Pular para o conteúdo principal

Plano de aula:Prática de leitura , oralidade , análise Lingüística, e produção de texto.


Plano de aula

Língua Portuguesa- Gestar II. 9º ano


Eixos norteadores: Prática de leitura , oralidade , análise Lingüística, e produção de texto.

Objetivo: Desenvolver o gosto e o hábito da leitura através das tics.

Competências: Ser capaz de compreender e utilizar-se de diversos gêneros textuais presentes em situações de interação social, utilizando os recursos tecnológicos.

Habilidades:
- Utilizar a linguagem oral em situações que exijam: preparação prévia; maior grau de formalidade; manutenção do ponto de vista ao longo da fala; procedimentos de negociação de acordos.
-Expressar-se oralmente de forma clara e ordenada, adequando a linguagem à situação comunicativa e intencionalidade.
-Compreender a leitura buscando informações, significados das palavras no texto, deduzindo a partir do contexto e/ou consultando dicionário e internet.

(...)

Texto norteador: Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar - Moacyr Scliar

Conteúdos: Crônica – características, interpretação, intertextualidades e pontuação.
Situação Didática:
Apresentação do autor através do link- Moacyr Scliar
(leitura oral pelos alunos)

Explicação do professor sobre estilo do autor
1º Leitura da crônica “Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar”
2º Ir ao link Adoniram Barbosa – e pedir leitura por alguns alunos
3° Dinamizar a aula cantando Trem das onze com os alunos
4º Pedir aos alunos que leiam o resumo no link Macbeth
5º Linkar ao nome James Cagney e pedir os alunos para lerem

Releitura da crônica “Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar” individualmente.
Após realização de atividades:
- Conhecendo Porto Nacional (material disponível no blog)
-Produção de crônica a partir do poema “Se eu fosse...” Marinalva Barros
- As crônicas Modernas e Pós Modernas quase sempre apresentam uma situação antes de apresentar a história. Como um cronista, apresente uma situação de humor ou de crítica envolvendo o rio Tocantins, após a barragem. Cite trecho do poema da autora sugerida ou do poema Porto submerso de Pedro Tierra. Após terminarem o texto faça links em algumas palavras, por exemplo, Tocantins, Se eu fosse..., e ou outros vocábulos diferentes do dia a dia dos interlocutores.

Metodologia:- Leitura oral e individual dos textos apresentados na aula;
- Declamação de poema;
- leitura de imagens sobre o rio Tocantins antes e depois da barragem;
- produção de texto;
- correção de textos com os alunos;
- Exposição dos textos em murais e ou publicações.

Recursos:Papel pardo, computador, internet, microssistem
Xerox e papel chamex

Avaliação:- Atividade de produção textual
- debate
- atividade de interpretação da crônica “Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar”

Referências bibliográficas:Pedaços de mim – Marinalva Barros
Porto Submerso – Pedro Tierra
A porta- Célio Pedreira
Bibliografia recomendada para 9º Ano - só crônicas

Scliar, Moacyr, 1937-
Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar/ Moacyr
Scliar- 11 ed. – Porto Alegre: L & PM, 2009.
96 p : 21 cm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno