Pular para o conteúdo principal
Área: Português



Atividade: Receita poética

Objetivos
  • Transformar texto instrucional em poema.
Introdução
Você sabe a receita para formar um péssimo cidadão? Quantas xícaras de desrespeito são necessárias? Quantos gramas de preconceito? Quantas colheres de má educação?

  1. Ler as receitas com os alunos. Verificar quais conhecem e quais desconhecem. Quem já saboreou as receitas pode comentar o que achou. Se alguém souber fazer uma delas, pode-se solicitar à classe os ingredientes e, num dia especial, prová-la, num jantar coletivo.
  2. Mostrar que as receitas são textos instrucionais, que precisam ser cuidadosamente ordenados, para evitar erros na execução da tarefa.
  3. Ler com os alunos, na íntegra, o texto Feijoada à minha moda, de Vinícius de Moraes (facilmente encontrado na Internet). Estes são alguns fragmentos: Feijoada à Minha Moda (Melhor do que nunca!) este poeta/ Segundo manda a boa ética/ Envia-lhe a receita (poética)/ De sua feijoada completa/ Em atenção ao adiantado/ Da hora em que abrimos o olho/ O feijão deve, já catado/ Nos esperar, feliz, de molho/ E a cozinheira, por respeito/ À nossa mestria na arte/ Já deve ter tacado peito/ E preparado e posto à parte/ Os elementos componentes/ De um saboroso refogado/ Tais: cebolas, tomates, dentes/ De alho — e o que mais for azado.
  4. Ler, também, a receita de Vatapá, criada por Dorival Caymmy: “Quem quiser vatapá, que procure fazer. Primeiro o fubá, depois o dendê, procure uma nega baiana. Que saiba mexer” (também facilmente encontrável na Internet).
  5. Pedir aos alunos que, como fizeram Vinícius e Caymmi, criem uma “receita poética” a partir das receitas lidas ou outras, à vontade.
  6. Num segundo momento, pedir que criem receitas para formar “um bom cidadão”, “um excelente presidente de empresa”, etc.
Tempo sugerido: 3 horas

Resultados esperados: Ampliação da capacidade de escrever textos em diversos registros e gêneros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno