Pular para o conteúdo principal
Área: Português


Atividade: Figuras de linguagem

Objetivos
  • Ampliar o conhecimento sobre os recursos poéticos e as figuras de linguagem.
Introdução
Com que se parece uma gravata? E o inverno? É verdade que um cidadão sem gravata é como sopa sem sal?


  1. Atividades de leitura. Depois de discutir o aspecto alegre e crítico do texto, solicite que:
    1. observem como Tom Zé explora as rimas no poema (laçou/enforcou, gravata/lata, degradação/palavrão, moral/sal, inclinado/duplicado, manejar/alegrar, autopunição/coração), os versos que rimam não são regulares.
    2. observem que o poeta poderia construir versos assim: "Um cidadão sem gravata É COMO uma coroa sem lata;/ é COMO um grande palavrão". Eles criaria relações de semelhança por meio de COMPARAÇÃO. Pedir aos alunos que completem, livremente, as seguintes comparações:

      • A barriga do padeiro PARECE _____________.
      • Tua voz ME LEMBRA __________________.

      Mostrar que essas são formas de comparação, usuais na linguagem cotidiana.
    3. observem que o poeta não se vale da comparação no poema, ele estabelece relação entre os pares, sem explicitar os termos de comparação (como, parece, lembra etc.). Vale-se de uma METÁFORA, uma comparação implícita, mais rica, ampla, de caráter pessoal e subjetivo: Gravata É forca portátil/Gravata É um processo freudiano para a auto-punição./ Um cidadão sem gravata É uma dama sem pudor.
    4. transformem as comparações a seguir em metáforas: A casa parece um parque de diversões. - A lua lembra uma senhora prateada. (A casa é um parque de diversões. A lua é uma senhora prateada.)
    5. observem como o poeta atribui ações humanas à gravata: já me enforcou, já me laçou. Esse recurso chama-se PERSONIFICAÇÃO ou PROSOPOPÉIA.
    6. observem os versos, ou parte deles, que se repetem na estrofe: "A gravata já me...", "é a ...", "é um...", "é uma..." Esse recurso chama-se PARALELISMO. Qual efeito o poeta consegue ao repetir os versos ou parte deles?
  2. Atividades de leitura. Escolher um objeto com os alunos e pedir que criem, livremente, comparações. Depois, as transformem em metáforas e, por fim, criem um poema que divirta e critique os costumes.
Tempo sugerido: 3 horas

Resultados esperados:
Familiarização com a metáfora, a comparação e a personificação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno