Pular para o conteúdo principal

PLANEJAMENTO ANUAL 8º ano - 2 trimestre

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL – 2011
Professora:Arlete Vidal
Disciplina: Português Trimestre: 2- 8ºano

Conteúdos
Leitura e produção de textos:
Textos relacionados ao universo da adolescência, à psicologia, aos valores e à sensibilidade do adolescente.
Textos relacionados ao consumo: A educação e o consumismo.
A crônica.
A crônica argumentativa.
O anúncio publicitário.
A carta de leitor.
Estruturas lingüísticas:
O predicativo do objeto e o predicado verbo-nominal.
O modo imperativo.
Figuras de linguagem.
Complemento nominal.
Aposto.
Livro literário:
CARRASCO, Valcyr; NOVAES, Carlos
Eduardo e outros. Acontece na cidade: crônicas. Ática. (coleção Quero ler) .

SHAKESPEARE, W.Otelo, o mouro de Veneza – (adaptação – Hildegard Feist). Scipione.





Habilidades

Desenvolver estratégias de leitura: índices de previsibilidade, explicitação do conteúdo implícito, levantamento de hipóteses, relações de causa e conseqüência, de temporalidade e espacialidade, transferência, síntese e generalização, tradução de símbolos, relações entre forma e conteúdo, etc.
Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às idéias e ao gênero.
Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase.
Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão e argumentação orais.
Utilizar a noção de verossimilhança na narrativa.
Conhecer a crônica como gênero.
Conhecer o anúncio publicitário e a carta de leitor como gêneros. Produzir esses gêneros.
Construir o conceito de denotação e conotação.
Exercitar níveis de significação das palavras, produzindo pequenos textos envolvendo conotação.
Conhecer e identificar categorias sintáticas como o predicativo do objeto e o predicado nominal.
Sistematizar o emprego do verbo no modo imperativo.
Construir os conceitos de complemento nominal e aposto.
Observar e pôr em uso aspectos discursivos, estilísticos e semânticos relacionados ao complemento nominal e ao aposto.
Observar o papel semântico-estilístico do complemento nominal e do aposto na construção de textos.
Reconhecer o valor expressivo das figuras de linguagem em textos literários e não-literários.
Observar e exercitar aspectos semânticos e estilísticos que envolvem o predicativo do objeto, o predicado verbo-nominal, o modo imperativo e as figuras de linguagem na construção de textos.
Privilegiar a leitura, cuja interpretação orienta-se pela ciência hermenêutica, para despertar nos alunos a necessidade de se ler o texto (e o contexto) literário sem orientações pré-estabelecidas como
psicologismo, o sociologismo, o historicismo etc.
Compreender que a natureza do texto é aparecer-lhe como uma produção humana, realizada com uma intenção pré-determinada, eleita a partir de certo ponto de vista.


LIVRO ADOTADO :LÍNGUA PORTUGUESA
Para viver juntos: Português: Ensino Fundamental 8º ano
Autores: MARCHETTI, Greta; SOARES, Jairo J. Batista
Editora: Edições SM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno