Pular para o conteúdo principal


Área: Português



Atividade: O texto Instrucional

Objetivos
  • Desenvolver a habilidade de uso da língua em situações comunicativas diversificadas.
Introdução
Será que seus alunos conseguem ordenar direitinho uma receita de bolo? E ensinar as regras para um jogo de cartas?


  1. Atividade de Leitura: discutir o texto com os alunos. Mostrar, por meio dele, a importância social da escrita. A escrita fixa uma idéia ou informação no tempo. Perguntar aos alunos se têm uma “receita de família” que, pela escrita, poderia ser transmitida às próximas gerações.
  2. Atividade de Produção de Textos:
    1. Pedir a um aluno que se levante e siga os comandos que serão dados por um colega para que se dirija até a porta, abrindo-a. Informe que só poderá mover-se a partir das ordens do colega. Aquele que comanda, portanto, não poderá pular etapas (Ex.: Dê cinco passos para frente, vire à direita, dê dois passos em direção à porta, pare, levante a mão direita até a altura da cintura, abra a porta, etc.).
    2. Depois da experiência, mostrar que o aluno que comandou a atividade criou, oralmente, um texto instrucional: aquele que contém informações sobre procedimentos ou normas adequadas a um determinado contexto (receita de comida, uso de aparelho eletrônico, jogo etc.). Ressaltar que a linguagem deve ser clara e objetiva, todos os passos precisam ser identificados, assim como devem ser dadas as informações relevantes e os cuidados a serem tomados.
    3. Iniciar o jogo das instruções: inicie com um jogo simples, já conhecido dos alunos (passa anel, jogo das cadeiras, por exemplo). Depois da atividade, diga aos alunos que você precisa instruir outro professor, que não conhece o jogo, a utilizá-lo em sala de aula. Você precisa fazer isso por escrito. Solicite que escrevam as regras que utilizaram para jogar. Lembre-os de que precisam exercitar a clareza nas regras, determinar precisamente a seqüência das ações e o estabelecimento de critérios de ganhos e perdas. Depois de pronta a tarefa, comparar os diversos textos a fim de verificar se a seqüência está correta em cada um dos trabalhos.
    4. Para aprofundar o estudo sobre a estrutura do texto instrucional, podem-se analisar receitas de culinária, bulas de remédio, regras de comportamento, outros jogos, manual de instruções de aparelhos eletrônicos ou de manutenção de carros.
Tempo sugerido: 4 horas

Resultados esperados: Ampliação da capacidade de escrever textos instrucionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno