curiosidade do eventual público.
Tempo sugerido: 10 horas

Resultados esperados: Ampliar a capacidade de exprimir-se oralmente e por escrito.
Dicas do Professor: livro – Dicionário de Teatro, de Luiz Paulo Vasconcelos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno