Pular para o conteúdo principal


Área: Português



Atividade: Entrevista - elementos conceituais e afetivos do sentido


Objetivos
  • Desenvolver a comunicação escrita, oral e exercitar a criatividade.
Introdução
Você sabe qual é a verdadeira maionese? Quem é que tem energia que dá gosto? Você contrataria alguém que não fosse uma Brastemp para um trabalho muito bem remunerado?


  1. Atividades de pré-leitura.
    1. Perguntar aos alunos o que sabem sobre a vida de Machado de Assis. Explorar os aparentes problemas do autor: ser negro, pobre, gago e epilético. Realçar suas qualidades de escritor.
    2. Pedir aos alunos que respondam às questões da Introdução. Ressaltar que o slogan apela diretamente às paixões, aos sentimentos, ao entusiasmo por uma idéia ou produto. Rememorar slogans famosos citando só o início. Ex.: Tomou ....... (Doril) a dor sumiu. Indagar o porquê de terem na memória tais slogans e qual o efeito pretendido por eles (dar valor de verdade).
  2. Atividades de leitura.
    1. Ler o texto e comentar com os alunos a força das campanhas publicitárias. Perguntar o que vendem as campanhas de vacinação (saúde), de doações para crianças carentes (solidariedade). Destacar que o preconceito impede muito cidadão de encontrar um trabalho.
    2. Mostrar que a publicidade vende não só produtos, mas também pessoas e idéias.
  3. Atividades de produção de texto (oral e escrito).
    1. Organizar grupos para que criem, nos moldes da campanha proposta no texto, slogans e frases publicitárias para demover o preconceito e incitar os empresários a contratarem: jovens inexperientes; mulheres casadas; pessoas com dificuldades visuais ou motoras; pessoas com mais de 60 anos.
    2. Fazer, com os alunos, criteriosa revisão dos textos e estudar com eles uma forma de expor os cartazes criados.
  4. Entrevista: o objetivo é que o aluno se expresse oralmente com clareza e responda a perguntas sobre determinado tema.
    1. Alguns alunos verão os seguintes papéis: idoso, deficiente visual, mulher grávida e outros a critério do professor. Deverão provar aos empregadores que seria vantajoso empregá-los para a função de "telefonista".
    2. Alguns alunos viverão os "empregadores". Deverão traçar um perfil dos profissionais que querem contratar e elaborar perguntas para verificar a aptidão dos candidatos.
    3. Determinar as regras e montar o cenário. A classe observa.
Tempo sugerido: 4 horas

Resultados esperados:
fluência na oralidade,criticidade e criatividade na escrita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno