Pular para o conteúdo principal


Área: Português



Atividade: Influência africana na língua portuguesa e características ortográficas
Objetivos
  • Conhecer as contribuições africanas para a língua portuguesa, reconhecer alguns vocábulos herdados e seu significado.
Introdução
A necessidade de braços que trabalhassem a terra trouxe ao Brasil, logo depois do descobrimento, os negros do grupo guineano-sudanês (Guiné e Sudão Oriental) e banto (África Austral). Das línguas que falavam destacam-se o nagô ou ioruba (grupo sudanês), que se irradiou na Bahia, e o quimbundo (grupo banto) difundido em Pernambuco e outros estados do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.


  1. Atividades de leitura. Discutir o texto com os alunos e explorar as características dos grupos e sua importância para a cultura nacional.
  2. Reconhecimento e ampliação do vocabulário:
    1. Informar aos alunos que o português do Brasil incorporou muitos vocábulos das línguas africanas. Para testar o conhecimento prévio (e informar), perguntar se conhecem alguns nomes (sugere-se que o professor escreva-os no quadro, pois a próxima atividade recuperará algumas dessas palavras):
      • geográficos (Caxambu, Quilombo);
      • que designam divindades, crendices, práticas rituais (Exu, Iemanjá, Ogum, Orixá, Xangô, candomblê, macumba, mandinga);
      • de danças e instrumentos musicais (batuque, lundu, maracatu, samba, agogô, afoiê, berimbau, canzá);
      • de alimentos, iguarias, bebidas (abará, acarajé, angu, mugunzá, vatapá, cachaça, quitute);
      • de animais, aves, insetos: (caxinguelê, camundongo, marimbondo);
      • árvores, plantas, legumes, frutas (dendê, inhame, chuchu, jiló, quiabo);
      • doenças, estados de alma (calombo, cachumba, cafife, banzo);
      • objetos de uso, enfeites, vestes (cachimbo, carimbo, gongá, miçanga).
    2. edir aos alunos que criem "verbetes de dicionário" para tornar público o significado das seguintes palavras de origem africana (os alunos usarão seu conhecimento prévio e pesquisa):
      Exemplo: angu - massa de farinha de trigo, mandioca ou arroz. cachaça (aguardente); dendê (fruto do dendezeiro); maracatu (cortejo carnavalesco); cafuné (carinho na cabeça); canjerê (feitiço, bruxaria); caxumba (doença das glândulas falias); fubá (farinha de milho); quitute (comida fina, iguaria delicada); senzala (alojamento de escravos).
Materiais indicados: dicionários.
Tempo sugerido: 2 horas

Resultados esperados:
Ampliação do vocabulário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno