Pular para o conteúdo principal

PLANEJAMENTO ANUAL 8º ano - 1 trimestre

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL – 2011
Professora:Arlete Vidal
Disciplina: Português Trimestre: 3- 8ºano

Conteúdos
Leitura e produção de textos:
Textos relacionados ao consumo: o consumismo e a dona de casa, a publicidade na TV.
A carta-denúncia.
Textos relacionados às diferenças humanas: raciais, sociais e comportamentais.
O texto de divulgação científica.
O seminário.
Avaliação apreciativa e o uso de recursos gráficos: aspas, itálico, negrito, (sic).
Estruturas lingüísticas:
A conectividade.
O vocativo.
A pontuação.
Problemas e valores semânticos concernentes à relação entre a pontuação e o complemento nominal, o aposto e o vocativo.
A conjunção.
As conjunções coordenativas e subordinativas.
Período simples e composto.
Período composto por coordenação e subordinação.
Emprego da palavra porque.
Livro literário:
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de
Brás Cubas. (adaptação José Louzeiro)Scipione.
VERNE,Júlio; POE, Edgar Allan; BRAZ, Júlio
Emílio. Clássicos Juvenis: Três por três. SP. 1ª ed. Atual.

Habilidades

Desenvolver estratégias de leitura: índices de previsibilidade, explicitação do conteúdo implícito, levantamento de hipóteses, relações de causa e conseqüência, de temporalidade e espacialidade, transferência, síntese e generalização, tradução de símbolos, relações entre forma e conteúdo, etc.
Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às idéias e ao gênero.
Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase.
Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão e argumentação orais.
Utilizar a noção de verossimilhança na narrativa.
Conhecer o seminário como gênero oral.
Participar de um seminário como meio de apropriar-se do gênero.
Conhecer o anúncio publicitário e a carta de leitor como gêneros. Produzir esses gêneros.
Conhecer e exercitar a conectividade como princípio de coerência e coesão textuais.
Construir o conceito de vocativo.
Observar e pôr em uso aspectos discursivos, estilísticos e semânticos relacionados ao vocativo.
Observar o papel semântico-estilístico do vocativo na construção de textos.
Reconhecer e identificar as conjunções e seus respectivos valores semânticos.
Compreender e distinguir o período composto por subordinação e coordenação.
Apropriar-se de estruturas sintáticas específicas que envolvam tanto o período simples quanto
Período composto.
Verificar, por meio de questões propostas, a função semântico-estilística da conjunção e do período composto na construção de textos.
Privilegiar a leitura, cuja interpretação orienta-se pela ciência hermenêutica, para despertar nos alunos a necessidade de se ler o texto (e o contexto) literário sem orientações preestabelecidas como o psicologismo, o sociologismo, o historicismo etc.
Compreender que a natureza do texto é aparecer-lhe como uma produção humana, realizada com uma intenção pré-determinada, eleita a partir de certo ponto de vista.




LIVRO ADOTADO :LÍNGUA PORTUGUESA
Para viver juntos: Português: Ensino Fundamental 8º ano
Autores: MARCHETTI, Greta; SOARES, Jairo J. Batista
Editora: Edições SM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno